A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desastre de Alcácer-Quibir; Sucessão do Trono; Perda da Independência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desastre de Alcácer-Quibir; Sucessão do Trono; Perda da Independência."— Transcrição da apresentação:

1 Desastre de Alcácer-Quibir; Sucessão do Trono; Perda da Independência.

2 Ganância/Avidez (Vantagens Económicas); Combate aos Muçulmanos (Questões Religiosas); Conquista de Terras no Norte de África (Alargamento/Expansão Territorial).

3

4 DerrotaPortuguesa Derrota Portuguesa ESTRATÉGIA RUDIMENTAR PREPOTÊNCIA INGENUIDADE

5 DERROTA PORTUGUESA MORTE DO JOVEM REI D.SEBASTIÃO LINHAGEM QUEBRADA GRAVE CRISE POLÍTICA INDEPENDÊNCIA EM RISCO

6 O Cardeal D. Henrique governa e rege Portugal entre 1578 e Porém devido à sua avançada idade e posteriores doenças acabou por falecer, deixando o país desprotegido e frágil, à beira da ruptura.  Entretanto já se perfilavam os pretendentes ao trono.

7

8 D. António (Prior do Crato) Apoiado pelas Classes Populares Plebe D. Catarina (Duquesa de Bragança) Poucos Apoiantes Dos escassos apoiantes a maioria era clérigos e nobres Filipe II (Rei de Espanha) Reunia o maior número de partidários Clero, Nobreza, Burguesia pois estes ansiavam por Poder

9 Filipe II – O Principal Sucessor ao Trono Acesso aos Produtos do Império Espanhol (Burguesia) Ambição de Cargos e Terras (Nobreza e Clero)

10 D. António Filipe II Burgueses ClérigosNobres Classes Populares Plebe

11 VITÓRIA ESPANHOLA

12  No seguinte pequeno excerto encontram-se explícitos os deveres e obrigações que o Rei Filipe I (de Portugal) deveria cumprir, patenteados nas Cortes de Tomar.

13  “Sua Majestade fará juramento de manter todos os direitos, costumes, privilégios e liberdades concedidas ao reino de Portugal (…). Que havendo de se pôr neste Reino vice- rei ou outra pessoa que o haja governar, seja português. (…)  Que todos os cargos superiores e inferiores, assim da justiça como da Fazenda, sejam para portugueses e não para estrangeiros. (…)

14  Que os negócios da Índia e da Guiné e de outras partes pertencentes ao reino de Portugal não se retirem dele (…).  Que o ouro e a prata que se cunharem em moeda neste reino se cunhem apenas com armas de Portugal.”

15 Filipe I de Portugal Apoio Maioritário Cortes de Tomar Vitória na Batalha

16

17 Filipe IFilipe IIFilipe III

18

19 Filipe I Prosperidade para Portugal Cumprimento do Estipulado nas Cortes de Tomar Filipe II Aumento do descontentamento da população Desrespeito dos compromissos das Cortes Filipe III Situação Económico-Financeira da Burguesia Portuguesa degradada Crise na Atribuição de Cargos à Nobreza

20 Batalha de Alcácer-QuibirCrise DinásticaCorrida ao Trono Domínio Filipino durante 60 Anos


Carregar ppt "Desastre de Alcácer-Quibir; Sucessão do Trono; Perda da Independência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google