A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade.
Fórum Biocombustíveis: uma visão integral Sessão A: situação e perspectivas da agricultura da região de Campinas. Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade.

2 O que é um Sistema Agrosilvipastoril?
O SASP é uma modalidade agrícola em que se combinam no mesmo espaço plantas forrageiras (gramíneas) e leguminosas (rasteiras, arbustos) e árvores junto com produção agrícola e pecuária para produzir alimentos, água, serviços ambientais e energia de biomassa.

3 Resumindo É a harmonia entre criação de animais e a produção agricultura para gerar sustentabilidade . “Todos respeitam o espaço de todos e interagem”!

4 Modelo de SISTEMAS AGROSILVOFLORESTAIS PECUÁRIOS
Árvores Produção de Leguminosas Cercas vivas Bancos de Forragem Barreiras de árvores contra o vento. Pasto com alta densidade arbórea Dispersas

5 O que são índices eMergéticos?
Qual foi a minha tese? Comparação dos índices emergéticos em algumas Propriedades Agrosilvipastoris do Brasil e da Colômbia O que são índices eMergéticos? São razões matemáticas entre os fluxos renováveis e não renováveis de um sistema que permitem calcular o beneficio que o produtor obtém e o impacto que provoca ao meio ambiente. Os índices emergéticos são: a transformidade, a taxa de rendimento, a taxa de investimento e, principalmente, a renovabilidade do sistema.

6 Modelo de Fluxograma de análise eMergética de propriedades SASP

7 Fotos das Propriedades Estudadas com sistemas Agrosilvipastoris no Brasil e na Colômbia.
El Hatico (Colômbia) Nata da Serra (Brasil) El Rodeo (Colômbia) La Meseta (Colômbia)

8 Como provar que investir em SASP é economicamente viável?
Ao compararmos, nas tabelas mostradas a seguir, os índices econômicos e energéticos dos sistemas agrosilvipastoris com os de sistemas de pastagem convencional, confinados e semi-confinados identificamos a quais são os que apresentam melhor desempenho.

9 Analise emergética e interpretação: Resultados Sistemas AgroSilviPastoris (SASP)
Nata da Serra EL Hatico El Rodeo La Meseta Tr Transformidade (média) 98275 123051 244394 309269 EYR Taxa de Rendimento 2,04 1,94 1,31 1,83 EIR Taxa de Investimento 0,96 1,06 1,61 1,2 %R Renovabilidade 50,93 47,25 41,99 41,10 EER Intercâmbio Emergético 0,94 0,12 0,38 0,10 Rentabilidade Econômica 0,90 0,11 2,31 2,67 Trabalhadores/ha 0,04 0,09 1,15 Trabalhadores Familiares/Contratados 6,00 21,00 3,00 4,00

10 Comparação entre as propriedades Agrosilvipastoris e Sistemas de pastagem tradicional, semi-confinados e confinados (Raggi, 2005). Características das propriedades estudadas

11 Características das Propriedades

12 Tabelas Comparativas dos cálculos
1. Rentabilidade em reais 2. Rentabilidade em dólares 3. Média da rentabilidade econômica 4. Renovabilidade 5. Média da Renovabilidade

13 Comparação entre as Áreas Agrícolas dos Sistemas

14 Receitas em Reais por Hectare /Ano

15 Receitas em Dólares

16 Médias das Receitas das Propriedades

17 Renovabilidade

18 Comparação entre as Médias de Renovabilidade

19 Comparação da rentabilidade dos sistemas comparados

20 Comparação entre a rentabilidade dos sistemas
Todas as fazendas apresentam índices de troca de emergia próximas de um (1) que é o que caracteriza um sistema orgânico, mostra que mesmo usando pouca quantidade de herbicidas (El Rodeo) (La Meseta) apresentam índices de sistemas sustentáveis.

21 Princípios fundamentais dos SASP
Aproveitar ao máximo os recursos da própria fazenda; Reciclar os nutrientes; Eliminar os produtos químicos; Realizar manejo biológico de pragas e doenças. Usar eficientemente a água e descontamina-la por meio biológicos. Aproveitar integralmente a fertilidade do solo baseando-se no manejo eficiente da matéria orgânica. Revalorar o conhecimento local.

22 Conclusões Os SASP apresentam bons valores de eficiência e rentabilidade como resultado da adoção de práticas agroecológicas; Comparando-se os índices emergéticos dos SASP com os tradicionais,verifica-se que os SASP são mais rentáveis, necessitam de menores investimentos e os impactos ambientais são menores.

23 Proposta da implementação do SASP
Ter avanços na agricultura sustentável . Com o auxilio da CIPAV, sob a coordenação do Dr.. Enrique Murgueitio, e da Unicamp sob a orientação do Dr. Enrique Ortega fizemos projetos que estimulam os produtores rurais a aplicar sistemas agrosilvipastoris, gerando serviços ambientais e contribuindo para melhorar a qualidade de vida de quem depende da agropecuária.(Cartilha e financiamento do Banco Mundial). Acrescentaremos nestes projetos a instalação de micro-destilaria e e biodiesel. (Construídas de uma forma sustentável com a mínima agressão ao meio ambiente e com produtos orgânicos).

24 Maiores esclarecimentos falar com Teldes ou Dr Ortega
Entre no site: Telefones


Carregar ppt "Sistemas Agrosilvopastoris de alta produtividade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google