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MARKETING ROTULAGEM AMBIENTAL e

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Apresentação em tema: "MARKETING ROTULAGEM AMBIENTAL e"— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING ROTULAGEM AMBIENTAL e
WORKSHOP INTERNACIONAL DE ROTULAGEM AMBIENTAL Rio de Janeiro, 19 e 20/08/2010

2 Sustentabilidade Corporativa Sustentabilidade de Empreendimentos
Produtos e Serviços

3 NOSSA VISÃO Uma nova sociedade sustentável está se formando a partir da crescente preferência dos consumidores e investidores por produtos e serviços produzidos por empresas socioambientalmente responsáveis, especialmente no Brasil.

4 ROTULAGEM AMBIENTAL e MARKETING
A rotulagem ambiental nada mais é do que uma forma de comunicação com o consumidor, portanto: Deve se adequar à cultura, aos hábitos e às expectativas dos consumidores locais; O que é inteligível para os consumidores de um país (ou mesmo região) pode não ser eficaz em outro.

5 BRASIL UM PAÍS “ACIMA DA CURVA”
Pesquisas nacionais e internacionais mostram que os consumidores brasileiros têm características muito peculiares, sendo a principal delas a alta disposição de contribuir para um mundo melhor, mesmo pagando mais caro por isso.

6 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010)
O aquecimento global irá piorar meu estilo de vida durante meu período de vida Brazilians Fonte: Banco de dados da SustentaX / Pesquisa GlobeScan 2010

7 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010)
Estou buscando de forma firme reduzir meu impacto sobre o meio ambiente Brazilians Fonte: Banco de dados da SustentaX / Pesquisa GlobeScan 2010

8 Com que frequência você evita produtos não amigáveis ao meio ambiente?
VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010) Com que frequência você evita produtos não amigáveis ao meio ambiente? Brazilians Fonte: Banco de dados da SustentaX / Pesquisa GlobeScan 2010

9 Com que frequência você compra produtos amigáveis ao meio ambiente?
VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010) Com que frequência você compra produtos amigáveis ao meio ambiente? Brazilians Fonte: Banco de dados da SustentaX / Pesquisa GlobeScan 2010

10 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2009/10)
28% dos brasileiros (e apenas 8% dos britânicos) estão dispostos a gastar até 30% a mais em produtos e serviços verdes. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Green Brands Global Survey, 2009 48% dos brasileiros disseram estar dispostos a pagar 10% a mais por um produto sustentável Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa realizada pelo grupo francês Havas., out. 2009 73% dos brasileiros dizem que gastarão mais consumindo produtos ecologicamente corretos. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Pesquisa Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), 2010

11 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010)
Consumidores Brasileiros e Produtos Verdes

12 VISÃO CONSUMIDOR INTERNACIONAL (2010)
“O que mais desencoraja os consumidores a terem um comportamento amigável em favor do meio ambiente são as afirmativas falsas que as companhias fazem a respeito dos impactos ambientais de seus produtos.” Fonte: Banco de Dados SustentaX / Consumer choice and environment – A worldwide trakimg survey, National Geographic - GlobeScan, 2010

13 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010)
Apenas 50% da população brasileira acredita que a comunicação das empresas é honesta e transparente. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Monitor de Responsabilidade Social Corporativa, instituto de pesquisas Market Analysis, 2010

14 VISÃO CONSUMIDOR BRASILEIRO (2010)
Para os consumidores brasileiros a utilização de etiquetas é um passo crítico na facilitação do reconhecimento pelo consumidor de quem é responsável, como e porquê. Fonte: Banco de Dados SustentaX / Monitor de Responsabilidade Social Corporativa, instituto de pesquisas Market Analysis, 2010

15 SELO SUSTENTAX PARA PRODUTOS
Institucionalizado em 2007 em função dos problemas que ocorreram no pioneirismo da primeira certificação de um Green Building na América do Sul: Baixo desempenho de adesivos e tintas e Não comprovação de toxidade (índices de COV). Objetiva facilitar a identificação pelos consumidores de materiais, produtos e equipamentos sustentáveis; Garante ao mercado a qualidade e a sustentabilidade dos produtos. Além das exigências da ISO para Rotulagem Tipo I

