A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS Marlene Zwierewicz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS Marlene Zwierewicz"— Transcrição da apresentação:

1 CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS Marlene Zwierewicz

2 Apresentação dos pontos relevantes do documento Crítico: também chamado de resenha Indicativo: Indica apenas os pontos principais do texto. É adequado à literatura de prospectos. Informativo: Inclui informações que auxiliam o leitor a decidir sobre a conveniência da leitura do texto inteiro. Expõe alguns aspectos sobre a temática, finalidades, metodologia e resultados.

3 O resumo deve ser acompanhado pela referência do documento, exceto quando está inserido no próprio documento. O tema deve ser delimitado logo ao início. Evitar o uso do verbo na primeira pessoa do singular. Não usar espaço de parágrafo. Utilizar espaçamento simples. As palavras-chave devem ser separadas por ponto. Regras gerais

4 No resumo deve ser evitado: o o uso de parágrafos; o o uso de frases negativas, símbolos e contrações que não sejam de uso corrente; o fórmulas, equações, diagramas, etc., que não sejam absolutamente necessárias; quando seu emprego for imprescindível, defini-las na primeira vez que aparecerem. Estilo

5 Extensão De acordo com a NBR 6028:2003 o resumo deve conter:  de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos;  de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;  de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves. De acordo com a NBR 6028:2003 o resumo deve conter:  de 150 a 500 palavras os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-cientifícos;  de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;  de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.

6 O texto do resumo se compõe por: 1 Delimitação do tema. 2 Objetivo do estudo. 3 Metodologia utilizada para solucionar o problema e, conseqüentemente, alcançar o objetivo. 4 Relevância teórica e social do estudo. O texto do resumo se compõe por: 1 Delimitação do tema. 2 Objetivo do estudo. 3 Metodologia utilizada para solucionar o problema e, conseqüentemente, alcançar o objetivo. 4 Relevância teórica e social do estudo. CRITÉRIOS ESTRUTURANTES

7 1 Delimitação do tema As frases inicias de um resumo devem delimitar o tema de tal forma que despertem o interesse do leitor sobre a temática abordada no documento. Para isso, o autor precisa ser criativo, utilizando-se de artifícios que consigam, de forma muito breve, contextualizar significativamente o assunto. As frases inicias de um resumo devem delimitar o tema de tal forma que despertem o interesse do leitor sobre a temática abordada no documento. Para isso, o autor precisa ser criativo, utilizando-se de artifícios que consigam, de forma muito breve, contextualizar significativamente o assunto.

8 2 Objetivo do ESTUDO Após delimitar a temática é o momento de dar continuidade ao texto, apresentado o objetivo do estudo. Na elaboração da frase é necessário manter uma seqüência concisa, evitando sua desarticulação da delimitação do tema elaborado no início do resumo. Após delimitar a temática é o momento de dar continuidade ao texto, apresentado o objetivo do estudo. Na elaboração da frase é necessário manter uma seqüência concisa, evitando sua desarticulação da delimitação do tema elaborado no início do resumo.

9 3 Metodologia utilizada para solucionar o problema Para solucionar o problema e conseqüentemente alcançar o objetivo, o estudo sistematizado no Artigo Científico, TCC ou outro documento implicou na tomada de decisões metodológicas condizentes com suas necessidades. Portanto, após apresentar o objetivo é o momento de caracterizar o processo metodológico mediante o qual o estudo foi possível. Para isso pode ser citado o método, técnicas, instrumentos e/ou outros elementos viabilizadores do estudo. Para solucionar o problema e conseqüentemente alcançar o objetivo, o estudo sistematizado no Artigo Científico, TCC ou outro documento implicou na tomada de decisões metodológicas condizentes com suas necessidades. Portanto, após apresentar o objetivo é o momento de caracterizar o processo metodológico mediante o qual o estudo foi possível. Para isso pode ser citado o método, técnicas, instrumentos e/ou outros elementos viabilizadores do estudo.

10 4 Relevância teórica e social do estudo Um estudo somente faz sentido se tiver alguma relevância. Ou seja, que seus resultados possam ser úteis teoricamente e/ou socialmente. Assim, o fechamento do resumo consiste em apresentar os resultados de tal forma que fique explícita a contribuição dos mesmos para aprofundar questões teóricas e/ou contribuir para o bem-estar pessoal e social. Um estudo somente faz sentido se tiver alguma relevância. Ou seja, que seus resultados possam ser úteis teoricamente e/ou socialmente. Assim, o fechamento do resumo consiste em apresentar os resultados de tal forma que fique explícita a contribuição dos mesmos para aprofundar questões teóricas e/ou contribuir para o bem-estar pessoal e social.

11 Palavras-chave A inclusão (obrigatória) das palavras-chave deve:  figurar logo abaixo do resumo;  ser antecedidas da expressão Palavras-chave;  ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Em inglês são denominadas Keywords. A inclusão (obrigatória) das palavras-chave deve:  figurar logo abaixo do resumo;  ser antecedidas da expressão Palavras-chave;  ser separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Em inglês são denominadas Keywords. Sugere-se o uso de 3 até 5 palavras-chave.

12 REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR Informação e documentação: Resumo: Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.


Carregar ppt "CRITÉRIOS PARA ELABORAÇÃO DE RESUMOS Marlene Zwierewicz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google