A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ASSUNTOS / TEMAS ASPECTOS GERAIS Professor Marlos Pires Gonçalves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ASSUNTOS / TEMAS ASPECTOS GERAIS Professor Marlos Pires Gonçalves."— Transcrição da apresentação:

1 ASSUNTOS / TEMAS ASPECTOS GERAIS Professor Marlos Pires Gonçalves

2 ASSUNTOS TRADICIONAIS: EDUCAÇÃO Cenário atual Necessidades Perspectivas etc.

3 ASSUNTOS TRADICIONAIS: EDUCAÇÃO

4 EDUCAÇÃO: bullyimg Casos de humilhação e maus-tratos, especialmente em escolas, ganham as páginas dos jornais e chegam aos tribunais CyberbullyIng: variação do bullying (uso de tecnologias da informação e comunicação para dar apoio a comportamentos repetidos e hostis ) Exemplos de bullying: Insultar alguém, ataques físicos repetidos, espalhar rumores, depreciar alguém sem motivo, isolar socialmente uma pessoa, chantagens, ameaças, grafitagem depreciativa etc

5 SEGURANÇA PÚBLICA

6 Cenário atual Necessidades Perspectivas etc.

7 SEGURANÇA PÚBLICA Traficantes fornecem à população serviços que são obrigações do Estado. A pobreza não é condicionante da criminalidade e que não existe medida mágica para solucionar o problema São necessárias medidas conjugadas como combate à corrupção nas polícias, no judiciário, criação de conselhos comunitários, investimentos em tecnologia para melhorar a investigação e ainda agilizar dos processos judiciários.

8 SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL

9 Cenário atual Necessidades Perspectivas etc. Crise no SUS Crescente privatização do Sistema de Saúde (custos incompatíveis com o poder aquisitivo do povo) Baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na área da saúde

10 TECNOLOGIA E INFORMATIZAÇÃO

11 O homem e as novas tecnologias Tecnologia e informação a serviço do homem Pontos positivos e negativos do avanço tecnológico Pedofilia na rede Crimes virtuais Sites de relacionamentos e seus riscos O uso das tecnologias nas diversas esferas sociais (medicina, educação, segurança, meio ambiente etc.) O uso das tecnologias e, principalmente, da informática no cotidiano das pessoas Inclusão digital etc.

12 DROGAS E SUAS VARIÁVEIS

13 Cenário atual Necessidades Perspectivas etc. Narcotráfico Usuário x família Drogas na escola Legalização Alcoolismo Tabagismo etc.

14 QUESTÕES SOCIAS DIVERSAS Desigualdade social O homem solidário Valores éticos Direitos humanos Preconceitos e intolerâncias Cidadania Conflitos (Religiosos, Políticos, Culturais etc.) O homem e a sociedade: individualidade ou sociabilidade?

15 QUESTÕES SOCIAS DIVERSAS Acabar com a fome e a miséria Educação básica de qualidade para todos Melhorar a saúde de todos Acabar com todo tipo de preconceito Reduzir a mortalidade infantil Combater ás doenças sem cura Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

16 MEIO AMBIENTE

17 A relação do homem com a natureza (Responsabilidades) Aquecimento Global (Causas/Conseqüências) Catástrofes Naturais (Fenômenos Climáticos) Poluição e seus efeitos (Responsabilidades) Desenvolvimento e Sustentabilidade

18 MEIO AMBIENTE / CLIMA  CLIMA: discussão congelada (Intransigência dos países industrializados impede evolução das conversações sobre mudanças climáticas nos painéis internacionais)

19 MEIO AMBIENTE PARA ENTENDER O AQUECIMENTO GLOBAL Aumento gradual da temperatura do planeta O século 20 foi o mais quente dos últimos anos A previsão para este século é de um aumento médio de 2ºC. Essa mudança poderia acarretar alterações climáticas drásticas, afetar a biodiversidade e desencadear desastres naturais.

20 MEIO AMBIENTE PARA ENTENDER O AQUECIMENTO GLOBAL  O que causa? Alguns pesquisadores defendem o aquecimento global como algo absolutamente natural, um fenômeno lento e dinâmico que reflete a transição do planeta da era glacial para uma era interglacial. Já para a maioria dos ambientalistas, o aquecimento global é fruto da ação humana sobre a Terra. (Efeito estufa – emissão de gases de combustíveis fósseis na atmosfera através da queima de petróleo, gás natural, carvão mineral e desmatamento)  Os dez maiores emissores de gases-estufa: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Coreia do Sul.

21 MEIO AMBIENTE / DESMATAMENTO Desmatamento da caatinga (quase metade da caatinga brasileira já foi desmatada para a produção de lenha e carvão).

