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ROTULAGEM AMBIENTAL e MARKETING WORKSHOP INTERNACIONAL DE ROTULAGEM AMBIENTAL Rio de Janeiro, 19 e 20/08/2010.

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1 ROTULAGEM AMBIENTAL e MARKETING WORKSHOP INTERNACIONAL DE ROTULAGEM AMBIENTAL Rio de Janeiro, 19 e 20/08/2010

2 Sustentabilidade de Produtos e Serviços Sustentabilidade de EmpreendimentosSustentabilidade Corporativa

3 NOSSA VISÃO Uma nova sociedade sustentável está se formando a partir da crescente preferência dos consumidores e investidores por produtos e serviços produzidos por empresas socioambientalmente responsáveis, especialmente no Brasil.

4 ROTULAGEM AMBIENTAL e MARKETING A rotulagem ambiental nada mais é do que uma forma de comunicação com o consumidor, portanto: Deve se adequar à cultura, aos hábitos e às expectativas dos consumidores locais; O que é inteligível para os consumidores de um país (ou mesmo região) pode não ser eficaz em outro.

5 BRASIL UM PAÍS “ACIMA DA CURVA” Pesquisas nacionais e internacionais mostram que os consumidores brasileiros têm características muito peculiares, sendo a principal delas a alta disposição de contribuir para um mundo melhor, mesmo pagando mais caro por isso.

6 O aquecimento global irá piorar meu estilo de vida durante meu período de vida Brazilians VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010) Fonte: Banco de dados da SustentaX / Pesquisa GlobeScan 2010

7 Estou buscando de forma firme reduzir meu impacto sobre o meio ambiente Brazilians VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010) Fonte: Banco de dados da SustentaX / Pesquisa GlobeScan 2010

8 Com que frequência você evita produtos não amigáveis ao meio ambiente? VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010) Brazilians Fonte: Banco de dados da SustentaX / Pesquisa GlobeScan 2010

9 Com que frequência você compra produtos amigáveis ao meio ambiente? VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010) Brazilians Fonte: Banco de dados da SustentaX / Pesquisa GlobeScan 2010

10 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2009/10) 28% dos brasileiros (e apenas 8% dos britânicos) estão dispostos a gastar até 30% a mais em produtos e serviços verdes. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Green Brands Global Survey, % dos brasileiros disseram estar dispostos a pagar 10% a mais por um produto sustentável Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa realizada pelo grupo francês Havas., out % dos brasileiros dizem que gastarão mais consumindo produtos ecologicamente corretos. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), 2010

11 Consumidores Brasileiros e Produtos Verdes VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010)

12 “ O que mais desencoraja os consumidores a terem um comportamento amigável em favor do meio ambiente são as afirmativas falsas que as companhias fazem a respeito dos impactos ambientais de seus produtos.” Fonte: Banco de Dados SustentaX / Consumer choice and environment – A worldwide trakimg survey, National Geographic - GlobeScan, 2010 VISÃO CONSUMIDOR INTERNACIONAL (2010)

13 Apenas 50% da população brasileira acredita que a comunicação das empresas é honesta e transparente. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Monitor de Responsabilidade Social Corporativa, instituto de pesquisas Market Analysis, 2010 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010)

14 Para os consumidores brasileiros a utilização de etiquetas é um passo crítico na facilitação do reconhecimento pelo consumidor de quem é responsável, como e porquê. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Monitor de Responsabilidade Social Corporativa, instituto de pesquisas Market Analysis, 2010 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010)

15 SELO SUSTENTAX PARA PRODUTOS Institucionalizado em 2007 em função dos problemas que ocorreram no pioneirismo da primeira certificação de um Green Building na América do Sul: Baixo desempenho de adesivos e tintas e Não comprovação de toxidade (índices de COV). Objetiva facilitar a identificação pelos consumidores de materiais, produtos e equipamentos sustentáveis; Garante ao mercado a qualidade e a sustentabilidade dos produtos. Além das exigências da ISO para Rotulagem Tipo I

