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Ambientes Virtuais na Educação

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Apresentação em tema: "Ambientes Virtuais na Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Ambientes Virtuais na Educação
Bruno Rodrigo (brca) Dinaldo Andrade (dap2)

2 Introdução Motivação Novas Tecnologias na educação
Informática na educação Software educativo Nova metodologia de ensino Conclusão

3 Motivação Velocidade de aprendizagem Acesso ao conhecimento
Estimular o aluno “O ideal é fazer com que as duas atividades se juntem: aprender deve ser divertido e, idealmente, toda diversão digital deve trazer algum aprendizado.” PAPERT (2001)

4 NTICS Televisão e vídeo Computador
Internet ( + fórum + www + ...) Software educativo 2.1       Internet Dentre todas as tecnologias que aqui serão apresentadas, a internet se sobressai como a de maior importância e capacidade de expansão, além de servir como auxilio às outras tecnologias na comunicação. A quantidade de ferramentas e informação que podemos encontrar surpreende a qualquer um. Aprender, agora, não se trata apenas de ir a escola para assistir uma aula ou discutir trabalhos com os colegas, um mundo cheio de novidades pode ser aberto com o acesso à internet, só é necessária a motivação de aprender mais. Agora vamos exibir alguns serviços encontrados na internet e como eles podem ser usados como apoio ao ensino: 2.1.1        Um dos serviços mais antigos e mais utilizados da internet. Baseia-se na comunicação assíncrona, onde servidores fazem o trabalho do correio, armazenam correspondências e repassam aos seus destinatários. Quase sempre com uma interface amigável, ele pode ser usado por qualquer pessoa que tenha pouco conhecimento em internet. Pode ser útil na comunicação entre aluno-aluno ou aluno-professor. Este serviço permite uma maior velocidade na comunicação e, até mesmo, ter uma maior acessibilidade a professores ocupados. Pelo fato da comunicação ser assíncrona, possíveis argumentações poderão ser mais bem analisadas e depois enviadas. 2.1.2        Lista de Discussão Uma lista de discussão funciona semelhante ao , mas destina-se a enviar mensagens a um grupo de pessoas, e não apenas um destinatário. Há várias listas, cada uma com seu determinado assunto. Para ter acesso só é preciso se cadastrar com seu . Pode ser útil quando um aluno está estudando determinado assunto e necessita tirar uma dúvida, também é útil a professores que necessitam fazer um Broadcast para toda turma. Suas desvantagens estão na possibilidade de se receber mensagens irrelevantes e ocupar a caixa de entrada sem necessidade, este problema pode se agravar com o aumento do número de assinantes da lista. 2.1.3        WWW (World Wide Web) O serviço que popularizou a internet. Integra quase todos os outros serviços através de uma interface amigável que apresenta páginas e hipertextos ao usuário. Vários sites estão espalhados por servidores com as mais diversas informações. Saber usar este serviço é o mais básico e fácil da internet, qualquer pessoa com pouco conhecimento em informática pode navegar. Igualmente ao , a comunicação também é assíncrona, já que o conteúdo sempre está presente nos sites apenas esperando o acesso por parte das pessoas. Sua utilidade parece sem limites, aulas, pesquisas, cronograma do curso, avisos, material de ensino, tudo isto, e mais, pode ser disponibilizado pelos professores aos seus alunos. Esta possibilidade de compartilhar conhecimento em locais públicos, aparentemente sem custos adicionais, permite o acesso irrestrito dos alunos a conteúdos programáticos, fontes de pesquisa, etc. Hoje em dia, é necessário que todo aluno tenha acesso a este recurso para que o mesmo possa competir com os demais. 