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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

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Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO

2 Prof. Dr. Armstrong M. Evangelista Estagiário: Igor Bahury Ramos
OFICINA II O PAPEL DA TELEVISÃO NA SALA DE AULA Prof. Dr. Armstrong M. Evangelista Estagiário: Igor Bahury Ramos

3 OBJETIVOS Analisar criticamente o uso da televisão na sala de aula.
Propor procedimentos básicos para a utilização deste instrumento como recurso didático importante para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

4 METODOLOGIA Foi realizada um revisão bibliográfica sobre o uso da televisão em sala de aula, bem como a criação de exemplos metodológicos para o uso da televisão como recurso de ensino, visando auxiliar na exposição dos conteúdos e como apoio ao livro didático.

5 A Tv No Mundo 1927 : Philo T. Farnsworth foi o primeiro a transmitir o sinal de tv com sucesso. 1929 : Ocorrem as primeiras transmissões do sistema de televisão de Baird de 30 linhas. Nas décadas de 40 á 50: Popularização da televisão (Marshall Macluhan); 1952: Surgiu na Alemanha o sistema NTSC, colorido.  1998: Foi a primeira transmissão HDTV no mundo.

6 A Tv no Brasil 1950: A TV Tupi, a primeira emissora da televisão no Brasil, é inaugurada em São Paulo; 1965: A Rede Globo é fundada no Rio de Janeiro; 1970: A primeira transmissão de TV em cores no Brasil; 1998: A Rede Globo faz a primeira transmissão digital no país de alta definição ao vivo.

7 Televisão No Dia-a-dia

8 A TV Como Instrumento Massificado
A linguagem da televisão rompe as barreiras de tempo e espaço existenciais; Fatores: - Produção em grande escala; Baixo custo; Padronização Comunicação de massas.

9 Televisão No Dia-a-dia Da Escola
Incorporar a TV na ação docente; Decodificação da linguagem televisiva; Análise do discurso midiático da TV como fonte de debates; Reconhecer a importância da cultura midiática, inserindo-a no conteúdo escolar.

10 Expectativa do aluno em relação a TV.
O vídeo está ligado à televisão e ao lazer; Hora de dormir! Vídeo significa “ matar aula" Hora de jogar no celular! A oportunidade de terminar o meu trabalho.

11 USOS INADEQUADOS Vídeo-tapa buraco; Vídeo-enrolação; Só vídeo.

12 Antes da exibição: O aluno já deve ter conhecimento prévio dos assuntos abordados futuramente; Informar somente aspectos gerais do vídeo; Não pré-julgar.

13 Depois da exibição - Voltar ao começo; - Rever as cenas mais importantes; - Propor alguns caminhos para a análise;

14 Durante a exibição: Pausas curtas Anotar as cenas mais importantes Observar as reações

15 Processo Erosivo

16 Televisão como ferramenta didática
Qual o tema central do vídeo? Quais assuntos podem ser abordados na aula? Como começa o processo erosivo? Quando ocorre o splash? Quando se forma as “poças de água”? O que é escoamento superficial?

17 Carros pipas não chegaram no interior do Piauí

18 Televisão como ferramenta didática
Qual o tema central do vídeo? Quais assuntos podem ser abordados na aula? Porque esse problema é recorrente? Como o clima interfere nesse problema? Como reverter essa questão?

19 Coordenadas Geográficas

20 Televisão como ferramenta didática
Qual o tema central do vídeo? Quais assuntos podem ser abordados na aula? O que é Coordenadas Geográficas? O que são longitudes e latitudes?

21 Televisão Como Recurso de Ensino
1. Incentivo a pesquisa 2.Etapa exploratória 3. Exibição do vídeo 4.Desenvolvimento das atividades

22 Sugestões A instalação do raciocínio reflexivo;
O desenvolvimento da atitude crítica transformadora; A superação da cotidianidade; A superação do livro como único instrumento informativo;

23 Atividade Objetivo: pautar e criticar os interesses do emissor;
Roteiro: - Selecionar noticias ou programas de tv; Estimular a percepção do aluno de como o conteúdo do programa articula a “informação” e a “opinião”; Produzir uma síntese do material e propor uma pesquisa; Promover um debate;

24 Conclusões Os vídeos facilitam muito a compreensão do aluno;
O professor deve se preparar previamente traçando objetivos e cumprindo metas; Tem um importante papel como apoio ao livro didático.

25 Onde encontrar os vídeos
Blogs, Paginas das universidades , No Youtub.

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41 OBRIGADO!!!!


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