A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006) Apresentação: Geraldo Júnior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006) Apresentação: Geraldo Júnior."— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006) Apresentação: Geraldo Júnior

2 A TECNOLOGIA NO APRENDIZADO A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA EM NOSSA SOCIEDADE NÃO PODE SER IGNORADA HOJE POR EDUCADORES PARA A ATUAL GERAÇÃO. COMO NÓS, PROFESSORES DE LÍNGUA, PODEMOS FAZER UM BOM USO DESSAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA ENRIQUECER O APRENDIZADO?

3 DE ACORDO COM BLIN (1999), ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS TEM AJUDADO A CRIAR UM AMBIENTE FAVORÁVEL DANDO MAIS AUTONOMIA PARA OS APRENDIZES. O PROFESSOR NÃO É MAIS A ÚNICA FONTE DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO, ELE DEIXOU DE SER O “SÁBIO” PARA SER O “GUIA”. (EASTMENT 1998)

4 NÃO TEM SIDO FÁCIL PARA MUITOS PROFESSORES ADEQUAR O USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA PARA APRENDIZAGEM. TAL DIFICULDADE TEM SIDO MAIOR AINDA PARA PROFESSORES “ENRAIZADOS” NAS PRÁTICAS TRADICIONAIS DE ENSINO.

5

6 NESSE NOVO SEGMENTO, O PROFESSOR TORNA-SE UM FACILITADOR DESENVOLVENDO UM PAPEL DE ASSISTENTE E GUIA ESPECIALIZADO ATRAVÉS DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM (VILLANUEVA 1992).

7 O PAPEL DO PROFESSOR

8 DIMENSÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR COMO UM PESQUISADOR DO ENSINO DE LÍNGUAS: Facilitador no processo da aprendizagem; Assessorar os aprendizes; Atuar como um “recurso” para eles, um mediador; Evoluir as qualidades da condição de aprendizagem;

9 DIMENSÃO TECNOLÓGICA PROFESSOR COMO UM “INFORMANTE, COMUNICADOR TECNOLÓGICO”: Examinar as pesquisas exaustivamente, evoluindo a qualidade da aprendizagem; Fazer a integração correta da informação; Pesquisar por uma informação específica na internet ou algum outro software; Relacionar a tecnologia com seu ensino;

10 PROFESSOR COMO UM “DESENVOLVEDOR E CRIADOR”: Cuidar da elaboração correta do design didático dos materiais a serem usados; Criar, customizar softwares e materiais; Usar ferramentas autorizadas; Fazer o uso da Internet para publicar seu próprio material na Web;

11 O PAPEL DO ALUNO

12 DIMENSÃO PEDAGÓGICA ASSIM COMO OS PROFESSORES DEVEM ASSUMIR UM NOVO PAPEL DENTRO DE SALA DE AULA, O ALUNOS TAMBÉM DEVE TER NOVAS RESPONSABILIDADES. COM RELAÇÃO A DIMENSÃO PEDAGÓGICA, OS ALUNOS DEVEM ABANDONAR O PAPEL DE APRENDIZES PASSIVOS E ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

13 O PROBLEMA PERSISTE NAS ATITUDES DOS ESTUDANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM COMO APONTA TUMPOSKY (1982: 5), MUITOS ESTUDANTES SÃO RELUTANTES EM ASSUMIR TAL RESPONSABILIDADE UMA VEZ QUE FOI ENVOLVIDO O PROFESSOR. ISSO ACONTECE PORQUE NA MAIORIA DAS VEZES O ALUNO NÃO ESTÁ PRONTO OU NÃO SE SENTE PREPARADO PARA ASSUMIR TANTA RESPONSABILIDADE. MUITAS VEZES ELES NÃO QUEREM ADMINISTRAR SEU PRÓPRIO APRENDIZADO.

14 DIMENSÃO TECNOLÓGICA “O DIRETÓRIO GERAL EUROPEU DE EDUCAÇÃO E CULTURA” APONTA QUE OS ESTUDANTES DEVEM ASSUMIR AS NOVAS RESPONSABILIDADES E SABER ESCOLHER SEU PRÓPRIO MATERIAL PARA APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO OS ALUNOS TEM A OPORTUNIDADE DE SELECIONAR E MANIPULAR DADOS DA LINGUAGEM EM MÚLTIPLAS MÍDIAS, QUE FORNECE A ELES UM MATERIAL BRUTO QUE ELES PODEM RECRIAR USANDO SUAS PRÓPRIAS LINGUAGENS E SEUS ESQUEMAS DE ORGANIZAÇÃO.

15 ESQUEMA DE ESTUDO

16 ASSIM TEMOS: “O ALUNO COMO UM SUJEITO AUTÔNOMO” Aceitar suas responsabilidades para seu próprio processo de aprendizagem; Tomar decisões em todos os aspectos relacionados no aprendizado de línguas.

17 “ALUNO COMO PESQUISADOR USUÁRIO DA INFORMAÇÃO COMUNICACIONAL TECNOLÓGICA (ICT)” Adquirir habilidades tecnológicas (computador); Usar Internet como fundamento crítico e pedagógico; Distinguir pesquisas de fundamentos tecnológicos de acordo com sua necessidade de aprendizagem; Combinar essas pesquisas em seu próprio plano de estudo sob fundamentos pedagógicos.


Carregar ppt "O PAPEL DO ESTUDANTE E O PAPEL DO PROFESSOR Ruiz-Madrid (2006) Apresentação: Geraldo Júnior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google