2.1.4        Sites de Busca Este item é nada mais que um sub-grupo de sites que são muito úteis na internet, são estes sites de busca que nos auxiliam na procura por informação. Eles dispõem de mecanismos que selecionam material relevante (evitam duplicatas; links quebrados; separam por idioma, formato de arquivo, data; realizam operações lógicas entre os termos para filtrar melhor) para que não seja inviável procurar por dezenas de sites inúteis, que apenas nos fariam perder tempo. Qualquer pessoa que tenha feito pelo menos uma pesquisa na internet sabe a importância desses sites, alunos e professores não têm tempo a perder com informações inúteis, portanto este recurso se sobressai como um grande auxílio as pesquisas. 2.2       Televisão e Vídeo Com a chegada do computador e da internet na escola, acabamos nos deslumbrando demais e esquecendo da televisão e do vídeo por achar que eles estão ultrapassados ou que já dominamos toda sua capacidade. Não devemos pensar desta maneira equivocada, o modo pelo qual a TV se comunica é bastante sensorial, misturando várias linguagens – imagens, fala, música, escrita – que são utilizadas simultaneamente, mobilizando ainda mais as pessoas na construção de seus pensamentos. A TV possui uma grande influência na vida das pessoas. Aqui não estamos limitando a televisão aos canais VHF abertos, mas sim a sua ligação com o vídeo cassete, podendo ser utilizado na exibição de documentários, filmes, reportagens, etc. Agora vamos exibir um resumo da proposta de José Manuel Moran (1995) sobre o uso da TV na sala de aula: 2.2.1        Proposta de utilização do vídeo Vídeo como... Sensibilização Um bom vídeo pode ser de grande ajuda na introdução de um novo assunto, ele desperta curiosidade e motiva a pesquisa. Isto poderá facilitar em um maior aprofundamento no assunto. Ilustração Um vídeo muitas vezes ajuda a mostrar o que se fala em aula, por exemplo, um vídeo pode ilustrar como era a vida dos romanos na sua época ou exibir imagens de lugares distantes da escola, Amazônia, África, etc. A vida se aproxima da escola através do vídeo. Simulação Um vídeo pode mostrar experiências que seriam difíceis ou dispendiosas de serem realizadas no laboratório, ou até exibir o crescimento acelerado de um planta. O vídeo possibilita os alunos analisarem eventos que seriam inviáveis de se realizar na prática. Conteúdo de Ensino Um vídeo pode estar todo montado para falar, direta ou indiretamente, sobre determinado assunto, logo ele pode ser utilizado como apoio em explicações. Produção Basicamente, nós podemos produzir dois tipos de vídeos relevantes ao ensino: ·         Documentação: professores podem documentar suas aulas, experimentos, estudo de campo, depoimentos, para serem utilizados nas próximas turmas ou gravar programas interessantes. ·         Expressão: crianças e jovens podem ser estimulados a se expressarem através de vídeos gravados por eles próprios. Os incentivos podem vir através de trabalhos ou da produção de vídeos informativos exibidos em locais que outros alunos possam ver. Espelho Um vídeo espelho pode ser muito útil em uma auto-avaliação ou análise de grupo. Cada um se vê, seu comportamento, seus cacoetes, o nível de participação, daí podemos incentivar os mais retraídos e “acalmar” os mais extrovertidos para darem espaço aos seus colegas. Um professor pode ver como está sua comunicação com a turma, suas qualidades e defeitos.

5 Informática na educação
Internet Educação à distância Software educativo

6 Software educativo Qualidades Tipos: Interface simples e amigável
Conteúdo único, rico e relevante Coisas apenas possíveis no computador Aberto para mudanças e atualizações Tipos: Exercício e prática Tutoriais Sistemas Tutores Inteligentes Jogos Simulações

7 Nova metodologia de ensino
Interação aluno X tecnologia Interação aluno X professor Interação aluno X aluno Interação professor X tecnologia

8 Conclusão A tecnologia não garantirá por si só o aprendizado do aluno;
Incentivar as escolas; Professores bem formados; Mudanças de papéis (aluno, professor e escola).

9 Referências Bibliográficas
PAPERT, Seymour. Nada será como antes. Superinteressan-te Edição Especial: Educação Digital.São Paulo: Abril,


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