A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Que ideia prevalece nas falas dessa tira? O MODO SUBJUNTIVO hipótese proibição ordem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Que ideia prevalece nas falas dessa tira? O MODO SUBJUNTIVO hipótese proibição ordem."— Transcrição da apresentação:

1 Que ideia prevalece nas falas dessa tira? O MODO SUBJUNTIVO hipótese proibição ordem

2 Como você viu, as formas verbais quisesse, fosse e juntassem indicam desejos, hipóteses, portanto, todas estão no modo subjuntivo. Entretanto, elas se diferenciam quanto ao tempo da possível realização desses desejos e hipóteses: algumas podem acontecer, outras poderiam ter acontecido.

3 Há três tempos no SUBJUNTIVO: Presente: indica um fato incerto de acontecer no presente. Geralmente, é empregado depois de expressões como: convém, que, quero que, talvez etc. Espero que os homens discutam antes de fazer guerra. Pretérito imperfeito: indica uma hipótese, algo que deveria ter ocorrido. Geralmente, vem antecedido por se, acaso etc. Se os governantes discutissem antes de se envolverem em guerras, elas, provavelmente, não existiriam. Futuro: indica a possível realização de um fato no futuro. Geralmente, é empregado com quando e se. Quando os homens discutirem antes de entrar em guerra, elas provavelmente não existirão.

4 Observe as frases abaixo, completando-as com verbos no modo subjuntivo. Se as pessoas tivessem mais responsabilidade, o mundo seria muito melhor. Quando as pessoas forem mais responsáveis, o mundo será muito melhor. Espero que as pessoas tenham mais responsabilidade, para que o mundo seja melhor.

5 Como o próprio nome indica, o subjuntivo (sub + junto) vem, em geral, junto a outro verbo e depende dele, mesmo que de modo implícito.

6 Observe estes exemplos. Espero que sejas feliz! Presente do Indicativo Presente do subjuntivo Ela fará uma festa quando encontrar um namorado. Futuro do indicativo Futuro do subjuntivo

7 Se todos fossem iguais, mundo seria um tédio. Pretérito imperfeito do subjuntivo Futuro do subjuntivo

8 Na linguagem formal, procura-se obedecer à seguinte correspondência. SubjuntivoIndicativoExemplo ImperfeitoFuturo do pretéritoSe eu tivesse dinheiro, viajaria de navio FuturoFuturo do presenteSe eu tiver dinheiro, viajarei de navio. Na linguagem informal, sobretudo na linguagem oral, é muito frequênte o uso do: Imperfeito do subjuntivo com o imperfeito do indicativo. Se eu tivesse dinheiro, comprava um carro. Futuro do subjuntivo com o presente do indicativo: Se eu tiver tempo, telefono para você.

9 RESUMINDO... Ao final desta aula você deverá saber... o modo subjuntivo expressa um desejo, uma dúvida, uma intenção, uma condição; são três os tempos verbais do subjuntivo: presente, pretérito imperfeito e futuro. o verbo no modo subjuntivo geralmente está relacionado a outro verbo da frase, no modo indicativo.

10 Atividades Livro roxo: p. 48 Língua portuguesa Livro roxo: Para casa p. 49 e 50 Língua portuguesa


Carregar ppt "Que ideia prevalece nas falas dessa tira? O MODO SUBJUNTIVO hipótese proibição ordem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google