A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aeronautas & Aeronaves 5 Esta é uma cronologia da aviação. Alguns dos principais fatos que se perpetuaram na história:-

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aeronautas & Aeronaves 5 Esta é uma cronologia da aviação. Alguns dos principais fatos que se perpetuaram na história:-"— Transcrição da apresentação:

1

2 Aeronautas & Aeronaves 5 Esta é uma cronologia da aviação. Alguns dos principais fatos que se perpetuaram na história:-

3 09 de março de 1935: Goering anuncia a criação da Luftwaffe, força aérea alemã. Cruz de Ferro, símbolo da Bundeswehr e presente nos aviões da Luftwaffe desde a Primeira Guerra Mundial Emblema da Força Aérea da RDA, na fuselagem de um MiG-2 Luftwaffe, oficialmente Deutsche Luftwaffe, é o termo geralmente usado para designar a força aérea alemã desde sua criação (em 1935, por Adolf Hitler, sendo comandada por Hermann Göring) e ainda usado após a Segunda Guerra Mundial. A história das forças militares alemãs da aviação começou em 1910 com a fundação do serviço aéreo e do exército do Império Alemão, contudo não foi contínua porque a Alemanha perdeu ambas as guerras mundiais ( e ). Conseqüentemente, a Alemanha não teve nenhuma força aérea militar entre 1918 e 1935 e outra vez entre 1945 e Durante a Segunda Guerra Mundial, a Luftwaffe teve um papel fundamental na rápida conquista da Europa Oriental e Ocidental, e na criação do conceito da Blitzkrieg. Mais tarde, apesar de seus melhores esforços, não pôde impedir a derrota da Alemanha, visto que a Luftwaffe combatia em duas frentes, e devido à falta de reposição de aviões, graças ao bombardeio aliado constante em fábricas e cidades alemãs, e por lutar com um inimigo com maior força numérica. Diz-se que Hermann Göring escolheu pessoalmente um emblema para a Luftwaffe que diferiu daquele das outras filiais armadas. A águia, um símbolo velho do império alemão, remanesceu, mas com uma outra postura. Todo avião continuou a ter a cruz de ferro na fuselagem, herança dos dias da Primeira Guerra Mundial.

4

5 Após a guerra, a aviação alemã no geral foi cortada severamente, e a aviação militar foi proibida quando a Luftwaffe foi dissolvida oficialmente pelos aliados em agosto de Isto mudou quando Alemanha Ocidental se juntou a OTAN em 1955, porque os aliados ocidentais acreditaram que Alemanha necessitava possuir uma força aérea em vista da crescente ameaça militar da URSS e de seus aliados do Pacto de Varsóvia. Muitos pilotos de caças bem conhecidos, que tinham lutado pela Luftwaffe na Segunda Guerra Mundial, juntaram-se à nova força aérea do pós-guerra e submeteram-se ao treinamento de atualização nos EUA antes de retornar a Alemanha Ocidental. Estes incluíram Erich Hartmann, o piloto da Luftwaffe que derrubou o maior número de aviões inimigos (352), e outros pilotos como Gerhard Barkhorn (301), Günther Rall (275). Die EJ200 Triebwerke - Quelle Luftwaffe-Ingo Bicker Johannes Steinhoff (176). Steinhoff, sofreu um ataque aéreo em um Messerschmitt Me 262 logo antes do fim da guerra, que resultou em grandes cicatrizes em seu rosto e em outras partes de seu corpo. Josef Kammhuber serviu também com a Luftwaffe pós-guerra, aposentando-se em 1962 como o Inspekteur der Bundesluftwaffe.

6 06 de maio de 1937 New Jersey Com 97 pessoas a bordo, e procedente da Europa, o dirigível Hindenberg explodiu no ponto de atracar, matando a 36 pessoas.

