A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professores: Artulanez Juccelino Silas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professores: Artulanez Juccelino Silas"— Transcrição da apresentação:

1 Professores: Artulanez Juccelino Silas
Diagrama de Estados Professores: Artulanez Juccelino Silas

2 Diagrama de Estados Um diagrama de estados em UML ilustra os eventos e os estados interessantes de um objeto e o comportamento de um objeto em resposta a um evento. Surgem os Diagramas de Transição de Estados !!! “Diagramas de estado” mostram o ciclo de vida de um objeto os eventos pelos quais ele passa, as suas transições e os estados em que ele está entre estes eventos. Um estado de um objeto é um conjunto de circunstancias ou atributos que caracterizam o objeto em determinado momento.

3 Diagrama de estado Caso de uso “comprar item”

4 Utilidades dos diagramas de estado para casos de uso
Neste caso, com um caso de uso simples, pode parecer dispensável a utilização de diagrama d estado. De fato, este diagrama pode e deve ser usado nos casos em que a complexidade do caso de uso assim o exigir. Em um domínio com muitos eventos de sistema, a concisão e a abrangência dos diagramas estado de casos de uso auxiliam o projetista à assegurar-se de que nada foi esquecido, ou que haja garantia da ordem correta dos eventos.

5 Diagrama de Estados para sistemas
Uma variante do diagrama de estado de casos de uso é o diagrama de estados de um sistema. Este diagrama ilustra, para um dado sistema, todas as transições envolvidas em todos os casos de uso. Pode ser considerado uma união de todos os diagramas de estado de casos de uso.

6 Diagrama de Estado Aplicação Ponto de Vendas

7 Estados típicos de um sistema
Aguardando a introdução de uma senha; Misturando ingredientes ou aquecendo uma mistura química; Aguardando o próximo comando: Acelerando um motor; Aguardando dados em um instrumento; Enchendo o tanque; Ocioso – sem fazer nada

8 Diagrama de Estados Elementos de um digrama de estados
Estado inicial: estado virtual que marca o ponto de entrada do diagrama. Estado final: estado virtual que marca o(s) ponto(s) de saída do diagrama. Ação: execução atômica que dura um curto espaço de tempo.Ações podem ser chamadas de operação,envio de um sinal, retorno de um valor(avaliação de uma expressão, execução de um calculo), criação de um objeto, destruição de um objeto ou modificação do valor de um atributo. Uma ação acontece pelo disparo de um evento Exemplo: Apertar o botão “play” do CD PLAYER é um evento que faz com que o aparelho comece a tocar(ação).

9 Diagrama de Estados Estado: normalmente rotulado com verbos no gerúndio (discando, tocando) ou substantivos que indiquem claramente o estado do objeto. Transição: relacionamento entre dois estados, indicando que um objeto no primeiro estado realizará certas ações e entrará no segundo estado quando um evento especificado ocorrer e as condições especificadas forem satisfeitas.

10 DTE e níveis

11 Detalhando Estados

12 Outros conceitos importantes
Estado inicial Estado Final Um DTE pode ter vários estados finais, mas só um inicial

13 Verificando o DTE Todos os estados podem ser atingidos?
Todos os estados tem saída? Foram definidos todos os estados possíveis? Em cada estado o sistema reage adequadamente a todas as condições possíveis?

14 Diagrama de Estados – Exemplo

15 Exercício Faça o diagrama de estados de um caixa eletrônico.


Carregar ppt "Professores: Artulanez Juccelino Silas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google