A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,"— Transcrição da apresentação:

1 Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol, eletricidade e alimentos. Dr. Enrique Ortega FEA, Unicamp, Brasil III Taller de Energías Renovables. X Escuela Internacional de Verano de Ciencia y Tecnología de los Metales. Universidad de La Habana. Cuba, 14 de julio de 2003.

2 MUAI: Mini-Usina de Álcool Integrada a produção de eletricidade e alimentos. Uma proposta do grupo de pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Brasil: Dr. Romeu Corsini, Dr. Geraldo Lombardi, MS. Aldo Ometto. Conta com várias colaborações: Dr. Pedro Rodríguez Ramos do Instituto Politécnico “Luis Antonio Echavarria” de la Habana e Enrique Ortega e Osmar Coelho da Unicamp.

3 Escolha entre alternativas renováveis e não renováveis

4 MUAI Integração de fluxos internos e produção de recursos de alta qualidade.

5 Emergía.

6 Índices

7 leite carne couro hortaliças e frutas Sistema agrícola e pecuário e transporte da cana biofertilizante

8 cana em toletes bagaço úmido caldo de cana Sistema de preparação e extração de caldo e uso do bagaço para gerar eletricidade biogás água uso no sistema

9 caldo de cana lodo do caldo Sistema de produção de etanol e levedura. vinhoto lodo das dornas

10 Geração de biogás e bio-fertilizante

11 Diagrama de fluxos de energia. Primeira etapa

12 Diagrama de fluxos de energia. Segunda etapa

13 Diagrama de fluxos de energia. Terceira etapa

14 Diagrama de fluxos de energia. Quarta etapa

15 Procedimento de análise emergética, passo a passo. 1.Identificação e quantificação dos fluxos; 2.Obtenção do fator de conversão de energia denominado transformidade para cada fluxo; 3.Conversão a fluxos de emergia; 4.Agregação de fluxos; 5.Obtenção de índices; 6.Discussão dos índices obtidos.

16 Primeira etapa: identificação do sistema e quantificação dos fluxos

17 Segunda etapa: Considerar o custo energético

18 Segunda etapa: conversão dos fluxos

19 Terceira etapa: agregação

20 Quarta etapa: índices


Carregar ppt "Usina de álcool minimizada: uma termoelétrica à biomassa de cana de açúcar. Análise emergética do sistema "MUAI" de tamanho médio para produção de etanol,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google