A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Descontaminação do Solo.  Já foi referido o grande dinamismo que o solo tem, enquanto parte do sistema geológico do nosso planeta, e que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Descontaminação do Solo.  Já foi referido o grande dinamismo que o solo tem, enquanto parte do sistema geológico do nosso planeta, e que."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Descontaminação do Solo

2  Já foi referido o grande dinamismo que o solo tem, enquanto parte do sistema geológico do nosso planeta, e que esse dinamismo faz com que realize várias trocas de matéria com todos os outros sistemas da Terra.

3  Como tal é muito fácil que os poluentes existentes num solo contaminado se propaguem para a água ou para o ar, e que entrem no fluxo de matéria da biosfera. Por isso é extremamente importante evitar a contaminação dos solos e proceder à sua descontaminação o mais rápido possível.

4  Existem dois grandes ramos de técnicas de descontaminação de solos:  Técnicas in-situ – realizadas no local da contaminação  Técnicas ex-situ – realizadas fora do local da contaminação.

5  É de notar que apesar das designações in-situ e ex-situ ambos os processos envolvem a extracção da área contaminada para se proceder ao tratamento.

6  Além destas designações as técnicas de remediação, também podem ser divididas consoante o tipo de acções que requer. Assim temos:  Técnicas biológicas, físico-químicas, térmicas e técnicas especiais, como a electro-cinética.

7  Para se proceder à descontaminação de uma área, primeiro é necessário isolá-la do perímetro envolvente, para que os poluentes não se propaguem, por exemplo, para os lençóis de água subterrâneos.

8  Existem dois métodos para cortar a ligação entre as zonas infectas e as restantes:  Barreiras Passivas  Barreiras Reactivas

9 Técnicas Biológicas  Recorrem à utilização de microorganismos para a remoção dos contaminantes do solo e para o tratamento de lamas e águas subterrâneas.

10  Técnica Agrária  Eiras Biológicas (aka Biopiles)  Bio-ventilação  Atenuação Natural  Bio-reabilitação  Fito-Remediação  Compostagem

11 Técnicas Físico-químicas  Consistem na utilização de compostos orgânicos ou inorgânicos não poluentes, para alterar quimica ou fisicamente as propriedades dos poluentes, para que estes deixem de ser perigosos para nós e para o ambiente.

12  Ventilação do Solo  Lavagem do Solo  Decloração  Extracção por solventes  Solidificação/Estabilização

13 Técnicas térmicas  Como o nome indica, são técnicas que utilizam as propriedades térmicas dos poluentes para os degradar ou lhes retirar a toxicidade.  Dessorção Térmica  Incineração  Vitrificação

14 Técnicas especiais  Técnicas peculiares, que não se encaixam numa definição certa, funcionando de modos muito diferentes.  Electro-Cinética  Técnica do Plasma

15  A evolução das técnicas de descontaminação do solo tem sido encarada com muito mais seriedade nos últimos tempos. Com a descoberta de novos perigos associados à poluição do solo, as grandes potências mundiais e industriais têm-se juntado num esforço para proteger este recurso natural.


Carregar ppt "Técnicas de Descontaminação do Solo.  Já foi referido o grande dinamismo que o solo tem, enquanto parte do sistema geológico do nosso planeta, e que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google