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Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.

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1 Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF

2 Visão Sistêmica Qualidade de Vida DN SESC DR SESC Educação Profissional DN SENAC DR SENAC Cooperação Unidades 34 Federações Representação CNC 966 Sindicatos EMPRESAS AcionistasClientes S O C I E D A D E

3 As organizações que quiserem sobreviver e prosperar na era da informação devem utilizar sistemas de gestão e medição de desempenho derivados de suas estratégias e capacidades. Robert Kaplan & David Norton Slide No. 3

4 Por quê Qualidade??? Slide No. 4

5 O Que é o SEGS? O SEGS (Sistema de Excelência em Gestão Sindical) é um programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações e Sindicatos filiados ao Sicomercio, por meio dos critérios baseados no PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade. Slide No. 5

6 O Que faz o SEGS? Provê ferramenta para um “Diagnóstico de Gestão“ da Entidade Sindical. Possibilita à entidade verificar seu estágio de desenvolvimento gerencial, identificar lacunas e desenvolver-se a partir da elaboração e implantação de um “Plano de Melhorias”. Apóia a implantação dos Planos com “ferramentas, capacitação e consultoria” especializada em gestão. Slide No. 6

7 Alinhamento com o PNQ Slide No. 7 Modelos Internacionais Deming (Japão) Malcolm Baldrige (EUA) Modelo Brasileiro Modelos Estaduais Modelos Setoriais Saneamento Gestão Pública

8 Critérios de Excelência PNQ SEGS Slide No. 8

9 Níveis de Avaliação do SEGS Slide No. 9 Nível 1Nível pts 500 pts

10 O Processo do SEGS Agenda de Trabalho das Federações Treinamento Inicial Auto- Avaliação Treinamento de Avaliadores Reconhecimento “Entidade em Busca da Excelência” Avaliação de Consenso Plano de Melhorias Treinamentos e Consultorias em Práticas de Gestão

11 Benefícios do SEGS Aumento da sustentabilidade interna em benefício do setor Representatividade efetiva Visibilidade por atuar em causas válidas Diversificação dos produtos e serviços oferecidos, incluindo a replicação do próprio Sistema às empresas Formação de rede de relacionamento com empresários, políticos e sociedade Aumento da capacidade de atendimento aos empresários Elevação do nível gerencial, tornando a entidade referência para as empresas representadas – liderança pelo exemplo Slide No. 11

12 Atores no Processo Equipe do Departamento de Planejamento: responsável pelo planejamento, controle da execução e do monitoramento. Assessores Técnicos: são docentes dos treinamentos, realizam consultorias e ajudam na implementação das práticas de gestão. Multiplicadores: são os gestores junto à sua base, sendo responsáveis pela implementação do SEGS na sua Federação e pela multiplicação aos Sindicatos filiados. Avaliadores: são os executores das ações dos SEGS nos sindicatos e federações. Diagnosticam a gestão, aplicam melhorias e realizam avaliações externas.

13 Adesão ao SEGS Entidades Sicomercio Reconhe- cimentos Resultados Gerais Parcial 2011

14 1252 Pessoas Treinadas Entidades Treinadas Resultados Gerais Parcial 2011

15 Oficinas e Treinamentos

16 Slide No. 16

17 Slide No. 17

18 Movimento MS Competitivo Slide No. 18 Missão: “Mobilizar a sociedade do Estado de Mato Grosso do Sul visando fomentar a Qualidade, Produtividade e Competitividade de suas Organizações potencializando o desenvolvimento sustentável. ” Visão: “Ser reconhecido no de Mato Grosso do Sul como principal aliado das Organizações na mobilização e transformação rumo à melhoria da Qualidade, produtividade e Competitividade”. Coordenado pela Fecomercio-MS Compromisso com a disseminação do MPE Brasil no Estado

19 Comitê Setorial Comércio e Serviços PGQP-RS Slide No. 19 Missão: Promover a competitividade do setor de comércio e serviços do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas. Visão: Ser referência estadual na promoção da qualidade e gestão para a competitividade do setor. Coordenado pela Fecomercio-RS Mobilização das Empresas do Comércio no Estado

20 Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) Uma parceria para cooperação de iniciativas em prol do associativismo. Coordenação do Programa Departamento de Planejamento da CNC (21) /

21 “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.” Aristóteles


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