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Lumen Solutions Plano de Negócios.

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Apresentação em tema: "Lumen Solutions Plano de Negócios."— Transcrição da apresentação:

1 Lumen Solutions Plano de Negócios

2 Lumen Solutions: Apresentação
Daniel Pizarro Gaspar Lencastre Marcos Cardoso Junior Marcos Silva Pereira Ricardo Poeta Tiago Sampaio Lins

3 Roteiro Visão do Empreendimento; O Time; O Mercado; As Oportunidades;
Os Benefícios oferecidos pela Lumen Solutions; Competidores; Marketing e Vendas; Plano Financeiro; Estrutura e Operação; Estratégia de Crescimento; Conclusão;

4 Visão do Empreendimento
Missão: “Oferecer produtos e/ou serviços para gestão, preservação e resgate da informação de arquivos históricos através da pesquisa e desenvolvimento de soluções”; Valores “Elevar o conhecimento de documetos e fatos históricos através de sua disponibilização e criar um modelo de trabalho inovador”.

5 Visão do Empreendimento
Visão de Futuro “Em 5 anos prover uma das 5 melhores soluções para acervos na ordem de milhões de itens, ser referência em gestão de conhecimento e nos tornaremos, nesse prazo, uma empresa com marca reconhecida pela qualidade dos produtos e serviços e pela capacidade e coragem de inovação. Diferencial “Modelo de negócios inovador estruturado em processos aceitos e utilizados internacionalmente que facilitam a adequação a modelos de qualidade. Experiência em atividades de pesquisa e desenvolvimento na área de atuação e parcerias com clientes e grupos de pesquisa.”

6 O Time Májory Fernandes: Marcos Pereira: Marcos Cardoso: Tiago Lins:
Conhecimentos em organização, digitalização, projeto, estudo de usuarios, tipologia documental e metadados para bibliotecas e acervos; Marcos Pereira: Conhecimento em sistemas de informação, padrões e metodologias de desenvolvimento e banco de dados; Marcos Cardoso: Conhecimento em Gerência de projetos, Banco de Dados, sistemas de informação e banco de dados; Tiago Lins: Metodologias de desenvolvimento, modelagem de sistemas, gerência de projeto baseada no PMBOK.

7 Mercado Desde o início da decada de 90, houve aumento nos investimentos em atividades culturais; Parcerias entre o Estado, produtores culturais e iniciativa privada movimenta o setor; Lei de incentivo a cultura permite isenção de impostos para investidores privados; Grandes patrocinadores aprovam cada vez mais projetos: FUNDARPE, Petrobrás, Banco do Brasil, BNDES, FAPESP, Itaú Cultural estão entre os principais.

8 Mercado Grandes investidores: dados de 2004

9 Mercado instituições que possuem arquivos históricos e desejam desenvolver uma política de preservação; Brasil: 218 centros de arquivo, 1668 bibliotecas, 233 museus e mais 30 casas históricas – Conarq – 2004.

10 Mercado Brasil: Destaque para arquivos estaduais e instituições de prestigio como Casa de Rui Barbosa, o Instituto Getulio Vargas, a Fundação Joaquim Nabuco e a Fundação Gilberto Freire; Arquivo Nacional Brasileiro possui mais de 1,5 milhão de itens entre documentos, vídeos, fotografias, áudio, etc;

11 Mercado Mundo: A UNESCO possui 5472 detentores de arquivos histórico cadastrados em um total de instituições; Na América Latina a UNESCO destaca 249 instituições com ênfase para os arquivos nacionais dentre os quais, mostram-se importantes e os arquivos nacionais da Argentina, Chile e México; Destacam-se ainda o Arquivo Nacional português, com mais de 3 milhões de itens, e a Biblioteca do Congresso Americano, um dos acervos mais vastos do mundo.