16 “ROTULAGEM AMBIENTAL”
ABRANGÊNCIA DA “ROTULAGEM AMBIENTAL” MONO CRITÉRIO (TOXIDADE, EF. ENERG.) AMBIENTAL SOCIOAMBIENTAL SUSTENTABILIDADE  Selo SustentaX

17 Propósitos do SELO SUSTENTAX
Garantir ao mercado que o produto tem qualidade e sustentabilidade; Atestar a qualidade do produto no que se refere à sua aplicação e durabilidade a que se propõe; Atestar a conformidade dos compromissos do FABRICANTE com práticas socioambientalmente corretas; e Atestar a conformidade do produto com os requisitos estabelecidos em critérios nacionais e internacionais em função de sua aplicação. Aumentar a competitividade dos produtos nos mercados brasileiro e internacional dos chamados “ecoprodutos”, “produtos verdes” e outras denominações semelhantes, através de garantia de sua genuinidade.

18 Princípios Garantidos
Avaliação Técnica Independente Transparência Metodologia Científica de Avaliação Razoabilidade Livre Comércio e Inovação

19 Avaliação da Sustentabilidade
Atributos essenciais Não podem faltar Atributos complementares Contribuem para aumentar o índice de sustentabilidade Aspectos relevantes do Ciclo de Vida Atributos suplementares da sustentabilidade Não contribuem para tornar o produto mais sustentável A sustentabilidade de um produto se dá pela incorporação de todos os atributos essenciais de sustentabilidade e, normalmente, de pelo menos um atributo complementar.

20 Atributos Essenciais da Sustentabilidade
Salubridade – Produto Qualidade comprovada – Produto Responsabilidade social – Cadeia Responsabilidade ambiental – Cadeia Comunicação Responsável – Fabricante L E G I S A Ç Ã O É T I C A

21 COMPROMISSO DE ÉTICA NA PROMOÇÃO DO PRODUTO
Atuar de modo a ser reconhecido como empresa ética que respeita o consumidor: ajudando o consumidor a de forma simples e direta ter as informações fundamentais para escolher qual produto deve adquirir; difundindo os critérios para identificação de produtos sustentáveis; educando o consumidor para conseguir identificar a “Maquiagem Verde”; combatendo a falta de ética na comunicação com o consumidor; educando seus distribuidores para incorporar critérios consistentes em suas avaliações de sustentabilidade de produtos.

22 PBQP-H X SELO SUSTENTAX
PBQP-H = Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade na Habitação Exemplo: Tintas PBQP-H - O Programa Setorial da Qualidade - Tintas Imobiliárias analisa três produtos: Tinta Látex Econômica (aplicação indefinida), Massa Corrida e Esmalte Sintético. Selo SustentaX - O Selo SustentaX, para tintas, analisa: Tipos de Tintas Uso Interno Uso Externo Tintas Acrílicas X Tintas Látex Esmalte Base Água Tintas Epóxi Massa Acrílica Tinta para Piso Seladores Acrílicos Tinta para Cobertura Tintas para Gesso Massa Corrida

23 Testes de Qualidade e Toxidade
PBQP-H X SELO SUSTENTAX  Testes de Qualidade e Toxidade PBQP-H Selo SustentaX 1 Poder de cobertura X (NBR 14942) 2 Resistência à abrasão sem pasta abrasiva X (NBR 15078) X (NBR 15078) 3 Tempo de Secagem X (NBR 15311) 4 % de Sólidos X (NBR 15315) 5 Resistência a radiação UV/condensação de água por ensaio acelerado X (NBR 15380) 6 Aderência X (NBR 11003) 7 Durabilidade - Exposição ao intemperismo artificial 8 Durabilidade - Avaliação dos efeitos do intemperismo artificial 9 Determinação de Brilho X (NBR 15299) 10 Teor de Compostos Orgânicos Voláteis X (GS 11) 11 Poder de cobertura (por extensão) X (NBR 15314) 12 Massa específica X (NBR 15079) 13 Viscosidade X (NBR 12105) 14 pH X (NBR 15079) 15 Aspecto Visual 16 Estabilidade Acelerada X (NBR 5830) 17 SRI (Indice de Refletância Solar) X (ASTM E 1980) Escopo de Qualidade para Tintas Externas para Cobertura

