A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Método sistêmico para abordar questões.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Método sistêmico para abordar questões."— Transcrição da apresentação:

1 Método sistêmico para abordar questões.
Temas extra-classe Método sistêmico para abordar questões.

2 Temas de interesse da coletividade
Análise crítica dos sistemas Mapas das diversas realidades Análise crítica do sistema global Percepção sistêmica da realidade global

3 Análise crítica dos sistemas
Análise e síntese da atuação humana nas diversas realidades ou sistemas. Sistema O produto das interações de energias, materiais e informações que compõem um ambiente, entre si e com o ambiente externo.

4 Sistemas SERES VIVOS Átomos Moléculas Células Organismos
Sistemas funcionais Seres Vivos SISTEMA SOCIAL Ser humano individual Famílias e Comunidades Organizações Sociais Governos Regionais Comunidades do Mundo CIÊNCIA Experiência individual Modelo de interpretação Teorias & Métodos Epistemologias Cultura Científica Sistemas BIOSFERA Minerais, Gases, Água Seres vivos Interações das partes abiótica e biótica Ecossistemas Interações de Ecossistemas Biosfera COSMOS Matéria Cósmica Planetas, asteróides, luas, sol Sistema Solar Galáxia Sistemas Intergalácticos Buraco Negro

5

6 Organismos Órgãos Tecidos Células Moléculas

7 Todo o que existe Omniversos Universos Galáxias Sistemas solares Planetas Sociedades Grupos Relações Indivíduos

8 Biosfera Formas de vida Espécies Famílias Indivíduos Simbiontes

9 Análise crítica dos sistemas
A análise deve incluir o tempo Os sistemas evoluem: eles mudam de composição, estrutura e organização com o tempo. Limitações A evolução dos sistemas segue regras de caráter universal, entre elas: as leis da termodinâmica dos sistemas abertos.

10 Diagrama do sistema da Biosfera (Odum, 2007)

11 Análise da biosfera Forças externas
Existem três forças externas: energia da radiação solar, energia gravitacional do sol e da lua, calor interno da Terra.

12 Forças internas ou estoques
A fotossíntese ocorre nos ecossistemas naturais remanescentes e no espaço agrícola. O estoque de energia fóssil fornece materiais e energia a indústria e as cidades.

13 Interações As matérias primas são beneficiadas na industria e no comercio e daí vão para as cidades. As cidades fornecem serviços. Existe um fluxo de dinheiro em contra-corrente aos fluxos de bens e serviços.

14 O sistema muda continuamente e em pulsos
Um serviço importante é a informação (conhecimento) que regula o sistema inteiro. Trata-se de um laço de retro-alimentação. A informação muda com o tempo.

15 A natureza recicla os materiais na biosfera.
Ela tem uma capacidade limitada de absorver e transformar os resíduos do sistema.

16 O sistema da Biosfera completo
Soerguimento geológico Energia das marés Fluxo duplo de Informação Fluxo de Informação Materiais e serviços ambientais Produtos Industriais Ciclagem

17 Estoques valiosos que interagem com o sistema econômico
Alguns estoques importantes de recursos naturais não foram considerados no diagrama de Odum (2007): Gelo polar, geleiras, glaciares, atmosfera; Estruturas que seqüestram C: recifes, permafrost, clatratos; Ecossistemas e biodiversidade; Minerais.

18 Estoques valiosos que interagem com o sistema econômico
Folio #1: “Em 2000 a contribuição emergética da civilização humana para a geobiosfera através recursos lentamente renováveis foi maior do que todos os inputs antes da Revolução Industrial. Um sintoma do surgimento de fluxos emergéticos temporários é a acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, que causa efeitos que mudam os padrões e a intensidade do clima.” “Se esses inputs temporários de emergia devem ser incluídos nas tabelas de avaliação da geobiosfera ,depende da escala a ser considerada e se esses inputs se tornaram ligados aos processos estudados.”

19 Esses estoques levaram milhões de anos para se formar.
Primeiro a vida anaeróbica. Perdas Intensas Energia das Marés Soerguimento geológico Biosfera: 0 – anos

20 Depois de muito tempo as estruturas de seqüestro de enxofre e carbono, surgiu a vida aeróbica e em decorrência dela a atmosfera oxidante atual. Soerguimento geológico Energia das Marés Biosfera: – anos

21 Finalmente nos últimos 500 milhões de anos surgiu a vida aeróbica mais complexa e os estoques de recursos fósseis. Energia das Marés Soerguimento geológico Biosfera: – anos

22 Um resumo de tudo

23 O que desapareceria primeiro: os sistemas humanos ou naturais?
A situação atual: perda de estruturas vitais Soerguimento geológico Energia das marés O que desapareceria primeiro: os sistemas humanos ou naturais? Fluxo duplo de Informação Fluxo de Informação ? Materiais e serviços ambientais Produtos Industriais ? Ciclagem Desafio: o que fazer?

24 Análise crítica da biosfera
Em relação ao o tempo O uso da energia fóssil degrada os ecossistemas e coloca em risco as estruturas que seqüestram carbono. Se essas estruturas colapsam vão liberar CO2 e CH4 em grandes volumes aumentando o aquecimento global e os desastres climáticos.

25 Análise crítica da biosfera
Limitação do crescimento A abundância de recursos (renováveis e não renováveis) permitiu o crescimento da população acima da capacidade de suporte sustentável. O esgotamento desses recursos vai cortar o subsídio energético que grande parte da população recebe.

26 Depois do crescimento: o ajuste
Temos que aprender a viver com recursos renováveis, em outras palavras: sustentavelmente. Como avaliar a capacidade de produção e a capacidade de absorção de resíduos dos ecossistemas e da biosfera? Quantas pessoas o sistema suporta? Como produzir? Que modelos de vida?

27 Questões gerais para qualquer tema:
O que se deseja conhecer? Quais os limites desse sistema? Pode se fazer um diagrama para mostrar como funciona? Quais as forças externas e internas? Como interagem os fluxos e os estoques de energia? Para onde evolui o sistema? Como pode mudar de rumo?

28 A parte humana: O que se disputa? Quais os interesses em jogo? Qual é o esclarecimento das partes envolvidas? Como se articulam os grupos, as comunidades e a população? Onde colocam seus esforços de controle? Como entram em jogo a educação, a mídia e outras vias de comunicação? Qual o papel dos diversos setores da população e das elites?


Carregar ppt "Método sistêmico para abordar questões."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google