A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Livre e pela liberdade”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Livre e pela liberdade”"— Transcrição da apresentação:

1 “Livre e pela liberdade”
Software Livre “Livre e pela liberdade” Coruja's Development Team

2 Equipe Pablo José da Silva – pjs Rafael Montenegro – rmr2
Renato Bibiano – rbsm Rodrigo Campos – rsc3

3 Mitos Código de Software Livre é de graça?
Software de código aberto é menos seguro que software proprietário? Software proprietário tem mais qualidade que código aberto? Código aberto é bom para pesquisa e experiências, mas apenas software proprietário é apropriado para empresas?

4 O que é Software Livre? (1)
Definição Software livre refere-se à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.

5 O que é Software Livre? (2)
Um novo Paradigma Movimento de software livre é a maior expressão da imaginação dissidente de uma sociedade que busca mais do que a sua mercantilização. Trata-se de um movimento baseado no princípio do compartilhamento do conhecimento e na solidariedade praticada pela inteligência coletiva conectada na rede mundial de computadores.

6 Contexto Histórico (1) Tradição dos hackers em compartilhar conhecimentos Richard Stallman Pesquisador do MIT Fundador da Free Software Foundation GNU Public License – 1985 Copyleft GDB, gcc e Emacs

7 Contexto Histórico (2) Linus Torvals Brian Behlendorf e Cliff Skolnick
Linux – 1991 Brian Behlendorf e Cliff Skolnick Apache Software Foundation Creative Commons

8 Tipos de Licenças (1) GNU Public License
Compreende-se em quatro níveis de liberdade para os usuários. Liberdade de executar o programa para qualquer propósito. Liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidade (acesso ao código fonte). Liberdade de redistribuir cópias de modo que outros usuários possam ser beneficiados. Liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos de modo que toda a comunidade se beneficie.

9 Tipos de Licenças (2) Creative Commons
Atribuição: Você deve dar credito ao autor original Uso não-Comercial: Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais Compartilhamento pela mesma licença: Se você alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta, somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta Vedada a criação de obras derivadas Domínio público (não estabelecida no território brasileiro)

10 Tipos de Licenças (3) Debian Free Software Guidelines
Redistribuição deve ser livre Código Fonte deve ser incluído e deve poder ser redistribuído Trabalhos derivados devem poder ser redistribuídos sobre a mesma licença do original A licença não pode discriminar contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas, nem quanto a forma de utilização do software Os direitos outorgados não podem depender da distribuição onde o software se encontra A licença não pode “contaminar” outro software

11 Tipos de Licenças (4) Copyright Copyleft
Propriedade justificada como garantia de uso e disposição do proprietário àquilo que lhe é de direito (por herança ou por trabalho) Copyleft O copyleft determina que qualquer um que distribua o software, com ou sem modificações, deve passar adianta a liberdade para copiá-lo e modificá-lo novamente.

12 Popularização do SL Maior disseminação na Alemanha, Reino Unido e Suécia A popularização do software livre está criando novas necessidades no campo jurídico, tanto no nível da relação usuário-prestador de serviço, quanto no nível de implementação de políticas públicas que favoreçam a adoção desse tipo de programa A maioria dos softwares livres é registrado (tem copyright), mas são lançados sob uma licença que permite uma livre redistribuição. É este atributo que permite os benefícios econômicos distintos que o software livre resulta e que leva um grande número de consumidores a considerar o uso de software livre.

13 SL na Educação Software livre ajuda a disseminar a cultura de informática na população de um país Custos barateados O governo mexicano lançou um programa nacional de informatização de suas escolas baseado exclusivamente no Linux e em SL

14 Comunidades Open Source(1)
sourceforge.net É o maior site do mundo para o desenvolvimento de sistemas de código aberto

15 Comunidades Open Source(2)
freshmeat.net Mesmo estilo do sourceforge, porém, menos conhecido

16 Comunidades Open Source(3)
slashdot.com "News for nerds. Stuff that matters."

17 Comunidades Open Source(4)
Free Software Foundation(FSF) Comunidade pioneira em software livre

18 Empresas e SL IBM Incentiva o desenvolvimento do Apache Linux Exemplos de empresas que tiveram sucesso com software livre: JBoss MySQL eZ Publish ZOPE Trolltech RedHat(Linux)

19 Economia com SL (1) Devido à falta do completo entendimento de software livre, muitas pessoas no mundo pensam que o mesmo não pode ser uma fonte de renda sustentável e que não teria a capacidade no mercado com novas tecnologias. Mas se isso fosse verdade por que a IBM investiria neste ramo? MySQL, iniciada na Suécia, saiu do nada para se tornar uma das maiores tecnologias de banco de dados em um período de 7 anos. Com mais de 4 milhões de sites de distribuição, e um faturamento de aproximadamente U$10 milhões por ano

