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Saúde Suplementar Balanço Sócio Ambiental Primeiro Levantamento Alfredo de Almeida Cardoso Diretor de Normas e Habilitação de Operadoras – ANS Cláudio.

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1 Saúde Suplementar Balanço Sócio Ambiental Primeiro Levantamento Alfredo de Almeida Cardoso Diretor de Normas e Habilitação de Operadoras – ANS Cláudio Albuquerque Consultor

2 2 Uma Breve Contextualização Décadas Mudança de Paradigmas: Fortalecimento Sociedade Civil; Início do Processo de Globalização Financeira Década 90 Consolidação: Mercado Mundial; Grandes Fraudes; Governança Corporativa Protagonismo da Sociedade Civil

3 3 Uma Breve Contextualização “Uma revolução silenciosa está a caminho nos mercados financeiros globais” Gavin Power, chefe da Financial Markets Initiative, Pacto Mundial. ONU – 1999 – Pacto Mundial – Cidadania Corporativa Fundos Globais em Investimento Socialmente Responsáveis Índice de Sustentabilidade da Dow Jones (DSJI) Princípios do Equador – International Finance Corporation – BM (50M) PRI – Princípios de Investimento Responsáveis – Fundos de Pensão Mundiais Global Reporting Initiative Indice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) – BOVESPA

4 4 DJSI WORLD x MSCI WORLD Base 100 = 31/12/ ,0% 121,8% Responsabilidade Socioambiental Por quê?

5 5 Responsabilidade SócioAmbiental As Fases: –Fase I: elaboração de questionário para suportar o levantamento e sua compilação; produção de relatório crítico (nível atual), estruturação de manual sobre Responsabilidade Socioambiental (guia para futuros levantamentos) e publicação dos resultados. – Fase II – Elaboração conjunta com o segmento de modelo próprio de Responsabilidade Socioambiental. A referida construção conjunta deverá contemplar aspectos como; formas de avaliação, formas de premiação e política de divulgação.

6 6 Levantamentos enviados ; Retornos - 796; Amostra - 181; O Levantamento Cooperativa104 Medicina de Grupo43 Auto Gestão11 Odontologia de Grupo8 Seguradora7 Filantropia8 181

7 7 O levantamento Brasil 2004 Investimento Social – 4,7 bilhões 0,27 do PIB. Operadoras - Levantamento Faturamento da amostra – R$ ,34% do faturamento da amostra.

8 8 O levantamento O que se buscava? Avaliar a percepção das operadoras quanto ao questão Responsabilidade SocioAmbiental e a relação com seus Públicos de Relacionamento.

9 9 O levantamento Meio Ambiente 40% da amostra estudada possuem projetos classificados como de meio ambiente Coleta seletiva de lixo Orientação de seus colaboradores para a racionalização de água e energia. Destaque para as cooperativas: programa 4 R’s – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar –, redução de danos, a utilização de papel reciclado, além da própria coleta seletiva. Metas anuais para minimizar resíduos e o consumo aumentar a eficácia de recursos naturais: 50% das operadoras não apresentaram resposta a questão e 31% delas afirmaram não possuir.

10 10 O Levantamento Publico Interno – Dados Relevantes Somente 29 trabalhadores da amostra são analfabetos; Menos de 1% dos trabalhadores são PPD. Somente 12,7% são negros, o que significa uma subrepresentação de 33,3%; 58% dos trabalhadores são mulheres e 50,19% dos cargos de chefia são ocupados por elas; 20% do quadro funcional é composto por terceirizados; estagiários.

11 11 O levantamento Investimento Social Externo Gráfico Valor Investido 1Educação e alfabetização 2Assistência social 3Alimentação e abastecimento 4Segurança 5Esporte 6Saúde 7Cultura 8Desenvolvimento comunitário e mobilização social 9Defesa dos direitos 10Lazer e recreação 11Qualificação profissional

12 12 O levantamento Investimento Social Externo Gráfico Publico Alvo Comunidade Rural 2Família 3Mulher 4Jovem 5Adolescente 6Crianças em situação de risco 7Moradores ou trabalhadores de lixão 8Portadores de deficiências 9Populações de assentamento 10Dependentes químicos 11Reclusos do sistema penitenciários e/ou seus familiares 12Egressos do sistema e/ou seus familiares 13Afro-descendentes 14Público GLS 15Idosos 16Outro

13 13 O levantamento Investimento Social Externo Gráfico Motivação Motivos humanitários 2.Atender a pedidos de outras entidades 3.Atender a motivos religiosos 4.Atender a solicitações de amigos/políticos 5.Melhorar a imagem da empresa 6.Aumentar a satisfação dos empregados 7.Complementar a ação do governo 8.Atender a comunidades próximas da empresa 9.Complementar a ação do governo

14 14 O levantamento Investimento Social Externo Quem Decide Dono da empresa Diretoria Comitê de empregados Área de recursos humanos Outro (Terceiros)

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