16 ABRANGÊNCIA DA “ROTULAGEM AMBIENTAL” MONO CRITÉRIO (TOXIDADE, EF. ENERG.) AMBIENTAL SOCIOAMBIENTAL SUSTENTABILIDADE  Selo SustentaX

17 Propósitos do SELO SUSTENTAX 1.Garantir ao mercado que o produto tem qualidade e sustentabilidade ; a.Atestar a qualidade do produto no que se refere à sua aplicação e durabilidade a que se propõe; b.Atestar a conformidade dos compromissos do FABRICANTE com práticas socioambientalmente corretas; e c.Atestar a conformidade do produto com os requisitos estabelecidos em critérios nacionais e internacionais em função de sua aplicação. 2.Aumentar a competitividade dos produtos nos mercados brasileiro e internacional dos chamados “ecoprodutos”, “produtos verdes” e outras denominações semelhantes, através de garantia de sua genuinidade.

18 Princípios Garantidos 1)Avaliação Técnica Independente 2)Transparência 3)Metodologia Científica de Avaliação 4)Razoabilidade 5)Livre Comércio e Inovação

19 Avaliação da Sustentabilidade 1. Atributos essenciais  Não podem faltar 2. Atributos complementares  Contribuem para aumentar o índice de sustentabilidade Aspectos relevantes do Ciclo de Vida 3. Atributos suplementares da sustentabilidade Não contribuem para tornar o produto mais sustentável A sustentabilidade de um produto se dá pela incorporação de todos os atributos essenciais de sustentabilidade e, normalmente, de pelo menos um atributo complementar.

20 1.Salubridade – Produto 2. Qualidade comprovada – Produto 3. Responsabilidade social – Cadeia 4. Responsabilidade ambiental – Cadeia 5. Comunicação Responsável – Fabricante LEGISLAÇÃOLEGISLAÇÃO ÉTICAÉTICA Atributos Essenciais da Sustentabilidade

21 COMPROMISSO DE ÉTICA NA PROMOÇÃO DO PRODUTO  Atuar de modo a ser reconhecido como empresa ética que respeita o consumidor:  ajudando o consumidor a de forma simples e direta ter as informações fundamentais para escolher qual produto deve adquirir;  difundindo os critérios para identificação de produtos sustentáveis;  educando o consumidor para conseguir identificar a “Maquiagem Verde”;  combatendo a falta de ética na comunicação com o consumidor;  educando seus distribuidores para incorporar critérios consistentes em suas avaliações de sustentabilidade de produtos.

22 PBQP-H X SELO SUSTENTAX PBQP-H - O Programa Setorial da Qualidade - Tintas Imobiliárias analisa três produtos: Tinta Látex Econômica (aplicação indefinida), Massa Corrida e Esmalte Sintético. Exemplo: Tintas Tipos de Tintas Uso Interno Uso Externo Tintas Acr í licasXX Tintas L á texXX Esmalte Base Á guaXX Tintas Ep ó xiXX Massa Acr í licaXX Tinta para PisoXX Seladores Acr í licosXX Tinta para Cobertura X Tintas para GessoX Massa CorridaX Selo SustentaX - O Selo SustentaX, para tintas, analisa: PBQP-H = Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação

23 Escopo de Qualidade para Tintas Externas para Cobertura Testes de Qualidade e Toxidade PBQP-H Selo SustentaX 1 Poder de cobertura X (NBR 14942) 2 Resistência à abrasão sem pasta abrasiva X (NBR 15078) 3 Tempo de Secagem X (NBR 15311) 4 % de S ó lidos X (NBR 15315) 5 Resistência a radia ç ão UV/condensa ç ão de á gua por ensaio acelerado X (NBR 15380) 6 Aderência X (NBR 11003) 7 Durabilidade - Exposi ç ão ao intemperismo artificial X (NBR 15380) 8 Durabilidade - Avalia ç ão dos efeitos do intemperismo artificial X (NBR 15380) 9 Determina ç ão de Brilho X (NBR 15299) 10 Teor de Compostos Orgânicos Vol á teis X (GS 11) 11 Poder de cobertura (por extensão) X (NBR 15314) 12 Massa espec í fica X (NBR 15079) 13 Viscosidade X (NBR 12105) 14 pH X (NBR 15079) 15 Aspecto Visual X (NBR 15079) 16 Estabilidade Acelerada X (NBR 5830) 17 SRI (Indice de Refletância Solar) X ( ASTM E 1980) PBQP-H X SELO SUSTENTAX

