A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Constelações Laurindo Sobrinho 03 de novembro de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Constelações Laurindo Sobrinho 03 de novembro de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 1 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Constelações Laurindo Sobrinho 03 de novembro de 2012

2 2 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Na Astronomia atual uma constelação é uma área definida artificialmente (e aceite internacionalmente) sobre a esfera celeste. Estas áreas agrupam-se geralmente em torno de conjuntos de estrelas brilhantes. A União Astronómica Internacional reconhece atualmente 88 constelações. Constelação de Canes Venatici (Cães de Caça) De notar que a constelação não é uma figura mas sim toda uma área sobre a esfera celeste.

3 3 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Na imagem temos uma simulação do movimento próprio de algumas estrelas da Ursa Maior a intervalos de anos As estrelas distantes passam largos milhares de anos sem praticamente alterarem a sua posição (mantendo-se na mesma constelação). O mesmo acontece com galáxias, enxames de estrelas ou nebulosas.

4 4 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Os planetas, por estarem muito mais próximo, têm movimentos muito mais percetíveis. Por exemplo, Marte a 3 de novembro estava em Ofiúco e a 12 de novembro já estará em Sagitário.

5 5 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira

6 6 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Em geral não existe qualquer relação entre as estrelas de uma constelação. Elas estão a distâncias bastante diferentes entre si. NomeDesignação Distância (AL) Denebalfa Cyg2000 Sadrgama Cyg800 -eta Cyg200 Albireobeta Cyg400 -zeta Cyg200 -epsilon Cyg70 -delta Cyg150 -iota Cyg100 -kapa Cyg150 © GAUMa

7 7 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Triângulo de Inverno: os vértices são 3 das estrelas mais brilhantes no céu durante os meses de inverno (Sirius, Betelgeuse, Procyon).

8 8 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Triângulo de Verão: os vértices são 3 das estrelas mais brilhantes no céu durante os meses de verão (Vega, Deneb e Altair).

9 9 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira

10 10 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Andrómeda (c) Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira 2012


Carregar ppt "1 Grupo de Astronomia Universidade da Madeira Constelações Laurindo Sobrinho 03 de novembro de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google