A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE PRISIONAL NO ESPÍRITO SANTO. O começo... JUNHO 2004: Plano operativo estadual de atenção integral a saúde da população prisional do Estado do Espírito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE PRISIONAL NO ESPÍRITO SANTO. O começo... JUNHO 2004: Plano operativo estadual de atenção integral a saúde da população prisional do Estado do Espírito."— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE PRISIONAL NO ESPÍRITO SANTO

2 O começo... JUNHO 2004: Plano operativo estadual de atenção integral a saúde da população prisional do Estado do Espírito Santo. Aprovação pelo Conselho Estadual de Saúde.

3 O modelo... Parceria entre o Governo do Estado e Sociedade Civil Organizada. Instrumento legal: Termo de Parceria – Lei Federal 9.790/99

4 Vantagens da parceria com o Terceiro Setor. Envolvimento da sociedade civil nas ações governamentais, permitindo consolidação de cidadania e desenvolvimento social participativo. Aperfeiçoamento na gestão de recursos humanos com comprometimento de resultados. Otimização de recursos com apoio de voluntariado.

5 Criado em 2003, o Instituto Solidário surgiu com a missão de promover o bem- estar social, a humanização e a qualidade na assistência à Saúde Pública, incentivando as práticas de promoção e prevenção.

6 Sendo uma entidade do Terceiro Setor, com titulação federal de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto foi a primeira ONG a firmar parceria com o Governo do Espírito Santo, e desde 2006 vem desenvolvendo um importante programa de saúde nas penitenciarias da Grande Vitória.

7 O treinamento e a capacitação da equipe de saúde foram realizados do dia 26 de setembro até o dia 10 de outubro de Após esse período, a equipe foi para as unidades de saúde, situadas nos presídios atendidos pelo programa, a fim de conhecer as particularidades e a rotina de cada ambiente.

8 O início efetivo dos atendimentos ocorreu no dia 14 de novembro de 2006 nas penitenciarias: Penitenciaria de Segurança Media II; Casa de Custodia de Viana (Cascuvi), e Penitenciaria Estadual Feminina.

9 Ações de Promoção de Saúde

10 Folder elaborado para esclarecimento aos presos e familiares do Programa Saúde

11 Melhorias após a implantação Boa aceitação da equipe por parte dos presos; Adequação do espaço físico; Foi pactuado consultas com especialistas; Redução dos atendimentos de demanda espontânea; Redução de saída dos presos para atendimento externo; Aumento do número de agendamentos; Compra de medicamentos; Foi iniciada a instalação dos consultórios odontológicos.

12 Número de atendimento dos últimos oito meses da equipe de saúde Médico Dentista / Auxiliar1.121 Enfermeiro / Auxiliar2.064 Assistente Social823 Psicólogo787

13 Temos um maior aproximação com os internos, o que possibilita mais abertura e fluidez nos atendimentos, caracterizando ganhos no estabelecimento de vínculo entre equipe de saúde e preso. Hoje Há uma maior integração entre a equipe de saúde e os servidores dos presídios, justamente por causa de um melhor entendimento do programa. Nosso próximo passo é organizar o processo de seleção dos Agentes Promotores de Saúde entre os presos. Não houve nenhum incidente nos atendimentos.


Carregar ppt "SAÚDE PRISIONAL NO ESPÍRITO SANTO. O começo... JUNHO 2004: Plano operativo estadual de atenção integral a saúde da população prisional do Estado do Espírito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google