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Profa. M.Sc. Yáskara Menescal

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Apresentação em tema: "Profa. M.Sc. Yáskara Menescal"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA DEPERTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS - DCEN Gestão de Projetos Guia PMBoK – Processos Profa. M.Sc. Yáskara Menescal

2 Definição Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas a fim de atender aos seus requisitos. O gerenciamento é realizado através de PROCESSOS

3 Projeto Bem Sucedido: Selecionar os processos adequados
Usar uma abordagem definida para adaptar os planos e as especificações do produto e/ou serviço do projeto Atender aos requisitos de forma a atender as necessidades e expectativas das partes interessadas Balancear as demandas de escopo, tempo, custo, qualidade, recursos e riscos.

4 Definição Um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto pré-especificado de produtos, resultados ou serviços. Os processos de gerenciamento de projetos são realizados pela equipe do projeto

5 Categorias Principais
Os processos de gerenciamento de processos (iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar um projeto) Os processos orientados ao produto (especificam e criam o produto do projeto) são normalmente definidos pelo ciclo de vida do projeto

6 Grupos de Processos de Gerenciamento de Projetos
Grupos de processos de iniciação (Define e autoriza o projeto ou uma fase do projeto) Grupo de processos de planejamento (Define e refina os objetivos e planeja a ação e o escopo do projeto) Grupo de processos de execução (Integra pessoas e outros recursos para a realização do projeto) Grupo de processos de monitoramento e controle (Mede e monitora o progresso do projeto) Grupo de processos de encerramento (Formaliza a aceitação do produto, serviço ou resultado de um projeto ou fase do mesmo)

7 Processos de Gerenciamento de Projetos
São apresentados como elementos distintos mas se sobrepõem e interagem entre si Suas especificações tem por base a complexidade, risco, tamanho, prazo, experiência da equipe, recursos, informações e área de aplicação a aplicação dos processos de gerenciamento de projetos a um projeto iterativa e muitos processos são repetidos e revisados durante o projeto

8 Analogia ao Sistema PDCA

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11 Grupos de processos Possuem dependências claras e são executados na mesma seqüência em todos os projetos são independentes das áreas de aplicação ou do foco do setor

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14 Grupo de Processos de Iniciação
é constituído pelos processos que facilitam a autorização formal para iniciar um novo projeto ou uma fase do projeto O escopo inicial é definido Recursos financeiros são comprometidos As partes interessadas internas e externas Gerente de projeto será designado

15 Grupo de Processos de Iniciação
É constituído pelos processos que facilitam a autorização formal. Composto por: Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Identificar as partes interessadas

16 Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto
Trata da autorização do projeto

17 Grupo de processo de planejamento
Consiste nos processos realizados para estabelecer o escopo total de esforço, Definir e refinar os objetivos, Os processos de planejamento desenvolvem o plano de gerenciamento - e os documentos do projeto que são usados para executá-os Cria loops e feedaback periódicos para a analise adicional Planejamento de ondas sucessivas

18 Grupo de processo de planejamento
a equipe do projeto deve envolver todas as partes interessadas adequadas, dependendo da influência delas no projeto e nos seus resultados, Como o processo de feedback e de refinamento não pode continuar indefinidamente Procedimentos definidos pela organização Natureza do projeto, pelos limites estabelecidos do projeto, pelas atividades de monitoramento e controle adequadas, e também pelo ambiente em que o projeto será realizado

19 Grupo de Processos de Planejamento
Desenvolvem o plano de gerenciamento do projeto Composto por: 1 – Desenvolver o Plano de Gerenciamento de Projeto 2 – Planejamento do Escopo / coletar requisitos 3 – Definir o Escopo 4 – Criar E.A.P. 5 – Definição da Atividades 6 – Sequenciar as atividades 7 – Estimar os Recursos das Atividades 8 – Estimar as Durações das Atividades 9 – Desenvolver o Cronograma 10 – Estimar os Custos 11 – determinar Orçamento 12 – Planejar a Qualidade 13 – Desenvolver o Plano de Recursos Humanos 14 – Planejar as Comunicações 15 – Planejar o Gerenciamento de Riscos 16 – Identificar os Riscos 17 – Realizar a Análise Qualitativa de Riscos 18- – Realizar a Análise Quantitativa de Riscos 19 – Planejar repostas a riscos Planejar as aquisições

20 Desenvolver o Plano de Gerenciamento de projeto
Define, prepara, integra e coordena todos os planos auxiliares em um plano de gerenciamento de projetos

21 Planejamento do Escopo
Cria um plano de gerenciamento do escopo Definido,verificado e controlado

22 Definição do Escopo Desenvolve uma declaração do escopo detalhada

23 Criar E.A.P. EAP – Estrutura Analítica de Projeto
Subdivide as principais entregas do projeto em componentes menores

24 Definição da Atividade
Identifica as atividades específicas a serem realizadas

25 Sequenciamento de atividades
Identifica e documenta as dependências entre as atividades do cronograma

26 Estimativa de Recursos da Atividade
Estima o tipo e a quantidade de recursos necessários para cada atividade do cronograma

27 Estimativa de Duração da Atividade
Estima o número de períodos de trabalho para concluir atividades do cronograma específicas