7 20 de janeiro de 1941 : A FEB - Força Aérea Brasileira é instituída com a criação do Ministério da Aeronáutica. FEB - Força Aérea Brasileira. Integrada ao Ministério da Defesa - Forças Armadas do Brasil - Quartel General Brasília, DF Em atividade desde Contingente: homens - Patronos: Alberto Santos Dumont e Eduardo Gomes Lema Asas que protegem o país - Batalhas/Guerras: Segunda Guerra Mundial Em 20 de janeiro de 1941, assinou o Decreto 2961, criando o Ministério da Aeronáutica e estabelecendo a fusão das forças aéreas do Exército e da Marinha numa só corporação, denominada Forças Aéreas Nacionais. Pouco depois, em maio de 1941, um novo decreto mudou o nome da recém-nascida força aérea para Força Aérea Brasileira (FAB), nome que permanece até os dias de hoje. A Força Aérea Brasileira obteve seu batismo de fogo durante a II Guerra Mundial participando da guerra anti-submarino no Atlântico Sul e, na Europa, como integrante da Força Expedicionária Brasileira que lutou ao lado dos Aliados na frente italiana. Insígnia FAB P-47 Thunderbolt empregado pela FAB durante a II Guerra Mundial. AMX –Serão modernizados 43 unidades para o padrão A-1M realizado pela Embraer e pela Elbit. Previsão de retirada em Brasão do 1° Grupo de Caça da FEB Cocar FAB

8 07 de dezembro de 1941 Ataque aéreo dos japoneses à base norte-americana Pearl Harbor. O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de O ataque em Pearl Harbor, na ilha de Oahu, Havaí, foi executado sem prévio aviso contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesas, o corpo aéreo do Exército estado-unidense e a força aérea da Marinha. O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota. O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacífico.

9 06 de junho de 1944: Dia “D”, o desembarque da Normandia marcou o início da libertação da França da ocupação nazista.

10 12 de junho de 1944: Inglaterra sofre o primeiro ataque de bombas mísseis V-1. A Vergeltungswaffe 1 Fi 103 / FZG-76 (V-1), conhecida como a Bomba voadora, Buzz bomb ou Doodlebug, foi o primeiro míssil moderno guiado usado em tempo de guerra. Vergeltungswaffe significa "arma de represália", e FZG é a abreviação de Flak Ziel Gerät ("dispositivo de mira antiaéreo"), um nome escolhido para desinformação. A V-1 foi desenvolvida pela Força aérea (Luftwaffe) alemã durante a Segunda Guerra Mundial e foi utilizada entre junho de 1944 e março de Foi empregada para atacar alvos no sudeste da Inglaterra e Bélgica, principalmente as cidades de Londres e Antuérpia. A primeira bomba V-1 atingiu Londres em 13 de Junho de As V-1 eram lançadas de sítios ao longo do Canal da Mancha (Pas-de-Calais) e da costa neerlandesa até terem sido subjugadas pelas forças aliadas. No entanto, logo que os aliados capturaram os pontos onde se concentravam os lançadores, os alemães recorreram aos aviões da Luftwaffe, tendo adaptado a V-1 para poder ser lançada a partir de bombardeiros Heinkel He 111/H-22. Os bombardeiros lançaram um total de 1,176 bombas voadoras V-1 desta forma. A V-1 recebeu mais tarde a ajuda do foguete V-2, mais sofisticado.

11 06 de agosto de 1945: Hiroshima, Japão. Primeiro ataque nuclear da história, foto tomada do mesmo avião que lançou a bomba. Hiroshima foi o alvo principal da primeira missão de ataque nuclear dos EUA, a 6 de Agosto de O B-29 Enola Gay, nome da mãe do piloto, Coronel Paul Tibbets, decolou da base aérea de Tinian no Pacífico Oeste, a aproximadamente 6 horas de voo do Japão. O dia 6 foi escolhido por ter havido anteriormente alguma formação de nuvens sobre o alvo. Na altura da decolagem, o tempo estava bom e tanto a tripulação como o equipamento funcionaram adequadamente. O capitão da Marinha William Parsons armou a bomba durante o voo, já que esta se encontrava desarmada durante a descolagem para minimizar os riscos. O ataque foi executado de acordo com o planejado até ao menor detalhe, e a bomba de gravidade, uma arma de fissão de tipo balístico com 60 kg de urânio- 235, comportou-se precisamente como era esperado. Cerca de uma hora antes do bombardeamento, a rede japonesa de radar de aviso prévio detectou a aproximação de um avião americano em direção ao sul do Japão. O alerta foi dado e a radiodifusão foi suspensa em várias cidades, entre elas Hiroshima Nuvem em forma de cogumelo, a marca deixada pela bomba atômica que explodiu a 500 m. de altitude no centro de Hiroshima, Japão, a 6 de Agosto de 1945, atingiu 18 km de altura causando o Holocausto.

