A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visão Empresarial das Políticas Públicas de Apoio aos APLs de Base Mineral CERÂMICA VERMELHA Jamilton Nunes 2° vice-presidente da Anicer e Presidente do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visão Empresarial das Políticas Públicas de Apoio aos APLs de Base Mineral CERÂMICA VERMELHA Jamilton Nunes 2° vice-presidente da Anicer e Presidente do."— Transcrição da apresentação:

1 Visão Empresarial das Políticas Públicas de Apoio aos APLs de Base Mineral CERÂMICA VERMELHA Jamilton Nunes 2° vice-presidente da Anicer e Presidente do Sindicer/BA

2 APLS DE CERÂMICA VERMELHA DE BASE MINERAL REGIÃOARRANJO PRODUTIVO (Nome Oficial) NORTE APL de Cerâmica Vermelha do Amapá/AP APL de Cerâmica Vermelha da Região Central/TO APL de Cerâmica Vermelha de Iranduba/AM APL de Cerâmica Vermelha de Rio Branco/AC NORDESTE APL de Cerâmica de Teresina/PI APL de Cerâmica Vermelha do Baixo São Francisco Sergipano/SE APL de Cerâmica Vermelha de Crato/CE APL de Cerâmica Vermelha do Sul Sergipano/SE APL de Cerâmica Vermelha do Baixo Jaguaribe/CE APL de Cerâmica de Açu/RN APL de Cerâmica Vermelha/AL APL de Cerâmica Vermelha de Santa Rita/PB APL de Cerâmica de Barreiras/BA APL de Cerâmica Vermelha de Patos/PB APL de Cerâmica Vermelha do Agreste Sergipano/SE CENTRO- OESTE APL de Cerâmica Vermelha do Norte Goiano/GO APL Terra Cozida do Pantanal/MS SUDESTE APL de Cerâmica Vermelha de Monte Carmelo/MG APL de Cerâmica de Vargem Grande do Sul/SP APL de Cerâmica Vermelha de Campos dos Goytacazes/RJ APL de Cerâmica de São João da Boa Vista/SP APL de Cerâmica de Tambaú/SP APL de Cerâmica Vermelha de Panorama/SP SUL APL Cerâmica de Nova Santa Rosa/PRAPL de Cerâmica de Rio do Sul/SC APL de Cerâmica Vermelha Sul e Alto Vale/SC

3 Algumas Políticas Públicas de Apoio aos APLs Combate a não conformidade dos produtos: visa o combate aos produtos que não atendem as normas técnicas da ABNT vigentes, o incentivo a qualificação da mão-de-obra e melhoria dos processos produtivos, incentivos para instalação de laboratório, preparação adequada das argilas e a valorização da imagem positiva do setor. Extencionismo mineral: ação de apoio e fomento às boas práticas dos produtores de maneira a viabilizar o crescimento sustentável, por meio da legalização, prospecção e caracterização das argilas, entre outras frentes. Eficiência energética: projetos que visam promover o uso eficiente de energia, seja também pelo desenvolvimento de alternativas sustentáveis ou por compensações. Núcleos Estaduais de Apoio a APLs

4 RESULTADOS POSITIVOS Políticas Públicas de Apoio aos APLs melhoria da consciência sobre responsabilidade social, ambiental e econômica do negócio, aumentando o interesse de formalização. melhoria do nível de atendimento às exigências da NBR/ABNT referente aos produtos cerâmicos. aumento do nível de empregos formais e conscientização do atendimento das normas de segurança do trabalho. redução de exploração de jazidas irregulares. aumento da substituição de combustíveis fósseis por biomassas.

5 Falta de integração das ações desenvolvidas pelos órgãos públicos e instituições privadas parceiras. Morosidade na execução da ações e burocracia excessiva por parte dos órgãos públicos. Liberações dos recursos públicos em desencontro com os cronogramas físicos - financeiros dos projetos. PRINCIPAIS ENTRAVES Políticas Públicas de Apoio aos APLs

6 Sugestões de melhoria Políticas Públicas de Apoio aos APLs Identificar setores produtivos com características e potencialidades para desenvolver ações conjuntamente. Criar ações para fortalecer e promover as governanças comprometidas com resultados. Oferecer linha de crédito, com juros especiais, para desenvolvimento tecnológico, de gestão sustentável e de produtos inovadores, propícias às Pequenas Empresas. Criar cursos de qualificação técnica em cerâmica ou inserir matéria na grade curricular de cursos técnicos em edificação e/ou em mineração. Treinar laboratórios de materiais para caracterização de argilas.

7 OBRIGADO !! ANICER Rua Santa Luzia, 651, 12º Andar - Centro - Rio de Janeiro /RJ Tel: (21) Sindicer/BA Rua Professor Rômulo Almeida, Ulacupe de Brotas Salvador/BA Tel: (71)


Carregar ppt "Visão Empresarial das Políticas Públicas de Apoio aos APLs de Base Mineral CERÂMICA VERMELHA Jamilton Nunes 2° vice-presidente da Anicer e Presidente do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google