28 Desenvolvimento do Cronograma
Analisa os recursos necessários, restrições, durações e seqüências de atividades para criar o cronograma

29 Estimativa de Custos Desenvolve uma aproximação dos custos necessários para terminar as atividades

30 Orçamentação Agrega os custos estimados para estabelecer uma linha de base de custos

31 Planejamento da Qualidade
Identifica os padrões de qualidade relevantes

32 Planejamento de Recursos Humanos
Identifica e documenta funções, responsabilidades e relações hierárquicas

33 Planejamento das Comunicações
Determina as necessidades de informação e de comunicação

34 Planejamento do Gerenciamento de Riscos
Decide como abordar, planejar e executar as atividades de risco

35 Identificação de Riscos
Determina os riscos que podem afetar o projeto e documenta suas características

36 Análise Qualitativa dos Riscos
Avalia e combina sua probabilidade de ocorrência e impacto

37 Análise Quantitativa de Riscos
Analisa numericamente o efeito dos riscos

38 Planejamento de Resposta a Riscos
Desenvolve opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir ameaças

39 Planejar Compras e Aquisições
Determina o que comprar ou adquirir, quando e como fazer isso

40 Planejar Contratações
Documentar os requisitos de produtos, serviços, resultados e identificar fornecedores

41 Grupo de processos de execução
constituído pelos processos usados para terminar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto a fim de cumprir os requisitos do projeto, coordenação das pessoas e dos recursos, além da integração e da realização das atividades do projeto, Execução do projeto – atualizações no planejamento Mudanças nas durações previstas para as atividades produtividade

42 Grupo de processos de execução
Analise detalhada e o desenvolvimento de repostas apropriadas Solicitações de mudanças Aprovadas – plano de gerenciamento Documentos do projeto Grande parte do orçamento na execução do projeto

43 Grupo de Processos de Execução
É constituído pelos processos usados para terminar o trabalho definido. Composto por: 1 – Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto 2 – Realizar a Garantia da Qualidade 3 – Contratar ou Mobilizar a Equipe do Projeto 4 – Desenvolver a Equipe do Projeto 5 – Gerenciar a equipe do projeto 6 – distribuir informações 7 – gerenciar as expectativas das partes interessadas 8 – Realizar aquisições

44 Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto
Orienta as diversas interfaces técnicas e organizacionais

45 Realizar a Garantia da Qualidade
Aplicar as atividades de qualidade planejadas

46 Contratar ou Mobilizar a Equipe do Projeto
Obter os recursos humanos necessários

47 Desenvolver a Equipe do Projeto
Melhorar as competências e a interação dos membros da equipe

48 Distribuição das Informações
Colocar as informações à disposição das partes interessadas

49 Solicitar Respostas de Fornecedores
Obter informações, cotações, licitações, ofertas ou propostas

50 Selecionar Fornecedores
Revisar ofertas, escolher entre possíveis fornecedores e negociar

51 Grupo de Processos de Monitoramento e Controle
É constituído pelos processos realizados para observar a execução de projeto Principal benefício: o desempenho do projeto é observado e medido regularmente Periódica e uniforme Variações em relação ao plano de gerenciamento

52 Grupo de processo de planejamento
o controle de mudanças e a recomendação de ações preventivas antecipando problemas, Monitorar as atividades do projeto em relação ao plano de gerenciamento Somente mudanças aprovadas sejam implementadas,

53 Monitorar e Controlar o Trabalho do Projeto
Coletar, medir e disseminar informações sobre o desempenho e avaliar as medições e as tendências

54 Controle Integrado de Mudanças
Controla os fatores que criam mudanças

55 Verificar o Escopo Formalizar a aceitação das entregas do projeto terminadas

56 Controlar o Escopo Controla as mudanças feitas no escopo do projeto

57 Controlar o Cronograma
Controla as mudanças feitas no cronograma do projeto

58 Controlar os Custos Atua nos fatores que criam variações e controla as mudanças no orçamento

59 Realizar o Controle da Qualidade
Monitora os resultados específicos do projeto a fim de determinar se estão de acordo

60 Reportar o Desempenho Coleta e distribui informações sobre o desempenho

61 Monitorar e Controlar os Riscos
Acompanha os riscos identificados, monitora os riscos eventuais, identifica novos riscos e executa planos de resposta aos riscos

62 Administrar as aquisições
Gerencia o contrato e a relação entre o comprador e o fornecedor

63 Grupo de Processos de Encerramento
São os processo para finalizar formalmente todas as atividades de um projeto ou de uma fase Verifica se os processos definidos estão completos em todos os grupos de processos

64 Grupo de Processos de Encerramento
Podem ocorrer as seguintes atividades: Obter aceitação do cliente ou patrocinador Fazer uma revisão pós- projeto ou de final de fase Documentar as lições aprendidas Arquivar todos os documentos relevantes no SIGP, usados como dados históricos Encerrar as aquisições

65 Encerrar o Projeto Finaliza todas as atividades em todos os grupos de processos

66 Encerramento as aquisições
Termina e liquida cada contrato, resolvendo qualquer item em aberto

67 Interações entre Processos
Os processos estão ligados pelos objetivos que produzem, normalmente as saídas de um processo se tornam entradas para outro

68 Interação e Nível de Sobreposição


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