22 MEIO AMBIENTE / ÁGUA Água ganha mais relevância no mundo (Primeiras disputas – guerra por água – revelam que questão será central nos próximos anos). A qualidade desse recurso vital para a Terra está ameaçada pelo crescimento populacional e pela expansão das atividades industriais e agrícolas.

23 MEIO AMBIENTE / ÁGUA VOCÊ SABIA? A escassez da água já atinge 2 bilhões de pessoas. Esse número pode dobrar em 20 anos. Mais de 2,6 bilhões de pessoas não têm saneamento básico e mais de 1 bilhão continua a usar fontes de água impróprias para o consumo. Cinco milhões de pessoas, na sua maioria crianças, morrem todos os anos de doenças relacionadas à quantidade da água.

24 MEIO AMBIENTE / ÁGUA DESPERDÍCIO é o principal problema. A ONU diz que a água potável disponível em todo o mundo é suficiente para abastecer de forma digna toda a população mundial. A OMS também garante que, para viver bem, cada pessoa necessita apenas de 20 litros de água por dia, ou seja, mil litros/ano. O problema é que a média de consumo per capita é muito maior do que a necessária; chega a ser de 885 mil litros anuais.

25 MEIO AMBIENTE / ÁGUA MEDIDAS: Economizar, além de: Reciclar (reaproveitamento de água já utilizada para determinada função) e Reutilizar (reaproveitamento da água que já passou pela rede de esgoto e por uma estação de tratamento).

26 FONTES DE ENERGIA As fontes de energia podem ser convencionais ou alternativas Energia convencional é caracterizada pelo baixo custo, grande impacto ambiental e tecnologia difundida. Já a energia alternativa é aquela originada como solução para diminuir o impacto ambiental. Com essas duas fontes de energia, surgem também duas distinções: renováveis e não-renováveis.

27 FONTES DE ENERGIA Renovável: é a energia que é extraída de fontes naturais capaz de se regenerar, consequentemente inesgotável. Ex: energia solar, energia eólica, etc. Não-renovável: é a energia que se encontra na natureza em quantidades limitadas, que com sua utilização se extingue. Ex: petróleo, carvão mineral, etc.

28 BIOCOMBUSTÍVEL A ONDA DO BIOCOMBUSTÍVEL Com o Brasil em uma posição de referência, nações do mundo voltam seus esforços para a busca por fontes limpas e renováveis de energia.

29 BIOCOMBUSTÍVEL Biomassa (matéria prima natural ou indesejável) Fonte de energia renovável Menos poluição (emitem menos compostos do que os combustíveis fósseis ao serem queimados) Seu processo de produção tende a ser mais limpo Principais biocombustíveis: bioetanol, biogás, biodísel

30 BIOTECNOLOGIA É um conjunto multidisciplinar de conhecimentos que visa o desenvolvimento de métodos, técnicas e meios associados a seres vivos, macro e microscópicos, que originem produtos úteis e contribuam para a resolução de problemas.

31 BIOTECNOLOGIA A humanidade utiliza seres vivos para vários processos desde a Antiguidade: Antiguidade – Utilização de microrganismos para a preparação de alimentos e bebidas. Século XII – A destilação do álcool. Século XVII – Cultivo de fungos na França. Século XVIII – Jenner cria as premissas para as vacinas através da inoculação de um vírus em uma criança – Obtenção da primeira planta geneticamente modificada – Nasce Dolly, a primeira ovelha clonada – Iniciado o processo de clonagem de espécies de animais ameaçados de extinção

32 BIOTECNOLOGIA A biotecnologia busca, através de sua ação, formas que possam contribuir para amenizar ou até mesmo resolver problemas causados pela ação destruidora humana:

33 BIOTECNOLOGIA Há o desenvolvimento em relação à questão ambiental de microrganismos modificados para tratamento de águas contaminadas por esgoto, outros poluentes e, até mesmo, petróleo. Em relação à agricultura, temos o desenvolvimento de plantas transgênicas que possam ser mais nutritivas, que necessitem de menos agrotóxicos e que sejam mais resistentes às pragas, reduzindo o uso de inseticidas. Quanto à pecuária, temos a formação de embriões, o desenvolvimento de animais transgênicos e o aprimoramento de vacinas e medicamentos de uso veterinário. Em relação à saúde humana, a aplicação da biotecnologia é utilizada no desenvolvimento de novas vacinas, hormônios, medicamentos e antibióticos.

34 BIODIVERSIDADE (Variedade da vida) A Biodiversidade reúne toda variedade de vida, desde microrganismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies que estabelece uma inter- relação no qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema.

35 BIODIVERSIDADE A biodiversidade funciona como uma máquina, onde animais e vegetais são suas engrenagens A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida. As indústrias têm focalizado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração.