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25 Em geral, os Atributos Complementares permitem avaliar o grau complementar de sustentabilidade do produto e leva em consideração os aspectos relevantes do seu ciclo de vida. A SustentaX considera, como Atributos Complementares na análise de sustentabilidade de produtos os relacionados: - À Concepção do produto; - À Fabricação do produto; - À Comercialização do produto. Atributos Complementares da Sustentabilidade

26 1.O índice SustentaX de Sustentabilidade dá importante indicação do nível de sustentabilidade dos produtos e apresenta caminhos para que os produtos sejam concebidos e aperfeiçoados de modo a incorporarem mais aspectos complementares de sustentabilidade 1.iSS = 100, significa que o produto tem todos os atributos essenciais 2.iSS = 200, significaria que o produto teria, teoricamente, todos os atributos essenciais e complementares. 2.Metodologia de avaliação do índice de sustentabilidade é extremamente motivadora para as áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos (P, D & I) Índice SustentaX de Sustentabilidade iSS

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28 Catálogo Eletrônico

29 Empresas com Produtos com Selo SustentaX

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31 CategoriaVencedorPorcentagem Cadeira para escritório Giroflex 58,68% Louça sanitária Deca 67,63% Metais sanitários Deca 53,92% Piso laminado Durafloor/Duratex 52,25% Piso vinílico Fademac 57,04% Tinta imobiliária Suvinil 46,18% Fonte: Prêmio PINI 2009

32 Folheto Típico de Produto

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34 Processo de Rotulagem de Produto Fases do Processo Semana Análise Inicial de Factibilidade Assinatura de Contrato Comprovação de Responsabilidade Socioambiental e na Comunicação Análise Técnica do Produto Definição do Escopo de Testes de Qualidade e Salubridade Realização dos testes Avaliação da conformidade dos resultados Adequação de processos Emissão do Selo SustentaX / Catálogo (Novo Produto)

35 1.Estímulo às melhores práticas internacionais de qualidade e responsabilidade socioambiental com descontos para empresas que possuírem certificações ISO 9001, ISO 14001, OSHAS e SA Estímulo para as pequenas e médias empresas com 50% de desconto para empresas com faturamento anual inferior a R$ ,00 3.Reconhecimento de esforços suplementares na direção da sustentabilidade a.Descontos progressivos para empresas que têm relatórios de sustentabilidade auditados pelo GRI b.Descontos para compensação de GEE na produção do produto específico e para a atividade produtiva como um todo 4.Estímulo para aumentar a quantidade de produtos com Selo SustentaX através de descontos progressivos em função do número de produtos a serem analisados Estímulos à conquista do Selo SustentaX

36 Ecolables x Selo SustentaX Critérios de Avaliação CRIFloorScore Oko-Tex 100 Green SealEcologoEcolabelFSC Selo SustentaX Salubridade XX XXXX X Qualidade X X X Responsabilidade Ambiental XXXX Responsabilidade Social X XX Comunicação Responsável XX

37 Boston, EUA 2008

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39 Mais de 20 países recebem produtos com Selo SustentaX DECA : Angola, Costa Rica, Dubai, Paraguai e Uruguai Duratex : Argentina e Chile Giroflex : Argentina, Paraguai e Uruguai JRJ : Argentina, Canadá, Caribe, Chile, EUA, México, Portugal e Uruguai FADEMAC: Argentina, África do Sul, Angola, Bolívia, Grécia, Paraguai, Peru e Uruguai PISOAG : Paraguai SUVINIL : Cuba, Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela Werden : Uruguai

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41 Contatos:


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