A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Produção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Produção
Noções de Engenharia de Produção

2 História da Engenharia
Síntese Histórica A evolução da humanidade se processa de forma contínua, mas quando a humanidade está diante de grandes crises ou quando existe uma conjunção de fatores propícios, a evolução têm dado alguns saltos.

3 História da Engenharia
Síntese Histórica Um elemento constante da evolução é a capacidade do ser humano dar formas a objetos naturais e a empregá-los para determinados fins. Estima-se que as mais antigas ferramentas foram fabricas há cerca de anos pelos moradores da Tanzânia.

4 História da Engenharia
Síntese Histórica As técnicas primitivas tiveram origem na descoberta da: Alavanca No domínio do fogo No polimento das pedras No cozimento dos alimentos

5 História da Engenharia
Síntese Histórica Por volta de a.c. temos uma revolução técnica, provocando mudanças culturais, basicamente pela introdução da agricultura, da domesticação do animais, da modelagem cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja. (Nesta fase acredita-se que certas ferramentas já eram produzidas em fábricas rudimentares e distribuídas em algumas regiões, como a Grã-Bretanha)

6 História da Engenharia
Síntese Histórica Com esta nova organização social, o homem começou a dedicar-se a novas descobertas e a realizar grandes obras, tais como: Pirâmides de Gizé em a.c. Eolípila por Héron de Alexandria em 130 a.c.

7 História da Engenharia
Síntese Histórica Após as idades da pedra lascada e da pedra polida, o homem começa a utilizar os primeiros metais, cobre e estanho, utilizados principalmente na fabricação de instrumentos de caça e defesa. Este período fica conhecido como Idade dos Metais (Idade do Bronze e Idade do Ferro).

8 História da Engenharia
Síntese Histórica Por volta do ano a.c., mais ou menos junto com a invenção do alfabeto para a escrita e a numeração, o homem passa a utilizar o processo de fundição dos metais. Nesta época, os Etruscos (península italiana), já fundiam o ferro com alguma perfeição.

9 História da Engenharia
Síntese Histórica Ainda nesta época temos o desenvolvimento da: arquitetura a invenção da roda a construção das primeiras máquinas simples isto promove a transformação das antigas sociedades rurais patriarcais em cidades governadas.

10 História da Engenharia
Síntese Histórica Alguns fatos marcantes desta época: utilização pelos egípcios do papiro para a escrita a canalização do rio Nilo para irrigação desenvolvimento das técnicas de construção de navios pelos povos do mediterrâneo e da Escandinávia sistema subterrâneo de fornecimento de água em Jerusalém publicação do primeiro manual de matemática na China

11 História da Engenharia
Síntese Histórica Ao longo dos séculos, novas descobertas foram feitas e os conhecimentos foram se avolumando, sempre com base empírica. Praticamente por toda a fase inicial da evolução da humanidade, as descobertas técnicas eram tidas como presentes dos deuses ou privilégio de alguns, sendo apenas transmitidas aos escolhidos por eles.

12 História da Engenharia
Síntese Histórica Um marco importante para a quebra deste paradigma e para a disseminação da ciência e da técnica foi estabelecido em 1450 por Johannes Glensfleisch Gutenberg.

13 História da Engenharia
Síntese Histórica Tipos móveis para composição gráfica Nova dinâmica no progresso intelectual, maior rapidez na disseminação dos conhecimentos.

14 História da Engenharia
Surgimento da Engenharia Moderna Especialista na resolução de problemas Desenvolvimento gradual e natural dos homens que se ocupavam em construir dispositivos, estruturas, processos e instrumentos com base nas experiências passadas.

15 História da Engenharia
Surgimento da Engenharia Moderna com rápida expansão dos conhecimentos científicos e com a sua aplicação aos problemas práticos, começa a surgir o engenheiro. a engenharia se estrutura, principalmente com o desenvolvimento da matemática e da explicação de fenômenos físicos, até chegar no século XVlll a um conjunto sistemático e ordenado de doutrinas.

