A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 2 Contextos atuais do sistema de “saúde” no mundo globalizado. A ciência médica como co-produto dos sistemas sócio econômicos: o controle do corpo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 2 Contextos atuais do sistema de “saúde” no mundo globalizado. A ciência médica como co-produto dos sistemas sócio econômicos: o controle do corpo."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 2 Contextos atuais do sistema de “saúde” no mundo globalizado. A ciência médica como co-produto dos sistemas sócio econômicos: o controle do corpo feminino, adoecimento, disease mongering, contaminação ambiental e desregulardores endócrinos

2 “Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos
 “Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos  filhos...  Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?” 

3 Tal como em qualquer terapia holística, o primeiro passo no sentido de se iniciar o ciclo de cura consiste em conscientizar os pacientes do contexto mais amplo de sua enfermidade.

4 “Mais cedo ou mais tarde, a física nuclear e a psicologia do inconsciente se aproximarão cada vez mais, já que ambas, independentemente uma da outra e a partir de direções opostas, avançam para território transcendente. (...) A psique não pode ser totalmente diferente da matéria, pois como poderia de outro modo movimentar a matéria?. E a matéria não pode ser alheia à psique, pois de outro modo poderia a matéria produzir a psique?. Psique e matéria existem no mesmo mundo, e cada uma compartilham da outra, pois do contraria qualquer ação recíproca seria impossível. Portanto, se a pesquisa pudesse avançar o suficiente, chegaríamos a um acordo final entre os conceitos físicos e psicológicos. Nossas tentativas atuais podem ser arrojadas, mas acredito que estejam no rumo certo”.

5 Invictus Autor: William E Henley Nas garras do destino e seus estragos, Sob os golpes que o acaso atira e acerta, Nunca me lamentei - e ainda trago Minha cabeça - embora em sangue - ereta. Além deste oceano de lamúria, Somente o Horror das trevas se divisa; Porém o tempo, a consumir-se em fúria, Não me amedronta, nem me martiriza. Por ser estreita a senda - eu não declino, Nem por pesada a mão que o mundo espalma; Eu sou dono e senhor de meu destino; Eu sou o comandante de minha alma.

6 Célula Tecido Órgão Sistema Organismo População Comunidade Ecossistema Biosfera

7 Consiste no aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais elétricas, usinas nucleares, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas. A elevação da temperatura afeta a solubilidade do O2na água, fazendo com que esse gás se difunda mais facilmente para a atmosfera acarretando na diminuição de sua disponibilidade na água.

8 Inúmeros são os resíduos sólidos, líquidos e gasosos provenientes das indústrias e lançados diretamente nos rios e córregos.Agentes principais da poluição industrial são os gases tóxicos liberados na atmosfera, os compostos químicos orgânicos e inorgânicos lançados nos corpos hídricos

9 Ocorre quando se atira para os rios todo o lixo, matéria orgânica, árvores mortas, embalagens biodegradáveis.A principal poluição do ambiente é aquela causada pela falta de consciência do homem, quando joga para o rio toda a espécie de lixo.

10 Poluição dos Solos De acordo com o o Decreto n.º28.687/82, art. 72, poluição do solo e do subsolo consiste na deposição, disposição, descarga, infiltração, acumulação, injeção ou enterramento no solo ou no subsolo de substâncias ou produtos poluentes, em estado sólido, líquido ou gasoso.; Afeta a camada superficial da crosta terrestre, tendo se tornado uma das principais preocupações ambientais. Podendo interferir no ambiente global da área afetada (solo, águas superficiais e subterrâneas, ar, fauna e vegetação), e ser a origem de problemas de saúde pública.

11 Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, de origem humana, que prejudiquem as formas de vida eseu desenvolvimento regular;Os atuais padrões de uso do solo associam-se, geralmente, descargas acidentais ou voluntárias de poluentes no solo e águas, deposição não controlada de produtos, lixões e/ou aterros sanitários não controlados, deposições atmosféricas resultantes das várias atividades,

12 POLUIÇÃO ARTIFICIAL: Origem antrópica.
Pode ocorrer por:-urbanização e ocupação do solo;-atividades agropastoris, ligadas àagricultura e pecuária;-atividades extrativas: mineração;-armazenamento de produtos e resíduos, principalmente perigosos;-acidentes no transporte de cargas: derrame ou vazamento de produtos ou resíduos perigosos;-lançamento de águas residuárias;-disposição de resíduos sólidos de diversas origens, com destaque para os industriais em termos de significância de poluição.

13

14 Efeito Estufa O efeito estufa é um fenômeno natural que regula a temperatura da Terra. Sem este efeito a temperatura média da Terra seria de -19ºC em vez dos atuais 14ºC, ou seja, 33ºC mais quente. O aumento do efeito estufa écausado pelas atividades humanas, sendo a principal delas a liberação de CO2(dióxido de carbono) na atmosfera. Outros gases liberados pelo homem também aumentam o efeito estufa são metano [CH4], óxido nitroso [N2O], CFCs[clorofluorcarbono].

15


Carregar ppt "Aula 2 Contextos atuais do sistema de “saúde” no mundo globalizado. A ciência médica como co-produto dos sistemas sócio econômicos: o controle do corpo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google