12 Fotografia de Hiroshima após o bombardeamento. O avião aproximou-se da costa a grande altitude. Cerca das 8:00, o operador de radar em Hiroshima concluiu que o número de aviões que se aproximavam era muito pequeno - não mais do que três, provavelmente - e o alerta de ataque aéreo foi levantado. Para poupar combustível, os japoneses tinham decidido não interceptar formações aéreas pequenas, as quais presumiam ser, na sua maioria, aviões meteorológicos. Os três aviões em aproximação eram o Enola Gay, The Great Artist (em português, "O Grande Artista") e um terceiro avião sem nome na altura mas que viria a ser mais tarde batizado de Necessary Evil ("Mal Necessário"). O primeiro avião transportava a bomba, o segundo tinha como missão gravar e vigiar toda a missão, e o terceiro foi o avião encarregado de fotografar e filmar a explosão.

13 18 de setembro de 1947: A Força Aérea dos Estados Unidos é instituída. A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, do inglês United States Air Force) é o ramo da aviação das Forças Armadas dos Estados Unidos da América, cuja missão é defender os Estados Unidos e proteger os seus interesses pelo ar e espaço. A USAF é a maior e tecnologicamente mais avançada força aérea do mundo, com cerca de 6013 aviões tripulados em serviço (4.282 USAF, Guarda Nacional Aérea e 410 da Reserva da Força Aérea), aproximadamente 160 veículos aéreos não tripulados, 2161 Misseis de cruzeiro de lançamento por ar e 500 Mísseis Balísticos Intercontinentais, e por 30 de Setembro de 2006 possuía militares no serviço ativo, nas Reservas Prontas Selecionadas e Individuais e na Guarda Nacional Aérea. Existem ainda militares adicionais na Reserva para além dos empregados civis.

14 Japan Airlines Boeing JAL Building 01 de agosto de 1951: A companhia aérea japonesa Japan Airlines é criada. Japan Airlines foi a maior companhia aérea da Ásia. A Japan Airlines Corporation controla duas companhias sob a marca JAL: Japan Airlines International opera uma vasta linha de rotas centrada tanto no Aeroporto Internacional de Narita, em Narita, como no Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka. Japan Airlines Domestic com sua base operacional no Aeroporto Internacional de Tóquio, em Tóquio e no Aeroporto Internacional de Osaka em Osaka, e liga as maiores cidades do Japão com aviões a jato, competindo com a All Nippon Airways. A JAL também é dona de outras oito empresas: Harlequin Air, Hokkaido Air System, JAL Express, JALways, J-Air, Japan Air Commuter, Japan Asia Airways e Japan Transocean Air. Entre outras características, a JAL tem a maior frota de Boeing 747 do mundo, tendo aproximadamente 76 destes aviões em março de 2005, e é a única empresa da Ásia a voar para a Cidade do México. Em Janeiro de 2010, após perdas que chegaram a 131 mil milhões de ienes (aproximadamente mil milhões de euros / 2,5 bilhões de reais) a companhia declara falência. Atualmente, a frota da companhia é composta por 211 aeronaves:

15 15 de julho de 1954: Primeiro vôo do Boeing 707, um avião comercial norte-americano. A produção do 707 começou em 1954 e terminou em 1978, embora as versões de uso militar tenham continuado em produção até O Boeing 707 foi um dos primeiros aviões comerciais a jato do mundo. Foi produzido pela Boeing, que com esse modelo, passou a ser a maior fabricante de aviões comerciais do mundo. Até a década de 1950, a Boeing era uma fabricante sem muito expressão, entre as muitas existentes nos Estados Unidos. O seu principal concorrente era o Douglas DC-8 da ex-maior fabricantes de aviões comerciais, a Douglas. O DC-8 se mostrou um formidável concorrente, porém o Boeing 707 fabricou e vendeu um total de unidades do avião, vencendo a disputa entre as duas fabricantes. Características O 707 é um quadrijato, possuindo dois motores sob cada asa. A primeira linha aérea a operá-lo foi a Pan Am, realizando a rota Nova Iorque - Paris, em 26 de outubro de O alcance do Boeing 707 é de aproximadamente mn (10659 km), velocidade de cruzeiro de 815 km/h, e a capacidade de passageiros, de até 202 pessoas. O Boeing 737, o Boeing 727 e o Boeing 747 utilizaram muito da tecnologia do seu antecessor, e podem ser consideradas como descendentes diretos dele. Um Boeing 707 em uma feira de aviões em 2002