16 História da Engenharia
Este ponto é o marco divisório entre a Engenharia do Passado e a Engenharia Moderna

17 História da Engenharia
Engenharia do Passado se caracteriza pelos grandes esforços do homem no sentido de criar e aperfeiçoar dispositivos que aproveitassem os recursos naturais.

18 História da Engenharia
foram os primeiros engenheiros responsáveis pelo aparecimento de armamentos, fortificações, estradas, pontes, canais e etc. característica básica é o empirismo, trabalhavam com base na prática transmitida pelos que os antecediam, na sua própria experiência e no seu espírito criador.

19 História da Engenharia
Engenharia do Moderna se caracteriza pela aplicação generalizada dos conhecimentos científicos à solução de problemas. ela pode dedicar-se, basicamente, a problemas da mesma espécie que a engenharia do passado, porém com a característica distinta e marcante que é a aplicação da ciência.

20 História da Engenharia
Alguns exemplos, desta aplicação da ciência, são: estrutura da matéria fenômenos eletromagnéticos composição química dos materiais leis da mecânica transferência de energia modelagens matemáticas dos fenômenos físicos

21 História da Engenharia
Marcos Históricos Importantes A tecnologia, tal como hoje é entendida, só apareceu há cerca de 400 anos, mas tomou corpo apenas com a revolução industrial, quando se notou que tudo o que era construído pelos homens poderia sê-lo usando os princípios básicos da ciências.

22 História da Engenharia
Marcos Históricos Importantes Em 1510, Leonardo da Vinci(1452 – 1519) projeta uma roda d’água horizontal, cujo princípio foi utilizado na construção da turbina elétrica, reunindo o saber teórico ao prático. Galileu Galilei(1564 – 1642) foi o real iniciador da mentalidade científica, iniciando a substituição de longas argumentações lógicas da dialética formal pela observação dos fatos em si mesmos.

23 História da Engenharia
Marcos Históricos Importantes Em 1638, Galileu publica um trabalho aonde deduz o valor da resistência à flexão de uma viga engastada numa extremidade e suportando um peso na sua extremidade livre. No final do século XVlll, Coulomb calculou a resistência à flexão de vigas horizontais em balanço, e também elaborou um método de calculo de empuxos de terra sobre muros de arrimo, com validade até os dias atuais.

24 História da Engenharia
As primeiras Escolas de Engenharia 1747 – criada na França a primeira escola de engenharia do mundo, École des Ponts et Chaussées; 1774 – fundação da École Polytechnique em Paris, que tinha como finalidade ensinar as aplicações da matemática aos problemas da engenharia; 1778 – implantação da École des Mines; 1794 – Conservatoire des Arts et Métiers; Estas escolas, exceto a École Polytechnique, eram voltadas para o ensino prático, estabelecendo assim uma divisão na engenharia entre os engenheiros práticos e os teóricos.

25 História da Engenharia
O próximo passo foi o desenvolvimento das escolas técnicas superiores nos países de língua alemã: 1806 – Praga; 1815 – Viena; 1825 – Karlsruhe; 1827 – Munique, e a escola que teve a maior importância no aparecimento da engenharia moderna, a escola de Zurique em 1854.

26 História da Engenharia
Nos Estados Unidos, a primeira escola foi a Academia Militar de West Point em 1794, incendiada dois anos depois e somente reabrindo em 1802; 1824 – Reasselaer Polytechnic Institute; 1865 – MIT – Massachusestts Institute os Technology; 1905 – Carnegie Institute of Technology 1919 – California Institute of Technology

27 História da Engenharia
A Engenharia no Brasil Início com a construção das primeiras casas dos colonizadores e em seguida as obras de defesa, como muros e fortes; Entre foi contratado o holandês Miguel Timermans para ensinar sua arte e sua ciência. 1810 – fundação da Academia Real Militar, primeira escola de engenharia do Brasil; 1823 – um decreto permite a matrícula de alunos civis;

28 História da Engenharia
1874 – criação da Escola Politécnica do Rio de Janeiro; 1876 – criação da Escola de Minas de Ouro Preto; 1893 – Politécnica de São Paulo; 1896 – Politécnica do Mackenzie College; 1896 – Escola de Engenharia do Recife; 1897 – Politécnica da Bahia e a Escola de Engenharia de Porto Alegre;

