A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Controle do Escopo Rafael Roque

2 Processos Planejamento do escopo Definição do escopo
Criação de um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como o escopo do projeto será definido. Definição do escopo Desenvolvimento de uma declaração do escopo detalhada do projeto. Criar EAP (Estrutura Analítica do Projeto) Subdivisão das principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. Verificação do escopo Formalização da aceitação das entregas do projeto terminadas. Controle do escopo Controle das mudanças no escopo do projeto

3 Controle do escopo Trata de influenciar os fatores que criam mudanças no escopo do projeto e de controlar o impacto dessas mudanças; Garante que todas as mudanças solicitadas e ações corretivas recomendadas sejam processadas por meio do processo Controle integrado de mudanças do projeto; Gerencia as mudanças no momento em que efetivamente ocorrem.

4 Fluxo do controle do escopo

5 Controle do escopo: Entradas
Declaração do escopo do projeto Define, em conjunto com a EAP e o dicionário da EAP associados a ela, a linha de base do escopo do projeto e o escopo do produto. Estrutura analítica do projeto O principal documento gerado pelo processo Criar EAP, a própria EAP. Dicionário da EAP Documento complementar da EAP contendo o conteúdo detalhado dos componentes contidos em uma EAP Plano de gerenciamento do escopo do projeto Fornece orientação sobre como o escopo do projeto será definido, documentado, verificado, gerenciado e controlado pela equipe de gerenciamento de projetos

6 Controle do escopo: Entradas
Relatórios de desempenho Fornecem informações sobre o desempenho do trabalho do projeto, como as entregas provisórias que foram terminadas; Solicitações de mudança aprovadas Qualquer modificação feita na linha de base do escopo do projeto acordada; Informações sobre o desempenho do trabalho Informações sobre o andamento das atividades do projeto que estão sendo executadas para realizar o trabalho do projeto.

7 Controle do escopo: Ferramentas e técnicas
Sistema de controle de mudanças Define os procedimentos para efetuar mudanças no escopo do projeto e no escopo do produto. inclui a documentação, os sistemas de acompanhamento e os níveis de aprovação necessários para autorizar mudanças Quando o projeto é gerenciado sob um contrato, o sistema de controle de mudanças também fica de acordo com todas as cláusulas contratuais relevantes

8 Controle do escopo: Ferramentas e técnicas
Análise da variação Determinar a causa da variação em relação à linha de base do escopo e decidir se são necessárias ações corretivas As medições de desempenho do projeto são usadas para avaliar a extensão da variação.

9 Controle do escopo: Ferramentas e técnicas
Replanejamento Solicitações de mudança aprovadas que afetam o escopo do projeto podem exigir modificações na EAP e no dicionário da EAP, na declaração do escopo do projeto e no plano de gerenciamento do escopo do projeto. Sistema de gerenciamento de configuração Garante que as mudanças solicitadas no escopo do projeto e no escopo do produto serão cuidadosamente consideradas e documentadas, antes de serem processadas pelo processo Controle integrado de mudanças.

10 Controle do escopo: Saídas
Declaração do escopo do projeto (atualizações) Se as solicitações de mudança aprovadas afetarem o escopo do projeto, então a declaração do escopo do projeto será revisada e refeita. Estrutura analítica do projeto (atualizações) Se as solicitações de mudança aprovadas afetarem o escopo do projeto, então a EAP é revisada e refeita para refletir as mudanças aprovadas. Dicionário da EAP (atualizações) Se as solicitações de mudança aprovadas afetarem o escopo do projeto, então o dicionário da EAP é revisado e refeito para refletir as mudanças aprovadas.

11 Controle do escopo: Saídas
Linha de base do escopo (atualizações) A declaração do escopo detalhada do projeto, a EAP e o dicionário da EAP associados a ela. Mudanças solicitadas Os resultados do controle do escopo do projeto podem gerar mudanças solicitadas, que são processadas para revisão e destinação de acordo com o processo Controle integrado de mudanças do projeto.

12 Controle do escopo: Saídas
Ações corretivas recomendadas Qualquer passo recomendado para que o desempenho futuro esperado do projeto fique de acordo com o plano de gerenciamento do projeto e com a declaração do escopo do projeto. Ativos de processos organizacionais (atualizações) As causas das variações, as razões que motivaram as ações corretivas escolhidas e outros tipos de lições aprendidas do controle de mudanças do escopo do projeto são documentados e atualizados no banco de dados histórico dos ativos de processos organizacionais.

13 Controle do escopo: Saídas
Plano de gerenciamento do projeto (atualizações) Se as solicitações de mudança aprovadas afetarem o escopo do projeto, então a linha de base dos custos e os documentos dos componentes correspondentes, e as linhas de base do cronograma do plano de gerenciamento do projeto, são revisados e refeitos para refletir as mudanças aprovadas.

14 Fluxograma de processo do gerenciamento do escopo do projeto


Carregar ppt "PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google