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25 Atributos Complementares da Sustentabilidade
Em geral, os Atributos Complementares permitem avaliar o grau complementar de sustentabilidade do produto e leva em consideração os aspectos relevantes do seu ciclo de vida. A SustentaX considera, como Atributos Complementares na análise de sustentabilidade de produtos os relacionados: À Concepção do produto; À Fabricação do produto; À Comercialização do produto.

26 iSS Índice SustentaX de Sustentabilidade
O índice SustentaX de Sustentabilidade dá importante indicação do nível de sustentabilidade dos produtos e apresenta caminhos para que os produtos sejam concebidos e aperfeiçoados de modo a incorporarem mais aspectos complementares de sustentabilidade iSS = 100, significa que o produto tem todos os atributos essenciais iSS = 200, significaria que o produto teria, teoricamente, todos os atributos essenciais e complementares. Metodologia de avaliação do índice de sustentabilidade é extremamente motivadora para as áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos (P, D & I)

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28 Catálogo Eletrônico

29 Empresas com Produtos com Selo SustentaX

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31 Cadeira para escritório
Prêmio PINI 2009 Categoria Vencedor Porcentagem Cadeira para escritório Giroflex 58,68% Louça sanitária Deca 67,63% Metais sanitários 53,92% Piso laminado Durafloor/Duratex 52,25% Piso vinílico Fademac 57,04% Tinta imobiliária Suvinil 46,18% Fonte:

32 Folheto Típico de Produto

33 Folheto Típico de Produto

34 Processo de Rotulagem de Produto
(Novo Produto) Fases do Processo Semana 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 Análise Inicial de Factibilidade Assinatura de Contrato Comprovação de Responsabilidade Socioambiental e na Comunicação Análise Técnica do Produto Definição do Escopo de Testes de Qualidade e Salubridade Realização dos testes Avaliação da conformidade dos resultados Adequação de processos Emissão do Selo SustentaX / Catálogo

35 Estímulos à conquista do Selo SustentaX
Estímulo às melhores práticas internacionais de qualidade e responsabilidade socioambiental com descontos para empresas que possuírem certificações ISO 9001, ISO 14001, OSHAS e SA 8000 Estímulo para as pequenas e médias empresas com 50% de desconto para empresas com faturamento anual inferior a R$ ,00 Reconhecimento de esforços suplementares na direção da sustentabilidade Descontos progressivos para empresas que têm relatórios de sustentabilidade auditados pelo GRI Descontos para compensação de GEE na produção do produto específico e para a atividade produtiva como um todo Estímulo para aumentar a quantidade de produtos com Selo SustentaX através de descontos progressivos em função do número de produtos a serem analisados

36 Critérios de Avaliação Responsabilidade Social Comunicação Responsável
Ecolables x Selo SustentaX Critérios de Avaliação CRI FloorScore Oko-Tex 100 Green Seal Ecologo Ecolabel FSC Selo SustentaX Salubridade X  X Qualidade Responsabilidade Ambiental Responsabilidade Social Comunicação Responsável

37 Boston, EUA 2008

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39 Mais de 20 países recebem produtos com Selo SustentaX
DECA : Angola, Costa Rica, Dubai, Paraguai e Uruguai Duratex : Argentina e Chile Giroflex : Argentina, Paraguai e Uruguai JRJ : Argentina, Canadá, Caribe, Chile, EUA, México, Portugal e Uruguai FADEMAC:Argentina, África do Sul, Angola, Bolívia, Grécia, Paraguai, Peru e Uruguai PISOAG : Paraguai SUVINIL : Cuba, Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela Werden : Uruguai

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41 Contatos:


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