29 História da Engenharia

30 Origens da Engenharia de Produção
Revolução Industrial – Séc. XVlll Introdução de sistemas produtivos mecanizados e o grande crescimento populacional, alterando drasticamente o sistema de produção, a saber:  Produção  Lucros  Custos

31 Origens da Engenharia de Produção
Grande salto tecnológico, tanto nos transportes como nas máquinas, gerando uma revolução e uma evolução nos sistemas produtivos, criando uma massa enorme de desempregados, diminuição dos preços das mercadorias, melhor acabamento dos produtos e o aumento no ritmo de produção.

32 Origens da Engenharia de Produção
Com a revolução industrial, começam a surgir as primeiras grandes fábricas, com condições de trabalho precárias. Falta de higienização, iluminação e ventilação; 18 horas de trabalho por dia; Sujeitos a castigos físicos; Salários muito baixos.

33 Origens da Engenharia de Produção
Na busca por melhores condições de trabalho e benefícios, os trabalhadores de toda a europa se organizam e iniciam dois diferentes movimentos: Ludismo Cartismo

34 Origens da Engenharia de Produção
O desenvolvimento industrial dos séculos XVll, XlX e início do século XX, proporciona um grande avanço tecnológico, propiciando o aparecimento da Engenharia de Produção nos Estados Unidos, inserida em um ambiente de crescimento econômico e industrial. Surgem as primeiras corporações com a expansão da rede ferroviária.

35 Origens da Engenharia de Produção
Frederick W. Taylor (1856 – 1915) publica no início do séc. XX Princípios da Administração Científica. Henry Ford(1813 – 1947) cria o conceito das linhas de montagem, revolucionando o processo produtivo.

36 Origens da Engenharia de Produção
Paralelamente a Taylor e Ford, são desenvolvidos estudos sobre a organização industrial e novas técnicas contábeis e administrativas são testadas. Com isso, surge a necessidade de qualificação de novos profissionais envolvidos nos processos produtivos, tendo origem os primeiros cursos de administração e engenharia industrial.

37 Origens da Engenharia de Produção
Na metade do século XX, com o advento da pesquisa operacional, a engenharia industrial recebe uma grande influência, com o emprego do método científico na modelagem e otimização de problemas, principalmente logísticos(2ª Guerra Mundial). Com a introdução gradual da informática nas universidades e empresas, forma-se o núcleo base da Engenharia Industrial.

38 Origens da Engenharia de Produção
Na década de 90, são verificadas duas novas tendências para a engenharia de produção: a integração dos diferentes elos de uma cadeia produtiva, ligando clientes, fornecedores e a manufatura, filosofia denominada Supply Chain Management. a transposição dos conceitos de manufatura para empresas do setor de serviços.

39 Origens da Engenharia de Produção
No Brasil, o forte processo de industrialização e a instalação das primeiras industrias automobilísticas na região do ABC paulistano, propiciou o início do curso de Engenharia de Produção em 1959 pela Escola Politécnica da USP.

40 Áreas de atuação O profissional de Engenharia de Produção poderá se dedicar a projetos e gerência de sistemas que envolvam pessoas, materiais, equipamentos e meio ambiente, conquistando gradativamente seu espaço de trabalho em função da sua formação mais abrangente e genérica, que somados aos conhecimentos tecnológicos básicos da engenharia, constituem um diferencial altamente competitivo.

41 Áreas de atuação Gestão da Produção Qualidade Gestão Econômica
Ergonomia e segurança do trabalho Engenharia do Produto Pesquisa Operacional Estratégia e Organizações Gestão da Tecnologia Sistemas de Informação Gestão Ambiental Ensino Administração de Empresas

42 Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção é o ramo da engenharia que lida com a concepção, projeto e gerenciamento de sistemas produtivos de bens e serviços, caracterizados pela integração entre homens, materiais, equipamentos e o meio ambiente, para o incremento da produtividade da qualidade.


Carregar ppt "Engenharia de Produção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google