A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB Trabalho realizado por: -Ana Rita Nº 2 -Carina Nº 6 -Jorge Nº13 -Rafael Nº 15.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB Trabalho realizado por: -Ana Rita Nº 2 -Carina Nº 6 -Jorge Nº13 -Rafael Nº 15."— Transcrição da apresentação:

1 Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB Trabalho realizado por: -Ana Rita Nº 2 -Carina Nº 6 -Jorge Nº13 -Rafael Nº 15

2 Introdução O tempo exagerado que os jovens passam em frente ao computador ou com o telemóvel na mão, pode ser um motivo de preocupação para os pais e encarregados de educação. Inicialmente, os pais receberam as novas tecnologias de braços abertos, mas desde cedo perceberam que os seus educandos não a utilizavam apenas para realizar trabalhos, e que as novas tecnologias podem representar um perigo para os mais novos, e não só.

3 Origem do nome: CyberBullying -

4 Diferenças: bullying/cyberbullying: - No espaço virtual, as provocações estão permanentemente a atormentar as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo inteiro. - Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via telemóvel e muitas vezes expõem-se mais do que deviam. - A tecnologia permite que, em alguns casos, seja mais difícil de identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de insegurança.

5 Os métodos usados por um cyberbully são os mais variados. O cyberbullying é realizado através da internet e procura humilhar e ridicularizar as pessoas perante a sociedade virtual. O agressor serve-se destas tecnologias para transtornar a sua vítima. As pessoas que praticam o cyberbullying são normalmente adolescentes sem limites, insensíveis, insensatos e inconsequentes. Que métodos são utilizados?

6 Exemplos de cyberbullying: Ameaças e perseguições através do , do MSN e por telemóvel(sms); Roubo de identidade ou palavras-passe; Criação de páginas falsas do perfil; Envio de imagens por vários meios; etc… Tudo isto para denegrir a “imagem” da pessoa em questão!

7 Sinais apresentados pelas vítimas: Há que estar atento aos sinais que podem sugerir uma situação de cyberbullying. Alguns deles são: isolamento; diminuição do rendimento escolar e profissional; não querer estar com amigos e colegas; não querer sair de casa; não atender o telefone; etc…

8 Como combater… A comunicação da vítima com as pessoas envolvidas na sua educação é essencial para evitar o isolamento e o segredo, quando um problema destes se instala. Para lidar com a situação devemos ter em conta as seguintes situações: Manter os computadores em locais comuns da sua habitação; Não divulgar os seus dados pessoais; Mudar de conta de correio electrónico, redes sociais, etc…; Guardar as mensagens de cyberbullying. Não fiques calado, denuncia!

9 Conversar com os jovens sobre o tema, para que eles não vejam essa atitude como brincadeira; Organizar palestras que tratem do assunto; Envolver os adolescentes em actividades solidárias para fortalecer o seu conceito de cidadania. Como evitar esta situação :

10 Caso real: Aqui temos um caso de cyberbullying para com um professor. Um grupo de alunos usaram as redes sociais para agredir um professor, apenas porque não gostavam dele. -"Fica livre dele eh a melhor coisa do mundo! Além de surdo e chato! " -"Aquele vesgo do inferno sempre me dá nota baixa."

11 Curiosidades: Depressão e suicídios são consequências do bullying e cyberbullying. Em 1000 raparigas, dos 10 aos 18 anos, 28% já foram vitimas de cyberbullying ( site BBC) Quando o cyberbullying envolve adultos passa a ser designado Cyber-harassment. Os agressores são designados cyberbullies.

12 Conclusão: fenómeno sem rosto. Depois de termos realizado este trabalho pudemos concluir que o cyberbullying é um fenómeno sem rosto.

13 Bibliografia: g.pdf virtual-bullying-agressao-humilhacao shtml

14


Carregar ppt "Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB Trabalho realizado por: -Ana Rita Nº 2 -Carina Nº 6 -Jorge Nº13 -Rafael Nº 15."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google