A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etanol Combustível Avaliação da Sustentabilidade do

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etanol Combustível Avaliação da Sustentabilidade do"— Transcrição da apresentação:

1 Etanol Combustível Avaliação da Sustentabilidade do
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia de Alimentos Lab. de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada LEIA Avaliação da Sustentabilidade do Etanol Combustível usando Análise Emergética e Análise de Ciclo de Vida EMBRAPA Consuelo L. Fernandez Pereira Enrique Ortega

2 Etanol Combustível Renovável
Em 2005 a participação do álcool foi de 16% (MME) Na safra 2006/07 foram colhidas 426 milhões de toneladas de cana; 17.7 bilhões de litros de álcool; 80% destinado ao mercado interno Dados: Unica, 2008

3 Cana no Estado de São Paulo:
É o principal produto agrícola do estado; 36% do valor da produção agrícola do estado; Na safra 2006/07 produziu 264 milhões de toneladas; 3,7 milhões de hectares; Dados: IEA, 2008

4 Objetivo do Trabalho Análise Emergética (AE)
Avaliar a sustentabilidade de cadeida produtiva agrícolas utilizando as metodologias de: Análise Emergética (AE) Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

5 Análise Emergética Emergia é a soma de toda a energia, direta ou indiretamente incorporada, tanto na forma de energia, matéria, trabalho humano ou trabalho da natureza, necessária para produzir um dado bem ou serviço Emergia é expressa em equivalente de Joules de energia solar (seJ) Odum (1996)

6 Análise Emergética N F R Y = SJFTRF + SJNTRN+ SERTRR Emergia
Y = SEF + SEN+ SER F N Transformidade é a emergia por unidade de energia, expressa em seJ/J R Solar Joules Joules Y = SJFTRF + SJNTRN+ SERTRR

7 Avaliação de Ciclo Vida
ACV avalia todos os estágios do ciclo de vida de um produto, desde a aquisição da matéria prima até a disposição dos resíduos, identificando, quantificando e avaliando os impactos ambientais acumulados ao longo do ciclo. Utiliza o conceito Berço ao Túmulo ISO 14000

8 Consumo de recursos Naturais
Indicadores da ACV Categorias de Impacto Consumo de recursos Naturais Uso do Solo Aquecimento Global Acidificação Eutrofização Toxicidade

9 Emergia & ACV AE ACV

10

11 Dados da Cadeia avaliada
{

12 Distribuição Fontes: Literatura Entrevistas ANT Fabricantes

13 Resultados – Análise Emergética

14

15

16

17

18 Resultados – Inventário de ACV
Unidade Funcional (UF): 1 litro de etanol

19 Resultados – Inventário de ACV
Unidade Funcional (UF): 1 litro de etanol

20 Resultados – Inventário de ACV
Unidade Funcional (UF): 1 litro de etanol

21 Relação Energia Fornecida/Consumida

22 Resultados – Inventário de ACV
Unidade Funcional (UF): 1 litro de etanol

23 Ciclo do Carbono

24 Absorção Emissão (Fotossíntese) = (Queima colheita, queima do bagaço, fermentação, queima do combustível)

25 Absorção (Fotossíntese) = Emissão (queima, fermentação e motor)
Emissões de CO2 Absorção (Fotossíntese) = Emissão (queima, fermentação e motor)

26 Resultados – Emissões equivalentes

27

28 Reserva Legal

29

30

31 Conclusões A etapa agrícola é aquela de maior peso e, portanto, seu desempenho é fundamental para o desempenho da cadeia como um todo. Este resultado é confirmado pela inclusão da reserva legal nos cálculos. A etapa de distribuição pode alterar os indicadores de desempenho do sistema. Quando a distância entre a usina produtora e o posto de distribuição aumenta, os índices ambientais apresentam valores piores.

32 Conclusões Na avaliação de sustentabilidade de biocombustíveis deve-se avaliar: redução na dependência em combustível fóssil; redução das emissões de gases de efeito estufa; redução dos impactos ambientais.

33 Dependência em combustível fóssil
Avaliada por: Consumo total da cadeia Eficiência energética - sistemas mais eficientes disponibilizam maior volume de energia por unidade de energia fóssil consumida. Dentre os biocombustíveis, o etanol de cana-de-açúcar apresenta menor consumo e melhor rendimento energético. Entretanto, a cadeia produtiva é dependente em combustíveis fósseis.

34 Redução das emissões Todo CO2 absorvido na etapa agrícola, é emitido à atmosfera durante os próximos ciclos. Ao longo do ciclo produtivo há queima de combustíveis fósseis, tanto direta como indiretamente, e, portanto, há emissão de CO2 Quando comparados a outros combustíveis a cadeia produtiva do etanol emite volumes menores de CO2.

35 Redução das emissões – Cont.
Porém, sua produção e seu uso não podem ser considerados como mitigadores de emissões, uma vez que emitem CO2 para a atmosfera. A inclusão de área de conservação de vegetação pode compensar as emissões do sistema produtivo.

36 Impactos ambientais consumos significativos de recursos naturais
À cadeia produtiva do etanol estão associados : consumos significativos de recursos naturais emissões de gases de efeito estufa impactos ambientais a nível local, regional e global. O modelo atual de produção de etanol de cana-de-açúcar tem baixa renovabilidade, 35%.

37 Conclusão Etanol apesar de seu desempenho ser melhor do que outros biocombustíveis, não é sustentável a longo prazo, pois é uma cadeia dependente de combustíveis fósseis e causa vários impactos ambientais.

38 Conclusões do Estudo A adoção do conceito de AVC associado à AE é uma ferramenta poderosa na avaliação da sustentabilidade de produtos agroindustriais, pois permite: a avaliação da cadeia como um sistema único e de cada uma das etapas individualmente; a identificação dos recursos, renováveis ou não, consumidos mais intensamente por cada uma das etapas e pela cadeia completa;

39 Conclusões do Estudo – Cont.
a identificação das etapas críticas das cadeias produtiva; contabilizar tanto os recursos provenientes da economia, com custo financeiro, como aqueles da natureza, sem custo; Identificação das diferenças entre modelos produtivos e de distribuição.

40 Conclusões do Estudo – Cont.
Os resultados oferecem informações importantes que podem ser utilizadas para: o desenho de modelos produtivos mais sustentáveis; para sustentar políticas públicas e programas de desenvolvimento sustentável. por sistemas de certificação com o objetivo de avaliar o desempenho ambiental dos produtos certificados.

41 Obrigada! clfp@fea.unicamp.br ortega@fea.unicamp.br
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia de Alimentos Lab. de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada LEIA Obrigada!


Carregar ppt "Etanol Combustível Avaliação da Sustentabilidade do"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google