A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A publicidade face às restantes variáveis do Mix da Comunicação CURSO DE COMUNICAÇÃO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE 10º ANO – TURMA E DISCIPLINA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A publicidade face às restantes variáveis do Mix da Comunicação CURSO DE COMUNICAÇÃO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE 10º ANO – TURMA E DISCIPLINA:"— Transcrição da apresentação:

1 A publicidade face às restantes variáveis do Mix da Comunicação CURSO DE COMUNICAÇÃO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE 10º ANO – TURMA E DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA E CRIATIVIDADE ANO LETIVO: 2013 | 2014 Módulo 1 - Introdução à Atividade Publicitária

2 MIX da Comunicação Variáveis: Comunicação de marketing Publicidade Online Força de Vendas Marketing direto Patrocínio e Mecenato Relações Públicas Promoções Merchandising

3 MIX da Comunicação Publicidade É uma variável que se adapta a alvos de grande dimensão e que tem, isoladamente, um efeito a médio/longo prazo; adapta-se aos diferentes níveis de comunicação, mas, regra geral, é claramente orientada para o produto, servindo muitas vezes de elemento pivot da estratégia de comunicação; adapta-se aos objetivos do tipo: incrementar notoriedade, estimular a compra, informar (desde que sejam informações curtas, já que utiliza segundos de TV ou rádio e pouco espaço de outdoor ou imprensa), ou dar a conhecer novos produtos. Above the line| Below the line | Direct response advertising | Publicidade no Local de Venda | Publicidade exterior | Publicidade institucional | Publicidade comparativa

4 MIX da Comunicação Força de vendas Pode considerar-se a variável de comunicação que permite uma adequação permanente do agente da comunicação ao seu interlocutor, além de possibilitar não só a transmissão de informação, como também, a receção de informação de retorno. Adapta-se a alvos definidos e de dimensão reduzida e tem um impacto de curto, médio e longo prazo, adequando-se com maior incidência à comunicação de produto/marca. Permite atingir objetivos como: a fidelização, a demonstração e a transmissão e, ainda, dar a face, credibilizando a organização e incrementando a confiança nas relações comerciais.

5 MIX da Comunicação Marketing direto Esta variável tem por função substituir a força de vendas, na medida em que não só transmite informação, como permite também receber o seu feedback; o alvo a que se destina é bem preciso e identificado e tem um efeito de curto/médio prazo, podendo assumir o objetivo de fidelização dos seus destinatários. É uma variável que apoia o produto/marca e responde bem a objetivos de informação, de dar a conhecer novos produtos e de estimular a ação do cliente.

6 MIX da Comunicação Patrocínio e Mecenato São variáveis que têm um efeito de médio/longo prazo e apesar de se poderem utilizar na comunicação da marca/produto, adequam-se melhor à comunicação da empresa (institucional); o alvo está forçosamente ligado ao tipo de evento ou entidade patrocinada, e os objetivos a que melhor se adapta são a notoriedade, a imagem/posicionamento, a credibilização e a transmissão de confiança.

7 MIX da Comunicação Relações Públicas Esta variável adapta-se à generalidade dos públicos, sendo menos utilizada nos alvos tradicionais da publicidade (consumidor final); é muito utilizada em públicos internos e grupos sociais específicos (comunicação social, associações patronais, órgãos de soberania, autarquias, etc.), tem um efeito de longo prazo e é sobretudo desenvolvida na comunicação empresarial; adequa-se a vários objetivos tais como: melhoria da imagem da organização, a credibilização, o envolvimento, dar a face, informar, conferir mais notoriedade, etc.

8 MIX da Comunicação Promoções É uma variável exclusiva de produto, com impacto direto no curto prazo, que se utiliza para atingir alvos de dimensão variável, de acordo com o seu âmbito de aplicação; atua sobretudo no momento específico da compra, pelo que se adequa a objetivos do tipo: estimular a compra, dar a conhecer novos produtos, promover a experimentação, escoar produtos ou esbater a sazonalidade do consumo ou compra de determinados bens ou serviços.

9 MIX da Comunicação Merchandising Esta variável só é considerada de comunicação, na sua vertente de sedução, na medida em que a colocação "provocatória" de produtos no "caminho dos clientes", no interior das lojas, é uma forma de comunicação. Esta variável dirige-se a um alvo bem definido (os clientes dos pontos de venda) e tem um impacto de curto prazo; adequa-se à comunicação de produtos e a objetivos como sejam provocar a decisão de compra, promover novos produtos e levar à experimentação ou consumo do produto ou serviço.

10 MIX da Comunicação Online A comunicação online subdivide-se em meios pull e meios push. Meios Pull: Sites próprios | Micro-sites | Widgets e Desktop Applications | e-RP | Mundos virtuais | Search marketing | Podcasting Meios Push: Web display | Permission (opt-in) | Product placement | Advergaming | Redes sociais

11 O marketing direto (COMPLEMENTAR) As principais técnicas do marketing direto: Correio direto (direct mail ou mailing) Telemarketing, também denominado marketing telefónico; Direct response, que utiliza os meios tradicionais (televisão, rádio, imprensa, outdoor e a Internet) para publicitar um produto ou um serviço, e tem como objetivo conseguir que os interessados o encomendem diretamente (por telefone, fax, , etc.) A venda por correspondência e à distância, a partir da qual surgiu o marketing direto, pode apresentar-se de três formas distintas: Envio periódico de catálogos (ex. LA REDOUTE); a venda por clubes (ex. CÍRCULO DOS LEITORES) A venda por correspondência pontual (ex. campanhas de Natal da Vista Alegre).

12 O marketing direto DIRECT MAIL (COMPLEMENTAR) 1.Definição do TARGET 2.Elementos que constituem o mailing: a.O sobrescrito do envio ( Convite reservado a..., Torne-se milionário, Pode ganhar..., Urgente..., etc.) b.a carta (mensagem personalizada, texto, dados do remetente, efeitos visuais, post-scriptum) c.Brochura ou folheto- apresenta os benefícios e características. d.Cupão ou peça de resposta - sobrescrito ou postal RSF, fax, ou telefone. e.Amostras, brindes, ofertas e garantias


Carregar ppt "A publicidade face às restantes variáveis do Mix da Comunicação CURSO DE COMUNICAÇÃO, MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE 10º ANO – TURMA E DISCIPLINA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google