A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório de Dados Secundários

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório de Dados Secundários"— Transcrição da apresentação:

1 Relatório de Dados Secundários
Levantamento das Necessidades de Capacitação dos Setores Produtivos da Região Nordeste Relatório de Dados Secundários Estado: Paraíba

2 Contexto Regional O rápido crescimento populacional das cidades do Nordeste nos últimos anos ocorreu de forma desordenada, devido a maior parte dos imigrantes com baixos índices de escolaridade e capacitação profissional terem buscado o trabalho urbano. Na grande maioria das cidades, o processo de urbanização foi dissociado de crescimento econômico. O despreparo da mão-de-obra, vem provocando aumento das taxas de desemprego e subemprego urbano, com conseqüentes reflexos negativos na qualidade de vida das populações urbanas.

3 Desafios a Serem Superados
ESTRANGULAMENTOS ECONÔMICOS Reduzido crescimento da economia regional nas duas últimas décadas; Grande fragilidade da agropecuária; Desestruturação dos segmentos exportadores tradicionais e a incapacidade da região para redefinir formas de integração; Insuficiente dotação de infra-estrutura econômica e sua inadequação em relação aos pólos dinâmicos da economia regional; Reduzida qualificação da mão de obra regional; Baixo grau de integração e lento processo de modernização da estrutura industrial da região;

4 Desafios a Serem Superados
ESTRANGULAMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS Reduzida capacidade da região na geração, absorção e difusão de informações e conhecimentos científicos e tecnológicos; Desarticulação entre o sistema de geração e o setor produtivo. OUTROS ASPECTOS COMO: Insuficiente qualidade da educação oferecida; Elevadas taxas de analfabetismo e o analfabetismo funcional; Baixos padrões de saneamento e higidez ambiental; Baixa propensão da população da região às atividades associativas e à mobilização social

5 Desafios a Serem Superados
ALGUNS DESAFIOS Inclusão de parcela relevante da população economicamente ativa, ao trabalho produtivo e ao acesso à renda; Aumento significativo da qualidade da educação oferecida; Superação do analfabetismo.

6 OBJETIVO Identificar as atuais e futuras necessidades de qualificação profissional para atender as demandas de mão-de-obra dos empreendimentos instalados e em vias de implantação na região Nordeste e nas áreas de atuação da ADENE.

7 JUSTIFICATIVA / PREMISSA
A capacitação da mão-de-obra tem importância fundamental para as definições de políticas e práticas para a geração do desenvolvimento; A existência de mão-de-obra qualificada representa um diferencial significativo para que as organizações consigam encontrar as melhores formas de atuação em um contexto complexo e mutável. Nas questões relacionadas à competitividade, a má qualidade do ensino e sua incapacidade de fornecer ao mercado os profissionais demandados, representa um gargalo que inviabiliza o crescimento sustentado. No Brasil e em especial no Nordeste, muitas empresas não conseguem suprir suas demandas de mão-de-obra pela incapacidade de encontrar trabalhadores de bom nível e formação.

8 Proposta Metodológica
1ª Etapa Identificar os empreendimentos em vias de implantação com maior potencial para geração de emprego e renda na região Nordeste, com suas respectivas necessidades de qualificação. Identificação de estudos prospectivos junto às instâncias governamentais (municipal, estadual e federal) quanto à implantação de empreendimentos com maior potencial para geração de emprego e renda e contribuições para o desenvolvimento regional; Definição das necessidades de qualificação da mão-de-obra demandadas por esses empreendimentos; Realização de entrevistas e reuniões, bem como apresentação de relatórios para as Instituições envolvidas diretamente com os objetivos da pesquisa.

9 Proposta Metodológica
2ª. Etapa Identificação dos setores atualmente mais carentes em termos de qualificação de mão-de-obra na economia do Nordeste capacitação de mão-de-obra. Identificação, acesso, coleta, tratamento e análise de dados secundários; Elaboração de Relatório com as informações consolidadas, discriminando as carências, limitações e necessidades de capacitação dos agentes produtivos de setores e atividades econômicas das cadeias produtivas e A.P.L’s selecionados pelo Plano de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste; Apresentação do Relatório acima mencionado para as Instituições envolvidas diretamente com os objetivos da pesquisa.

10 Proposta Metodológica
3ª. Etapa Explicitar as necessidades específicas de capacitação de mão-de-obra em cada um dos setores econômicos e atividades das cadeias produtivas e A.P.L´s identificados no item anterior. Identificar as instituições ofertantes de capacitação para os agentes produtivos, em termos de oferta atual e futura de capacitação; Realizar levantamento de estudos prospectivos setoriais para verificar as necessidades atuais e futuras de capacitação para os agentes produtivos; Identificação das novas formas de atuação das Instituições (públicas e privadas) de apoio à atividade econômica e à geração do desenvolvimento local no que se refere a políticas e práticas de capacitação para os agentes produtivos dos setores econômicos e atividades das cadeias produtivas e A.P.L´s identificados. Apresentação de relatórios para as Instituições envolvidas diretamente com os objetivos da pesquisa.

11 Proposta Metodológica
4ª. Etapa: Definir quais as prioridades de capacitação nas atividades dos diversos setores econômicos atuais, assim como, as demandas prioritárias de capacitação dos novos empreendimentos Identificar os critérios de priorização para capacitação dos agentes produtivos, estabelecidos pelas instâncias governamentais (municipal, estadual e federal), assim como, as instituições (públicas e privadas) de apoio à atividade econômica nas localidades e/ou micro regiões; Selecionar os critérios de capacitação a serem utilizados como parâmetros na definição de uma escala de prioridades para elaboração de políticas e práticas de capacitação para a mão-de-obra da região; Realização de entrevistas e reuniões, bem como apresentação de relatórios para as Instituições envolvidas diretamente com os objetivos da pesquisa.

12 Critérios para escolha dos Setores
PROJETOS “ESTRUTURANTES” Capacidade e possibilidades para geração de emprego e renda. Capacidade de geração de novos negócios dentro da cadeia produtiva do setor.

13 Setores pré-definidos pelo PDSNe
Indústria Infra-Estrutura Comércio e Serviços Agronegócios Turismo

14 Setores pré-definidos pela ADENE
Indústria Infra-Estrutura Logística Turismo Ciência e Tecnologia “OUTROS”

15 Panorama do Estado da Paraíba
Decadência do Setor Primário, em especial nas culturas do algodão,do sisal, da cana de açúcar e do abacaxi; Crescimento do setor de serviços (comércio, turismo, profissionais liberais e atuação governamental), como decorrência do processo de urbanização e industrialização; Atividade industrial, concentrada nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Alguns investimentos previstos: - Instalação da plataforma mundial de serviços do grupo Coteminas; - Expansão das unidades de produção da Alpargatas nas cidades de João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande.

16 Panorama do Estado da Paraíba
Em termos de INFRA-ESTRUTURA Construção da primeira usina de energia eólica do Estado; Reforma do Aeroporto Castro Pinto; Ampliação da rede de energia elétrica em Campina Grande; Construção de viaduto em Campina Grande; Construção de alças viárias, serviços de esgotamento sanitário e construção de um Centro de Convenções em João Pessoa; Recuperação de áreas degradadas, serviços de paisagismo, saneamento e esgotamento sanitário; reurbanização de áreas e sinalização turística no Litoral SUL.

17 Instrumento de Pesquisa
Identificação do respondente Identificação do Projeto / Ação / Investimento Identificação das Necessidades de Mão-de-Obra e Capacitação Requerida

18


Carregar ppt "Relatório de Dados Secundários"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google