A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Independência dos Estados Unidos da América do Norte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Independência dos Estados Unidos da América do Norte"— Transcrição da apresentação:

1 Independência dos Estados Unidos da América do Norte

2 ingleses abandonara a Grã Bretanha: Perseguição Política
Irlandeses, escoceses, ingleses abandonara a Grã Bretanha: Perseguição Política Perseguição Religiosa Cercamentos.

3 Fundaram nesse novo território as Treze Colônias.
Formação da 13 colônias Fundaram nesse novo território as Treze Colônias. No Norte e no centro, viviam da agricultura de subsistência e do comércio, o trabalho assalariado. As colônias do sul viviam da agricultura do Algodão e do Tabaco com mão-de-obra escravo.

4 Como a maior nação do mundo se libertou do poderio Inglês?
A metrópole exige mais dos colonos.

5 Proibia compra do açúcar das Antilhas.
Lei do Açúcar – 1764 – aumentava os impostos sobre o açúcar, artigos de luxo, café, seda. Proibia compra do açúcar das Antilhas. Reação dos colonos – vários protestos, mas não foram ouvidos. Lei do Selo – 1765 – todos os contratos, jornais, cartazes, cartas e certidões deviam receber um selo comprado do governo inglês. Reação dos colonos – invadiram as agencias postais e queimaram maços de selos.

6 Leis Townshend- 1767 decretou impostos sobre vidro, papel e corantes.
Lei do Aquartelamento – 1765 – os norte-americanos deveriam contribuir com alojamento, víveres e transporte para as tropas inglesas enviadas às colônias. Leis Townshend decretou impostos sobre vidro, papel e corantes. Reação dos colonos – boicote às mercadorias inglesas. Lei do Chá – 1773 – Foi concedido o monopólio da venda do chá a Companhia das Índias Orientais.

7 Reação dos colonos – Festa do Chá de Boston

8 Fechamento do porto de Boston Ocupação militar de Massachusetts.
Reação da metrópole: Leis intoleráveis Fechamento do porto de Boston Ocupação militar de Massachusetts. Pagamento de pesada indenização. Reação dos norte americanos. Primeiro Congresso de Filadélfia –pedindo a revogação da Leis Intoleráveis – setembro de 1774. Segundo Congresso de Filadélfia –promulgação da Declaração de Independência – 04 de julho de 1776 –

9 Constituição Norte americana – 1787
República federativa presidencialista. Tripartição de poderes: Executivo – Presidente da República eleito para um período de 4 anos. Legislativo – Câmara dos Representantes, com os delegados de cada Estado e o Senado. Judiciário – Corte Suprema com nove juízes indicados pelo Presidente. Assegurava as liberdades e os direitos dos cidadãos, mas mantinha a escravidão.


Carregar ppt "Independência dos Estados Unidos da América do Norte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google