12 Oportunidades Pesquisadores interessados no acervo necessitam se deslocar e realizar pesquisa demorada nos documentos fisicos sem a garantia de encontrar o que procura; Para os detentores de acervo, grande acesso compromete a integridade dos documentos; Mecanismos de indexação, digitalização e recuperação ajudam a solucionar o problema; As instituições passam a se beneficiar com maior venda dos direitos de peças do acervo;

13 Benefícios oferecidos pela Lumen
Pesquisador: Facilidade de acesso aos documentos, economia de tempo e dinheiro para ter acesso, ganho de produtividade por ter acesso a um maior número de documentos em menor tempo; Instituições: Melhor gerenciamento dos documentos, maior visibilidade, possibilidade de conquistar novos clientes, otimização no processo de resgate do documento físico e interoperabilidade com outras organizações detentoras de documentos.

14 Competidores TCI – Empresa com soluções de GED, Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Concorrente local; DocPro – Solução para digitalização e GED; Documentar – Soluções para GED; Outras empresas que prestam serviços de Gerenciamento Eletronico de Documetos; Possíveis concorrentes envolvem empresas com produtos relacionados a CMS, Content Management System.

15 Marketing e Vendas Plano objetiva como inserir a empresa no mercado e também como aumentar poder de vendas:

16 Marketing e Vendas: Produtos e Serviços
Calibre: sistema capaz de gerenciar acervos multimídia, avançados serviços de indexação e recuperação, suporte a padrões internacionais de metadados, suporte a criação de comunidades virtuais, etc; Serviços: Customização do Calibre para necessidades particulares da instituição; Consultoria em digitalização e manuseio do acervo e em TI;

17 Marketing e Vendas: Praça e Promoção
Inicialmente Pernambuco e Nordeste, planos para o futuro envolvem América Latina e paises de língua portuguesa e depois mercado global; No longo prazo, 5 anos, a empresa espera ter clientes internacionais; Promoção: Foco nas parcerias para criar redes de colaboração; Apresentação da empresa em eventos ligados a área de acervos, sistemas de gerenciamento de documentos e digitalização; Divulgação em folders, periódicos especializados e publicidade na web.

18 Plano Financeiro Pré-Operacionais: Gastos previstos para os próximos 3 meses; Registro da Marca: R$ 450, 00; Abertura da Empresa: R$ 700,00; Registro da empresa na Prefeitura: R$ 150,00; Total de R$ 1.300,00; Investimentos Fixos: Computadores: 6 unidades, total de R$ ,00; Impressora e scanner: 1 unidade cada, R$ 1.500,00; Móveis: 6 unidades, total de R$ 4000,00; Total de R$

19 Plano Financeiro Capital de Giro inicial:
Estoque de material direto: R$ 2000,00; Custo Fixo: R$ 2700,00; Reserva para vendas a prazo: R$ 5000,00; Reserva para despesas diversas: R$ 2000,00; Total: R$ ,00 Total Pré-Operacionais + Investimentos Fixos + Capital de Giro Inicial: R$ ,00

20 Estrutura e Operação Organograma Funcional:

21 Estrutura e Operação Infra-Estrutura e Localização:
Infra-estrutura inicial cedida pelo Laborátorio Liber, na Biblioteca Central da UFPE. Escolha baseada na parceria com o Liber e nos contatos com as instituições; Empresa incubada no Incubatep, ITEP: Reuniões semanais e contato bastante frequente por . A incubadora também está provendo cursos;

22 Estratégia de Crescimento
Estratégia baseada em marcos de referência para avaliação das metas e de suporte para tomadas de decisão; Analise SWOT da empresa: Dentre os pontos fortes se destacam o crescente numero de projetos, produto aplicavel a vários acervos, parcerias com instituições de pesquisa e preservação da memória; Dentre os pontos fracos pouca experiência em gestão empresarial, falta de pessoas especializadas em outras áreas como vendas, por exemplo;

23 Conclusão Hoje gerenciamento eficaz de informação é crucial para qualquer instituição que deseje se manter na velocidade ditada pelas inovações tecnológicas e sociais atuais; A Lumen se empenhará para oferecer a tais instituições as ferramentas e apoio necessários para se manterem a frente; A Empresa espera ser útil para tais instituições e para a própria cultura de inovação, não apenas tecnológica mais no modelo de trabalho, na revolução da disponibilização da informação e na disseminação do conhecimento;

24 Obrigado.

25 Lumen Solutions Plano de Negócios


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