36 BIODIVERSIDADE O homem com sua capacidade de pensar, gerar riquezas, desenvolver tecnologias, cria várias coisas, mas não consegue, ou não quer recriar os habitat que ele mesmo danificou. Estudos revelam que nos próximos 25 anos, entre duas a sete espécies em cada 100 vão extinguir-se, então verificamos que cada planta extinta ocasiona a perda de 30 espécies de animais e insetos que dela dependem.

37 BIOÉTICA

38 (grego: bios, vida + ethos, relativo à ética) é o estudo transdisciplinar entre Biologia, Medicina, Filosofia (Ética) e Direito (Biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da Vida Humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não existe consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.

39 BIOÉTICA “Bioética é o estudo sistemático das dimensões morais - incluindo visão moral, decisões, conduta e políticas - das ciências da vida e atenção à saúde, utilizando uma variedade de metodologias éticas em um cenário interdisciplinar”. (Reich WT. Encyclopedia of Bioethics. 2nd ed. New York; MacMillan, 1995: XXI).

40 BIOÉTICA “A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que valorizam e justificam eticamente os atos humanos que podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais”

41 UM OLHAR PARA O MUNDO

42 MUNDO  Educação para todos (Crise econômica mundial coloca em risco as metas da Unesco, e o planeta pode andar para trás nos próximos anos)

43 MUNDO Pedofilia na Igreja Católica (Após seguidos escândalos envolvendo padres e bispos na Europa a nas Américas, Vaticano pede desculpas pelos pecados da Igreja)

44 SAÚDE Esperança para a medicina regenerativa (Cientistas transformam células cutâneas normais de ratos em neurônios, sem utilização de células-tronco

45 SAÚDE  Um mal que se alastra ( Câncer será a doença mais letal do mundo em 2020, segundo estimativas da agência Internacional para Pesquisa sobre câncer das Nações Unidas).

46 SAÚDE

47 Obesidade: a epidemia do século XX (População já chega a 300 milhões em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde –OMS). Causas: Mudança no estilo de vida (comportamento alimentar, sedentarismo, alimentos cada vez mais calóricos) Complicações: diabetes, a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, Apneia do sono, problemas psicossociais, doenças ortopédicas e diversos tipos de câncer.

48 DE VOLTA AO BRASIL

49 SAÚDE  Saúde indígena em debate (Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas aponta altos índices de desnutrição, anemia e obesidade entre mulheres e crianças.

50 SAÚDE DOENÇAS DA MODERNIDADE SÃO AS QUE MAIS MATAM NO BRASIL Urbanização e costumes sedentários são os principais vilões apontados no levantamento A publicação " Saúde Brasil 2007" revela crescimento no número de mortes provocadas por doenças crônicas e violentas.

51 SAÚDE DOENÇAS DA MODERNIDADE SÃO AS QUE MAIS MATAM NO BRASIL As doenças do aparelho circulatório - associadas à má alimentação, ao consumo excessivo de álcool, ao tabagismo e à falta de atividade física - lideram o ranking. No passado, doenças infecciosas e parasitárias como as diarréias, a tuberculose e a malária estavam entre as principais causas de morte. O que mostra que a urbanização trouxe mudanças, inclusive ao perfil de mortalidade no país

52 INTERNET, CIÊNCIA E TECNOLOGIA  A mitificação dos hackers (Invasores de computadores ganham fama internacional e entram nas listas dos criminosos mais procurados do mundo) Segundo o IBGE, internet é maior fonte de inovação nas empresas. Sexo, mentiras e vídeo na internet: Um caso extraconjugal no interior de São Paulo cai na rede e vira um reality show visto por milhões. O que isso ensina sobre a privacidade na era digital?

53

54 MEIO AMBIENTE Código Florestal Aprovação do Código: O novo Código Florestal foi aprovado no dia 25 de maio deste ano. O documento foi redigido pelo deputado Aldo Rebelo e a emenda foi escrita pelo PMDB. Foram 410 votos a favor, 63 contra e uma abstenção.

55 MEIO AMBIENTE Código Florestal Importância do Documento: O Código florestal é o único documento capaz de vetar ocupações urbanas em áreas agrícolas que apresentam riscos como inundações e deslizamentos de terra.

56 MEIO AMBIENTE Código Florestal Polêmica: A polêmica gerada em torno do novo código envolve latinfundiários, pequenos produtores e ambientalistas. Com a aprovação do documento, novas áreas poderão ser ocupadas para expandir a atividade agropecuária do Brasil. Os ambientalistas afirmam que não há necessidade de desmatar outras áreas, basta implantar a agricultura em terras que apresentam baixa produtividade com a pecuária.