16 02 de março de 1959: Aerolíneas Argentinas inicia vôos comerciais internacionais. Em 1949 as companhias aéreas argentinas se fundiram para a criação da Aerolíneas Argentinas. Aerolíneas Argentinas é a maior companhia aérea da Argentina, tanto em vôos internacionais como domésticos. A empresa começou a operar em 7 de dezembro de É responsável por cerca de 80% dos vôos domésticos e 40% dos internacionais que partem do Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, localizado na região de Ezeiza, em Buenos Aires. Aerolíneas Argentinas e LAN Airlines são as únicas empresas latino-americanas que voam à Oceania.

17 9 de abril de 1967: Primeiro voo do Boeing 737. Boeing 737 é um avião comercial a jato, bimotor, de fuselagem estreita (narrow body) e corredor único produzido pela Boeing. É a aeronave de maior vendagem na história da aviação civil. Recentemente, a empresa Norwegian Air Shuttle recebeu o 6000º Boeing 737 produzido. Calcula-se que tenha transportado cerca de 7 bilhões de pessoas ao longo da sua vida, e incontável quantidade de carga. O primeiro 737 (da série 100) decolou em seu voo inaugural em 9 de abril de 1967 e entrou em serviço com a Lufthansa em fevereiro de 1968, como a primeira companhia aérea fora dos Estados Unidos a lançar um novo modelo da Boeing. Air Berlin - B _Dreamliner D-ABBN Boeing da Força Aérea BrasileiraBOEING , PREFIXO PP-SMH, NO PÁTIO REMOTO DO AEROPORTO DE BRASÍLIA

18 31 de dezembro de 1968: Tupolev Tu-144 torna-se o primeiro avião supersônico comercial do mundo. Tupolev Tu-144 (designação NATO: Charger) é um avião supersônico construído pelo fabricante russo Tupolev. O primeiro voo de um protótipo do Tu-144 levou-se a cabo a 31 de dezembro de 1968 perto de Moscou, dois meses antes que o Concorde. O Tu-144 cruzou por primeira vez a barreira do som a 5 de junho de 1969 e em 15 de julho de 1969 converteu-se no primeiro transporte comercial que excedeu o Mach 2. No ocidente, foi apelidado de Concordski, em referência ao Concorde.

19 02 de março de 1969: O avião supersônico Concorde faz o primeiro vôo.

20 27 de março de 1977: Dois Boeing’s 747 colidem no aeroporto de Santa Cruz de Tenerife, matando 583 pessoas e ferindo outras 61, naquele que é considerado até hoje, o maior desastre aéreo da história da aviação. Reconstrução de acidente

21 Sumário: Data: 27 de março de 1977 Vôos KLM 4805 e Pan Am Destino Aeroporto de Gran Canária, Espanha Causa: Colisão entre dois aviões na pista de decolagem - Local : Aeroporto de Los Rodeos, Tenerife, Espanha Primeira aeronave: Modelo Boeing Operador Pan Am - Prefixo N736PA – Primeiro vôo 1969 Origem Aeroporto Internacional de Los Angeles, EUA - Passageiros 380 -Tripulantes 16 - Sobreviventes 61 Segunda aeronave: Modelo Boeing B - Operador KLM - Prefixo PH-BUF – Primeiro vôo 1971 Origem Aeroporto de Amsterdam Schiphol, Países Baixos - Passageiros Tripulantes 14 - Sobreviventes 1 O Desastre Aéreo de Tenerife ocorreu em 27 de março de 1977, um domingo, no Aeroporto de Los Rodeos, na Ilha de Tenerife, no Arquipélago das Canárias (Espanha), quando dois aviões jumbos Boeing 747, um deles pertencente a empresa holandesa Royal Dutch Airlines (KLM) e o outro da americana Pan American World Airways (Pan Am), chocaram-se na pista daquele aeroporto.

