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Qualidade do Produto de Software. 2/29 Normas e Modelos de Qualidade do Produto de Software –ISO/IEC 9126 »Características de qualidade de software –ISO/IEC.

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1 Qualidade do Produto de Software

2 2/29 Normas e Modelos de Qualidade do Produto de Software –ISO/IEC 9126 »Características de qualidade de software –ISO/IEC »Guias para Avaliação de Produto de Software –ISO (SQuaRE) »Reformulação da

3 3/29 A Norma ISO/IEC 9126 É uma norma composta por um conjunto de características que devem ser verificadas em um software para que ele seja considerado um "software de qualidade".

4 4/29 A Norma ISO/IEC 9126: estrutura ISO/IEC : Modelo de Qualidade ISO/IEC : Métricas Externas ISO/IEC : Métricas Internas ISO/IEC : Métricas de Qualidade em Uso

5 5/29 ISO/IEC Modelo de Qualidade Documento composto basicamente de definições para as características de qualidade

6 6/29 ISO/IEC Modelo de Qualidade Interna e Externa Para qualquer requisito de qualidade interna ou externa deve ser possível especificá-lo utilizando-se apenas as seis características.

7 7/29 ISO 9126–1 : Modelo de qualidade para qualidade em uso Visão de qualidade do usuário

8 8/29 Medição do Produto de Software: ISO 9126–2..4 Definições –Atributo: Uma propriedade mensurável, física ou abstrata, de uma entidade. Atributos podem ser internos ou externos. –Medição: O uso de uma métrica para atribuir um valor (o qual pode ser um número ou uma categoria), obtido a partir de uma escala, a um atributo de uma entidade. –Métrica: O método e a escala de medição definidos.

9 9/29 Medição do Produto de Software: seleção de métricas As características de qualidade não permitem medição direta. É necessário estabelecer métricas que se correlacionem às características do produto de software.

10 10/29 ISO/IEC Métricas Externas Define indicadores e métricas externas para avaliar um produto de software. Referem-se a medições indiretas de um produto de software a partir do comportamento do Sistema Computacional ou do seu efeito no ambiente, quando da execução de seus programas

11 11/29 ISO/IEC Métricas Externas Devem ser usadas para: –avaliar o comportamento do software quando usado em situações específicas; –predizer a qualidade real no uso; –avaliar e indicar se o produto satisfaz as verdadeiras necessidades durante a operação real pelo usuário. Exemplo : –Característica: Funcionalidade –Sub-característica: Adequação quantidade de funções atendidas, que poderão ser subdivididas em desejáveis e obrigatórias.

12 12/29 ISO/IEC Métricas Internas Define indicadores e métricas internas para avaliar um produto de software Métricas internas referem-se a medições de um produto de software a partir de suas próprias características internas, sem a necessidade de execução dos programas. –Exemplos: número de linhas de código, número de erros encontrados em revisões, etc.

13 ISO/IEC Métricas Internas As métricas internas oferecem a possibilidade de medir a qualidade dos artefatos intermediários e de prever a qualidade do produto final Isto permite que sejam identificados problemas de qualidade e se inicie a ação corretiva assim que possível no ciclo de vida do desenvolvimento. 13/29

14 14/29 ISO/IEC Métricas de Qualidade em Uso A avaliação da Qualidade em Uso do software valida a qualidade do produto em cenários e tarefas comuns ao usuário Os atributos da qualidade em uso são categorizados pelas características: efetividade, produtividade, segurança e satisfação Usuários também podem desenvolver e aplicar métricas para seus domínios particulares de aplicação

15 15/29 ISO/IEC Métricas de Qualidade em Uso: exemplo Efetividade Nome da Métrica: Tarefas Completadas Propósito: determinar proporção de tarefas completadas Fórmula: (# tarefas compltadas/ # tarefas tentadas) Interpretação: 0 <= x <= 1, quanto mais próximo de 1, melhor Entradas: relatório de operação, registro de histórico de uso

16 16/29 Qualidade no Ciclo de Vida do Software

17 17/29 Relacionamento entre os Tipos de Métricas Qualidade interna e externa são aplicáveis ao produto de software Qualidade em uso é aplicável ao efeito do produto de software em um cenário específico As métricas internas podem ser aplicadas a um produto de software não executável As métricas externas podem ser usadas para medir a qualidade do produto de software através da medição de seu comportamento em um sistema do qual ele faça parte As métricas de qualidade em uso medem o quanto o produto agrega às necessidades de usuários específicos

