A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Programa de Pós-Graduação UNCISAL DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Profa. Dra. Almira Alves dos Santos

2 Requisitos para o exercício da docência
Requisitos legais LDB Art A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em cursos de mestrado e doutorado.

3 Finalidades da Educação Superior LDB-9.394 - Art. 43.
Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

4 Finalidades da Educação Superior LDB-9.394 - Art. 43.
Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

5 Finalidades da Educação Superior LDB-9.394 - Art. 43.
Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

6 Alcântara-2005 Requisitos pessoais
Físicos e fisiológicos Resistência a fadiga Clareza vocal Acuidade visual Acuidade auditiva

7 Requisitos pessoais Psicotemperamentais Estabilidade emocional
Versatilidade Iniciativa Autoconfiança Disciplina

8 Requisitos pessoais Psicotemperamentais Paciência Cooperação
Atenção difusa

9 Requisitos pessoais Intelectuais Inteligência abstrata
Inteligência verbal Memória Observação

10 Requisitos pessoais Intelectuais Raciocínio lógico
Rapidez de raciocínio Precisão de raciocínio

11 Requisitos pessoais Intelectuais Imaginação Orientação Concentração
Crítica

12 Requisitos técnicos Preparo especializado Cultura geral
Conhecimentos e habilidades pedagógicas/andragógicas

13 Competências do professor
Competência intuitiva Competência intelectiva Competência prática Competência emocional

14 Competências do professor
Competência intuitiva Foge à simples execução do trabalho planejado. Busca alternativas inovadoras para o seu trabalho. Comprometimento com a qualidade do trabalho.

15 Competências do professor
Competência intelectiva Pautada na reflexão. Ajuda a definir, organizar e classificar idéias.

16 Competências do professor
Competência prática Prioriza a organização espaço-temporal de maneira meticulosa. Amante da inovação. Imagem de “porto seguro”.

17 Competências do professor
Competência emocional Pautada na capacidade de “leitura da alma”. Expõe suas idéias com sentimento, gerando empatia imediata. Figura do “professor-amigo”.

18 Desafios e perspectivas
Inserção do professor como intelectual e formador:

19 Desafios e perspectivas
Professor Ensino-Extensão-Pesquisa

20 Valorização dos aspectos individuais inerentes ao discente
Domínio Cognitivo Domínio Afetivo

21 Domínio Cognitivo Memorização Compreensão Aplicação Análise Síntese
Avaliação

22 Domínio Afetivo Receptividade Resposta Valorização

23 EXERCÍCIO OPERATÓRIO Qual o papel do professor como agente de formação na sociedade contemporânea?

24 EXERCÍCIO OPERATÓRIO Dentre os requisitos necessários à docência, discuta quais os que mais e menos se destacam no seu perfil.

25 Que competências se destacam em seu perfil como professor e formador?
EXERCÍCIO OPERATÓRIO Que competências se destacam em seu perfil como professor e formador?


Carregar ppt "DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google