22 12 a 17 de agosto de 1978: Primeira travessia do Oceano Atlântico em um balão por 5 dias e 17 horas. Primeira travessia do Atlântico em balão; Maxie Anderson ( ), Ben Abruzzo ( ) e Larry Newman voaram no balão a gás "Double Eagle II", da ilha Presque Isle, Maine (USA) para Evreux (França), em 5 dias, 17 horas e 6 minutos. (distância ortodrómica: km / milhas), completaram a primeira travessia do Atlântico em um balão, repetindo o percurso EUA-Europa traçado por Charles Lindbergh meio século antes, em seu solitário avião. Se tornou o primeiro balão de atravessar o Oceano Atlântico quando aterrou 17 de agosto, 1978 em Miserey perto de Paris ao deixar Presque Isle, Maine, (USA). O vôo, foi a décima quarta tentativa conhecida, culminando com mais de um século de tentativas de atravessar o Oceano Atlântico por balão. Double Eagle II Monument, Presque Isle, Maine.

23 25 de julho de Paris. Este avião Concorde se espatifou 60 segundos após decolar do Aeroporto Charles de Gaulle matando 113 pessoas.

24 11 de setembro de 2001: Quatro aviões seqüestrados pelos terroristas da Al-Qaeda colidem contra as torres do World Trade Center, uma de alas do Pentágono e o campo de Shanksville. É o maior atentado da história.

25 10 de abril de 2003: O fim dos vôos comerciais do Concorde é anunciado pelas Air France e British Airways. Após um grave acidente aéreo com um avião Concorde no verão de 2000, a companhia decidiu retirar o Concorde da sua frota, um passo que foi também seguido pela sua congênere britânica, a British Airways. O último serviço regular com o Concorde entre Paris e Nova York foi realizado no dia 27 de junho de 2003, o Concorde de número F-BVFC voou pela última vez.

26 27 de abril de 2005: Primeiro vôo do Airbus A380. A 380

27 5 de maio de 2005: Primeiro vôo do Falcon 7X. Falcon 7X é um jato particular de longo alcance produzido pela Dassault. O primeiro de quatro jatos executivos Falcon 7X da Dassault - (Foto: Dassault Aviation) Tipo Jato trimotor Capacidade 19 passageiros Altura 7.77 metros Velocidade máxima 1100 km/h Peso máx. decolagem kg

28 13 de maio de 2005: Primeiro voo do Falcon 900DX. O Dassault Falcon 900 é um avião civil a jato fabricado pela companhia francesa Dassault Aviation. Possui 3 motores instalados no cone de cauda e em seu projeto a regra de área (comumente conhecida por regra da garrafa de coca-cola) foi amplamente utilizada, dando a esse jato um aspecto único. Dassault Falcon 900EX Tipo Avião comercial Fabricante Dassault Aviation Primeiro vôo 1 de Junho de 1995 Capacidade 8 a 14 passageiros Comprimento 20,21 metros Envergadura 19,33 metros Altura 7,55 metros Velocidade máxima 890 km/h Altura máxima de vôo metros Peso máx. decolagem kg

29 14 de maio de O piloto suíço Yves Rossi em sua primeira demonstração de vôo a propulsão.

30 31 de maio de 2009 Acidente Air France - Tragédia no vôo Air Bus A Agência Estado | 17/12/ :46 O Escritório de Investigações e Análises sobre a Aviação Civil (BEA, na sigla em francês) divulgou nesta quinta-feira um segundo relatório sobre a queda do voo 447 da Air France, que partiu no dia 31 de maio do Rio de Janeiro com destino a Paris e desapareceu dos radares no fim da noite. O acidente matou as 228 pessoas a bordo. O vôo AF 447, que levava 216 passageiros e 12 tripulantes, segundo a empresa deveria ter pousado as 6h10 (horário de Brasília) no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. Anteriormente, a empresa havia informado sobre a presença de 15 tripulantes. Entre os 216 passageiros, há um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens. A companhia disse que a aeronave estava em uso desde 2005, tinha horas de vôo e passou por manutenção técnica pela última vez em 16 de abril. O comandante, segundo a Air France, tinha 11 mil horas de voo. Os co-pilotos tinham 3 mil e 6,6 mil.

31 Musicas: Paul Whiteman’s Orchestre - Three o´ clock in the morning. Ernesto Cortazar - A waltz towards eternity Pesquisas/Ilustrações: Google, gem.html forum.org/Historias_da_Aviacao_257206/A_Travessia_Aerea_do_Atlntico_Sul__19 22_384.html shtml

32 FIM Formatação: José Carlos Suman


Carregar ppt "Aeronautas & Aeronaves 5 Esta é uma cronologia da aviação. Alguns dos principais fatos que se perpetuaram na história:-"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google