18 18/29 A Norma ISO/IEC Orienta o planejamento e a execução de um processo de avaliação da qualidade do produto de software Complementa a ISO/IEC Inclui modelos para relatórios de avaliação, técnicas para medição das características, documentos necessários para avaliação e fases da avaliação

19 19/29 A Norma ISO/IEC 14598: estrutura NormaNomeFinalidade Visão GeralEnsina a utilizar as outras normas do grupo Planejamento e GerenciamentoSobre como fazer uma avaliação, de forma geral Guia para DesenvolvedoresComo avaliar sob o ponto do vista de quem desenvolve Guia para AquisiçãoComo avaliar sob o ponto de vista de quem vai adquirir Guia para AvaliaçãoComo avaliar sob o ponto de vista de quem certifica Módulos de AvaliaçãoDetalhes sobre como avaliar cada característica

20 20/29 A Norma ISO/IEC Em resumo: –complementa a ISO/IEC 9126; –permite uma avaliação padronizada das características de qualidade de um software. É importante notar que, ao contrário da ISO/IEC 9126, a ISO/IEC apresenta detalhes, incluindo: –modelos para relatórios de avaliação; –técnicas para medição das características; –documentos necessários para avaliação –fases da avaliação.

21 SQuaRE – Software Product Quality Requirements and Evaluation (ISO 25000) Projeto SQuaRE Requisitos de Qualidade 2503n Modelo de Qualidade 2501n Gestão de Qualidade 2501n Medições 2501n Avaliação 2504n 21/29

22 Square – Normas Publicadas ISO/IEC Software engineering - Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Guide to SQuaRE; ISO/IEC Software engineering — Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) — Planning and management; ISO/IEC Software engineering - Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Measurement reference model and guide; ISO/IEC TR Software Engineering: Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - Quality measure elements; ISO/IEC Software engineering — Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) — Quality requirements; ISO/IEC Software Engineering – Software product Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – Requirements for quality of Commercial Off-The- Shelf (COTS) software product and instructions for testing; e ISO/IEC 25062, Software engineering: Software product Quality Requirements and Evaluation (SquaRe) - Common Industry Format (CIF) for Usability Test Reports. 22/29

23 23/29 Técnicas de Avaliação de Produto de Software Podemos destacar: –Testes –Revisões

24 Modelos de Maturidade para Testes Modelos de referência para o processo de desenvolvimento são superficiais em relação às atividades de testes Modelos de maturidade para testes – modelos de referência para a definição de processos de testes mais eficientes. 24/29

25 Test Process Improvement - TPI 20 áreas chaves dividas em: ciclo de vida do desenvolvimento do software; técnicas de planejamento e testes; infra-estrutura do ambiente de testes; fatores organizacionais. Matriz de Maturidade De Teste Matriz de Maturidade De Teste Áreas Chave Níveis Pontos de Verificação Sugestões de Melhoria 25/29

26 Baseado no CMMI 5 níveis de maturidade, áreas de processo definidas para cada nível Inicial Definição Integração Gerenciamento e Medição Otimização 26/29 Test Maturity Model Integration - TMMI

27 Test Improvement Model - TIM Desenvolvido pela Ericson, Subotic, Ursing 5 níveis de maturidade: Nível 0 Nível 1 – Baseline Nível 2 – Cost-efectiveness Nível 3 – Risk-lowering Nível 4 – Optimizing Aspectos: Organização Planejamento e rastreabilidade Casos de testes Testware Revisões 27/29

28 28/29 Conclusão Produzir software de qualidade é uma tarefa difícil, porém possível. –O processo de avaliação de produtos de software complementa o processo de desenvolvimento

29 29/29 Conclusão São vários os benefícios alcançados decorrentes da avaliação de produtos de software: –O produtor poderá assegurar a qualidade do produto final; –Redução nos custos com a manutenção do software; –O usuário ficará mais satisfeito, pois estará adquirindo um produto de qualidade; –O vendedor poderá usar como argumento de venda a qualidade assegurada do produto que está vendendo; –Organizações poderão exigir critérios de qualificação com propósitos específicos.


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