20 Economia com SL (2) A empresa RedHat, que comercializa uma das versões mais difundidas do Linux, obteve uma valorização fantástica no primeiro dia em que teve suas ações comercializadas na bolsa de valores. Dois de seus proprietários são hoje bilionários (em dólares) devido a esta valorização fantástica. Existem também várias outras empresas e profissionais estabelecidos no mercado que derivam ganhos significativos trabalhando ou fornecendo suporte a software livre É inconcebível que num mundo tão dependente dos computadores para seu funcionamento, a maior parte dos programas que regem o seu funcionamento sejam fornecidas por um único fabricante e a preços cada vez maiores

21 Software Livre no Brasil
Governo: Iniciativa pioneira, a adoção de software livre pelas instituições públicas com objetivo de melhorar os programas de computador utilizados e de baixar os altíssimos custos que normalmente Programa nacional de informatização (PROINFO) todo baseado em software proprietário. Mas existem iniciativas inovadoras nesta área como no Rio Grande do Sul que está promovendo estudos para adoção em grande escala do Linux, tanto em nível administrativo quanto em suas escolas. Existem diversos projetos de lei no Congresso Federal sobre a adoção preferencial de software livre e código aberto, além da Frente Parlamentar do Software Livre, que articula politicamente a aprovação de tais leis. Um deles é a Lei do Software Livre (2.269/99) cuja aprovação visa uma economia de até 60% nos gastos do governo.

22 Software Livre no Brasil (2)
Licenças: CC-GNU GPL Licença oficial utilizada pelo governo federal para o licenciamento de software em regime livre nascida do acordo entre a Fundação do Software Livre e o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, através da escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e da organização não governamental americana Creative Commons.

23 Software Livre no Brasil (3)
Mercado: Dimensão mínima de R$ 77 milhões com potencial de crescimento de 2,5 a 3 vezes até 2008. Rio Grande do Sul e São Paulo são os dois principais focos de desenvolvimento e uso de software livre. Empresas Estáveis Connectiva Milestone Console

24 Software Livre no Brasil (4)
Comunidades: mozilla.org.br

25 Software Livre no Brasil (5)
codigolivre.org.br Comunidade brasileira de open source

26 Software Livre em Recife (1)
Governo: Primeira cidade do mundo a regulamentar a utilização do sistema de software livre. A lei nº /2001 determina que a Prefeitura do Recife utilizará preferencialmente os programas com códigos abertos nos sistemas e equipamentos de informática de todas as secretarias e empresas da administração indireta. Mercado: Nokia Demanda por Especialistas em Linux

27 Software Livre em Recife (2)
Portal do Software Livre de Recife

28 Como funciona o SL comercial
É necessário possuir um bom plano de negócios e saber que software livre não é um modelo de negócio em si, mas um método de produção e distribuição. Ciclo comum: Inicialmente, prover serviços gratuitos para o seu programa Criar fóruns e listas de discussões sobre o software. Uma vez ganho o mercado, acabar com o suporte gratuito e oferecer vários outros suportes pagos. Vender cds junto com manuais sobre o programa, que podem ser vendidos a empresas que sentem-se mais seguras com isso. Criar versões mais completas pagas.

29 Por que utilizar SL? (1) Estrategicamente não é recomendável que a situação atual de monopólio evolua para um mundo com ainda menos alternativas Empresas/Governos gastariam bem menos com Software Livre (às vezes se torna inviável o software comercial). Fatos recentes têm demonstrado que o software livre pode oferecer maior confiabilidade e segurança do que o software proprietário. Um caso revelador é o do Apache, que possui a maior parte do mercado de servidores web e ainda assim apresenta um número significativamente menor de problemas de segurança do que o segundo colocado, que é um software proprietário.

30 Por que utilizar SL? (2) Um dos resultados mais importantes da liberdade de modificação oferecida pelo software livre é a possibilidade de diferenciação (produtos diferenciados podem atender de forma superior a mercados específicos, seja pelo foco em segurança, portabilidade, facilidade de uso, ou suporte corporativo). O software livre, sem dúvida, é essencial não só para a concepção e uso de programas, mas também por ser de grande importância em pesquisas e avanços tecnológicos, principalmente em países com problemas sociais (para muitos países pobres no mundo é o único caminho acessível para o futuro).

31 Debate Software Livre: vale a pena?

32 Referências www.gnu.org www.softwarelivre.gov.br www.comciencia.br


Carregar ppt "“Livre e pela liberdade”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google