57 MEIO AMBIENTE Código Florestal Mudanças: As principais alterações do novo código determinam o fim da obrigação de reestabelecer terras desmatadas de forma ilegal até 22 de julho de A redução da extensão mínima das APPS (Áreas de preservação permanente- matas ciliares próximas do curso das águas) de 30 metros para 15 m. A compra de áreas preservadas em estados distantes para compensar os danos causados pelo desmatamento. Vários deputados e a Confederação Nacional da Agricultura comemoraram a aprovação do novo código.

58

59 MAIS ASSUNTOS / TEMA Geopolítica (seu papel e importância): mesmo sendo um assunto complexo pode vir a ser o tema da redação por motivos óbvios, os conflitos no oriente médio, estando em alta, poderá ser cobrado também em questões de vestibulares;

60 MAIS ASSUNTOS / TEMA Avanços Científicos (prós e contras) : o ano iniciou-se com inúmeros anúncios nesta área, principalmente no que diz respeito a produção de novas vacinas. A AIDS é cotada como tema da redação pelo aumento dos debates sobre esse assunto, apelos a prevenção, novas descobertas que possibilitam uma vida normal mesmo portando o vírus, o preconceito. Além disso, o papel da Igreja, da religião, que interfere (a igreja é contra o uso de preservativos) nesse campo.

61 MAIS ASSUNTOS / TEMA Globalização (inter-relações globais): a respeito desse assunto, provável tema da redação poderão ser cobradas questões envolvendo a importância dos blocos econômicos, a ONU, a interdependência entre os países, crescimento e decrescimento econômico mundial, a incapacidade de administrar de alguns países europeus, assim como crises em geral.

62 MAIS ASSUNTOS / TEMA Meio Ambiente (desenvolvimento sustentável/responsabilidade ambiental): vem como tema forte mais uma vez o aquecimento global, suas causas e conseqüências, as providencias a serem tomadas, o papel de cada país, a cota de responsabilidade de cada um, as medidas para diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera.

63 MAIS ASSUNTOS / TEMA Comércio (mercado externo e interno e crescimento econômico das baleias da economia mundial): o crescimento da China e da Índia, a desvalorização das moedas para favorecer países, países emergentes, inter-relações entre eles.

64 MAIS ASSUNTOS / TEMA Direitos Humanos (o que pode melhorar, a mulher): há uma série de temas a serem tratados, entre eles a pobreza, direito e cidadania, igualdade e preconceitos.

65 MAIS ASSUNTOS / TEMA Violência (por parte da policia principalmente): os erros policiais, seus desvios de caráter vem contribuindo para aumentar a violência urbana, milícia, pirataria, etc.

66 MAIS ASSUNTOS / TEMA Catástrofes Naturais (causa, prevenção, conseqüência): assunto de destaque na mídia, é bom aprofundar seus conhecimentos, com relação a este assunto, que de alguma maneira será cobrado. Pode-se e deve-se buscar informações (estatísticas) sobre suas causas, casos famosos em que poderiam ser evitado perdas maiores ou não (serra fluminense e Japão, chuva e terremoto), suas conseqüências econômicas e sociais.

67 MAIS ASSUNTOS / TEMA Tecnologia (papel e importância): nada mais obvio que isso, questões como o papel da tecnologia, relações humanas com a tecnologia, vantagens e desvantagens, precauções podem vir a ser levantadas e cobrada como tema da redação do ENEM.

68 DESTAQUES DA REVISTA ISTO É (DESTA SEMANA)

69 TEMAS QUE VOCÊ TEM DE CONHECER A primavera árabe o inconformismo das novas gerações e a sede por democracia mudaram o mapa político da região; a queda dos ditadores no oriente médio.

70 TEMAS QUE VOCÊ TEM DE CONHECER Impasse Nuclear A explosão da usina da Fukushima, no Japão, voltou a colocar a energia atômica no banco dos réus.

71 A copa do Brasil Por que o maior evento esportivo do mundo pode deixar uma herança ambígua no país do futebol. TEMAS QUE VOCÊ TEM DE CONHECER

72 O fim de Bin Laden A morte do terrorista aplacou a sede de vingança dos EUA e levantou a popularidade do presidente Barack Obama

73 TEMAS QUE VOCÊ TEM DE CONHECER A crise na Europa Uma reação em cadeia abalou a economia na zona do euro e levou insegurança a todo o continente.

74 FAÇA UMA ÓTIMA PROVA!

75 QUE SÃO MARLOS ABENÇOE A TODOS!

76 Amém!!!


Carregar ppt "ASSUNTOS / TEMAS ASPECTOS GERAIS Professor Marlos Pires Gonçalves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google