A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Jobson Ronan

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Jobson Ronan"— Transcrição da apresentação:

1 Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Jobson Ronan

2 2 Ferramentas utilizadas J2SE 5.0 (O Tomcat 5.5x requer Java 5.0) Apache Tomcat 5.5.x Eclipse 3.1.x Eclipse Web Tools Platform

3 3 Tomcat Container que implementa as especificações de Servlets e JSP. Grátis. Pode ser executado como um Servidor Web. (Standalone) Container Web: aplicação responsável em mapear as requisições HTTP em chamadas de métodos e em gerenciar o ciclo de vida dos servlets.

4 4 Tomcat Nasceu quando a Sun decidiu doar ao projeto Jakarta, e à Apache Foundation, o código inacabado da implementação de referência da especificação 2.1 de servlet´s e 1.1 de JSP. Movimento inteligente da empresa.  Colabora ç ão de uma comunidade em prol de uma implementa ç ão robusta.

5 5 Tomcat : arquitetura Catalina: Segunda geração de container web fornecida pelo Tomcat. Sua função é gerenciar o ciclo de vida dos servlets. Também responsável por mapear URL´s em servlets e devolver o documento gerado.

6 6 Tomcat : arquitetura Jasper : engenho JSP. Gera e compila o servlet correspondente a cada página. Conectores: Facilitam a integração do catalina com outros servidores web. O conector Coyote transforma efetivamente o tomcat em um servidor web.

7 7 Instalando o Tomcat Descompacte o arquivo jakarta-tomcat-5.5.x.zip para uma pasta desejada. (C:\Tomcat) Execute {TOMCAT_HOME}\bin\startup.bat

8 8 Instalando o Tomcat Abra para testar se o Tomcat está rodando.http://localhost:8080 Execute {TOMCAT_HOME}\bin\shutdown.bat (finaliza o Tomcat)

9 9 Estrutura de diretórios

10 10 Estrutura de diretórios bin Contém os scripts para o início e termino do servidor. common Classes utilizadas pelo Tomcat e disponibilizadas também para as aplicações hospedas por ele. conf Arquivos de configuração do Tomcat.

11 11 Estrutura de diretórios common Classes que compõem o Jasper ( “ compilador ” JSP). logs Arquivos de log do Tomcat. Onde devemos buscar informa ç ões quando algo sai errado. server Classes que compõem o Catalina al é m das aplica ç ões de administrador do servidor.

12 12 Estrutura de diretórios shared Classes disponibilizadas para todas as aplica ç ões Web. (Inicialmente vazio) webapps Diret ó rio padrão para deployment das aplica ç ões Web. work Diret ó rio utilizado pelo Tomcat como á rea de trabalho.

13 13 Estrutura de diretórios temp Diretório temporário para JVM.

14 14 Gerenciando o Tomcat Usu á rios  Arquivo de configura ç ão tomcat-users.xml localizado no diretorio conf.

15 15 Gerenciando o Tomcat Aplicação Admin   É um front-end para edição dos arquivos de configuração do Tomcat e mesmo dos Deployment descriptors das aplicações hospedadas.

16 16

17 17 Gerenciando o Tomcat Aplicação Manager   Esta aplicação permite instalar, remover, parar, (re)iniciar ou recarregar aplicações web hospedadas Pelo Tomcat  Tambem fornece uma API simples, baseada em requisições HTTP, para que o administrador crie seu próprio front-end para a administração do servidor

18 18

19 19

20 20 Instalando o Eclipse 3.1.x Descompacte o arquivo eclipse-SDK-3.x.zip para uma pasta desejada. (C:\Eclipse)

21 21 Configurando o Eclipse Window->Preferences->J2EE Annotations->XDoclet

22 22 Configurando o Eclipse Window->Preferences->Java->Installed JREs

23 23 Configurando o Eclipse Window->Preferences->Server->Installed Runtimes->Add  Selecione Apache Tomcat 5.5


Carregar ppt "Configuração do Ambiente de Desenvolvimento Jobson Ronan"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google