A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo de pessoas, representantes do empregador e dos empregados, especialmente treinado para colaborar na Prevenção de Acidentes. CIPA significa: COMISSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo de pessoas, representantes do empregador e dos empregados, especialmente treinado para colaborar na Prevenção de Acidentes. CIPA significa: COMISSÃO."— Transcrição da apresentação:

1

2 Grupo de pessoas, representantes do empregador e dos empregados, especialmente treinado para colaborar na Prevenção de Acidentes. CIPA significa: COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES A CIPA foi criada pelo governo federal, na década de 40, objetivando reduzir o grande número de acidentes de trabalho nas indústrias. O que é?

3 Procurar resolver de forma racional e lógica qualquer problema que lhe seja proposto, buscando abordá-lo por seu ângulo mais favorável. A CIPA CONSIDERA O FATO DE O ACIDENTE DO TRABALHO SER FRUTO DE CAUSAS QUE PODEM SER ELIMINADAS OU ATENUADAS ORA PELO EMPREGADOR, ORA PELO EMPREGADO OU, PELA AÇÃO CONJUGADA DE AMBOS

4 A CIPA É A UNIÃO INTELIGENTE DE EMPREGADOR E EMPREGADOS NO ESFORÇO CONTRA O ACIDENTE DO TRABALHO

5 As empresas privadas e públicas e os órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - C.L.T - ficam obrigados a organizar e manter em funcionamento uma CIPA.

6 Discutir os acidentes ocorridos; Sugerir medidas de prevenção de acidentes; Promover a divulgação e zelar pelas observâncias das normas de segurança; Despertar o interesse dos empregados pela prevenção de acidentes e pelo comportamento preventivo; Promover anualmente em conjunto com o SEESMT, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho - SIPAT

7 Realizar reuniões ordinárias e as registrar em ata; Investigar, ou participar com o SEESMT da investigação das causas, circunstâncias e conseqüências dos acidentes; Acompanhar a execução das medidas propostas; Realizar inspeções nas dependências da empresa, dando ciência dos riscos encontrados; Sugerir a realização de cursos, palestras, e campanhas com vistas a melhora do desempenho dos colaboradores quanto a segurança do trabalho;

8 Convocar os representantes para as reuniões da CIPA; Coordenar as reuniões da CIPA, encaminhando ao empregador e ao SEESMT, as decisões da comissão; Manter o empregador informado sobre os trabalhos da CIPA; Coordenar e supervisionar as atividades de secretaria; Delegar atribuições ao Vice-Presidente.

9 Executar atribuições que lhe forem delegadas; Substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais ou nos seus afastamentos temporários;

10 Acompanhar as reuniões da CIPA, e redigir as atas apresentando-as para aprovação e assinatura dos presentes; Preparar as correspondências; e outras que lhe forem conferidas

11 Cuidar para que a CIPA disponha de condições necessárias para o desenvolvimento de seus trabalhos; Coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que os objetivos propostos sejam alcançados; Delegar atribuições aos membros da CIPA;

12 Promover o relacionamento da CIPA com o SESMT, quando houver; Divulgar as decisões da CIPA a todos os trabalhadores do estabelecimento; Encaminhar os pedidos de reconsideração das decisões da CIPA; Constituir a Comissão Eleitoral.

13 Promover para todos os membros da CIPA, treinamento específico sobre Prevenção de Acidentes; Prestigiar a CIPA, proporcionando meios necessários; Convocar eleições; Cuidar para que todos os representantes compareçam às reuniões.

14 Eleger seus representantes para a CIPA; Indicar à CIPA e ao SEESMT situações de risco e apresentar sugestões para melhoria das condições de trabalho; Observar as recomendações quanto à prevenção de acidentes, transmitidas pelos membros da CIPA.


Carregar ppt "Grupo de pessoas, representantes do empregador e dos empregados, especialmente treinado para colaborar na Prevenção de Acidentes. CIPA significa: COMISSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google