A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercícios. 1) (FUVEST)- No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro: a) o desenvolvimento da cultura de cana-de- açúcar e a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercícios. 1) (FUVEST)- No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro: a) o desenvolvimento da cultura de cana-de- açúcar e a."— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios

2 1) (FUVEST)- No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro: a) o desenvolvimento da cultura de cana-de- açúcar e a cultura de algodão b) o apresamento indígena e a procura de metais preciosos c) a necessidade de defesa e o combate aos franceses d) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa e) a Guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.

3 2) (GV) - As invasões holandesas no Brasil relacionam-se: a) aos conflitos entre os holandeses (protestantes) e os portugueses (católicos) no quadro das "guerras de religião" européias b) à aliança entre Holanda e Inglaterra, as duas maiores potências navais européias, contra Portugal c) aos conflitos entre Holanda (ex-possessão espanhola) e a Espanha, à passagem do trono português para o domínio dos Habsburgos espanhóis e aos interesses comerciais holandeses no açúcar brasileiro d) à política francesa de expansão colonial, que, agindo contra a Holanda como intermediária, pretendia estabelecer no Brasil a chamada "França Antártica“ e) à pretensão holandesa de transformar o Brasil num importante entreposto para o comércio de escravos.

4 3-(VUNESP) Leia o texto e responda. Considerando o período do Brasil colonial, é possível constatar que “... agricultura tem por objetivo único a produção de certos gêneros de grande valor comercial e, por isso, altamente lucrativos.” Caio Prado JR, Historia econômica do Brasil a)Qual o nome o gênero agrícola que se enquadra melhor nas informações do texto? b)Indique os três elementos básicos da empresa agrícola colonial.

5 4.(UFV-MG) “O ouro brasileiro deixou buracos no Brasil, templos em Portugal e fábricas na Inglaterra.” Eduardo Galeno Explique de que forma os fatos contidos na frase anterior estão relacionados historicamente.

6 Respostas 1) B 2) C 3) a)plantation b)monocultura,mão de obra escrava e latifúndio

7 4) - O tratado de Methuen (1703) permitiu drenagem de grande parte do ouro brasileiro para a Inglaterra, que já estava desenvolvendo a sua Revolução Industrial, tendo seu processo acelerado. Quanto à Portugal, tradicionalmente religioso e ligado à Igreja Católica, "investiu" o ouro em conventos (ex: Convento de Mafra) e, o Brasil, "aplicou" em igrejas e teve seu solo esburacado.


Carregar ppt "Exercícios. 1) (FUVEST)- No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro: a) o desenvolvimento da cultura de cana-de- açúcar e a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google