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Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade Ministério do Meio Ambiente Ministério do Desenvolvimento Agrário Ministério.

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Apresentação em tema: "Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade Ministério do Meio Ambiente Ministério do Desenvolvimento Agrário Ministério."— Transcrição da apresentação:

1 Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade Ministério do Meio Ambiente Ministério do Desenvolvimento Agrário Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB Cooperação Alemã para o Desenvolvimento - GIZ Brasil

2 Diversidade Sociocultural Brasileira

3 Megabiodiversidade Brasileira

4 Fonte: SFB (2010). População total (2010)‏191 milhões Área total do país851 milhões ha Área florestal total516 milhões de ha Proporção de área florestal em relação à área total do país 60,70% Área florestal por habitante2,7 ha Áreas de florestas naturais509,8 milhões de ha Áreas de florestas plantadas6,8 milhões de ha Área de unidades de conservação federais74 milhões de ha Área de terras indígenas106 milhões de ha Áreas de florestas públicas cadastradas (2010)‏290 milhões de ha Área de florestas comunitárias federais128 milhões de ha Total de carbono armazenado nas florestas62,6 milhões de t BRASIL: Principais Estatísticas

5 Fontes: ICMBio (2010), FUNAI (2009), FUNASA (2010), ISA (2010), INCRA (2010), SPU (2010). 1. Não considera os dados dos indígenas (e considera somente as famílias de ribeirinhos agroextrativistas tituladas. Áreas: Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares - PCTAFs

6 UCNºÁrea (ha)‏ Proteção Integral Uso Sustentável Total ,06 Fonte: ICMBio, Unidades de Conservação Federais (2010) ‏

7 Economia Produtos Extrativistas (IBGE )  Produção primária florestal – R$ 13,5 bilhões 66,39% - silvicultura (florestas plantadas) 33,61% - extrativismo vegetal  Produção extrativista vegetal – R$ 4,5 bilhões 84,97% - Produtos madeireiros 15,03% - Produtos não-madeireiros Produção extrativista vegetal não-madeireira – R$ 676 milhões Economia de Produtos Extrativistas (IBGE 2005)‏

8 INTEGRADAS Desenvolver ações INTEGRADAS para a promoção e fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade. Objetivo Geral

9 Açaí Umbu Buriti Carnaúba Copaíba Pequi Piaçava/ Piaçaba Castanha do-Brasil Babaçu Principais Espécies da Sociobiodiversidade Promovidas Promovidas Andiroba Borracha Erva Mate Mangaba Pinhão Licuri Juçara

10 Arranjos Produtivos Locais

11 Gestão Atribuições operacionais/deliberativas  Grupo de Coordenação do Plano Nacional: MDA, MDS, MMA e CONAB Atribuições consultivas  Câmara Nacional da Sociobiodiversidade  Câmaras estaduais, GTs, APLs, outros.

12 Estrutura do PNPSB

13 PLANEJAMENTO 2011 – 2014 PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DAS CADEIAS DE PRODUTOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE

14 Objetivo Garantir que os produtos cheguem ao mercado institucional e diferenciado, interno e externo. Meta  100 mil famílias acessando mercado em 2014, atingindo um valor de R$ 80 milhões (PAA, PNAE e PGPMBIO, Feiras e eventos) Desafio: Mercado

15 Objetivo Fortalecer a Organização Social e Econômica de PCTAFs Metas  Projeto MAT Gestão beneficiando famílias;  Elaborar uma proposta para as questões tributárias, ambientais e sanitárias;  Fortalecer as PSEs com a GIZ;  Apoiar 17 APLs no acesso às políticas de mercado;  Elaborar perfis agroindustriais para 10 produtos da sociobiodiversidade;  Contemplar a sociobiodiversidade na elaboração da Políticas de Organização Econômica da AF;  43 empreendimentos do Projeto Talentos do Brasil Rural fortalecidos. Desafio : Organização Social e Econômica

16 Desafio: Políticas Públicas e Serviços de Apoio Objetivo Ampliar o acesso as Políticas Públicas aos PCTAFs (DAP e REB, ATER, PRONAF) Meta  500 empreendimentos acessando instrumentos, políticas e ferramentas de fomento a comercialização;  Definir modelo tecnológico de aproveitamento integral do coco babaçu;  Implementar a Rede de Serviços;  Definir marco legal para regramento diferenciado de apoio a projetos de PCTAFs

17 Desafios: Comunicação Objetivo Dar visibilidade às ações e resultados da sociobiodiversidade e implantar o selo da sociobiodiversidade Metas  Estratégia de comunicação do selo e das diretrizes de manejo implementadas;  250 empreendimentos com o selo da sociobiodiversidade;  Definir e implementar a estratégia de comunicação interna e externa das ações do PNPSB.

18 Objetivo: Erradicar a extrema pobreza na Sociobiodiversidade Público-alvo: 50 mil famílias extrativistas com a renda elevada para acima de R$ 70,00/mês Metas  Beneficiar famílias com a execução dos projetos PNAE na região nordeste e norte;  Beneficiar famílias com o acesso ao PAA e PGPM-BIO;  Emitir DAPs aos extrativistas dos municípios priorizados pelo PNPSB;  Capacitar 200 agentes de Desenvolvimento rural em Políticas Públicas de apoio a Comercialização. Desafio: Erradicação da pobreza extrema

19 Objetivo Coesão intra e entre Instituições Metas  Câmara Nacional da Sociobiodiversidade instituída;  100% das Instituições de Coordenação do PNPSB, tendo a sociobiodiversidade em seus eixos estratégicos, programas e ações;  10 Estados prioritários tendo a sociobiodiversidade em seus planos, programas, ações e recursos previstos Desafio: Gestão no PNPSB

20 Objetivo Proporcionar renda com a floresta de pé Meta  Criar sistemática de apuração de área utilizadas pelos PCTAFs atendido pelo (PNPSB);  200 agentes de ATER capacitados em boas práticas de manejo de forma a contribuir em relação a renda/conservação;  Elaborar diretrizes técnicas de boas práticas de manejo de 17 espécies de PFNM. Desafio: Diretrizes para a Sustentabilidade

21 OBRIGADA Julio Pinho Gerência de Agroextrativismo Ministério do Meio Ambiente (61)


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