A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

310. Falta de sol, doença das batatas e a fome na Irlanda em 1840 (IRELAND)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "310. Falta de sol, doença das batatas e a fome na Irlanda em 1840 (IRELAND)"— Transcrição da apresentação:

1 310. Falta de sol, doença das batatas e a fome na Irlanda em 1840 (IRELAND)

2 Este modelo para a Irlanda simula a doença da bata com eventos começando em Um pouco antes do desenvolvimento da agricultura da batata que causou a explosão da população da Irlanda, aumentando 7 milhões. então haviam dois chuvosos, nublados verões sem muita luz solar para suportar a agricultura de monocultura.

3 Sem energia solar suficiente as batas não cresceram. Como é normalmente o caso quando fontes de energia diminuem, a resistência a doenças diminui também. A praga da batata se desenvolveu então havia pouca comida. As pessoas começaram a passar fome e as doenças começaram. Um milhão de pessoas morreram e três milhões emigraram, muitas para o novo mundo.

4

5 Quando a luz solar retornou, a cultura humana absorveu algumas lições e mudou em maneiras que não mais canalizavam comida direto para bebês. A população havia permanecido a um baixo nível desde então.

6 Mi.xls

7 O programa (Tabela IV-10) usa IF indicando a mudança dos coeficientes várias vezes, como nas indicações 340, 350 e 360, que ajustam a energia solar de 1 a 1/3 para produzir mudanças climáticas. Indicações mudam a data de nascimento dependendo de D/F, quantidade de batatas por pessoa.

8 Exemplos de modelos de países como a Irlanda Este modelo é um exemplo de simulação da história, um assunto não-desenvolvido. É um bom exemplo da interface entre humanos e sua base de recursos ambientais. A nova Zelândia (IV-14) e Estado-Mundo (IV-16) são modelos que ilustram o princípio geral que alterações em fontes externas de energia causam mudanças na economia.

9 Outro exemplo de mudança temporária do tempo foi o frio verão na nova Inglaterra, que segui a erupção do vulcão Krakatoa em Poeira vulcânica flutuava pelo mundo, cortando a luz solar.

10 Problemas experimentais "E se" 1. O que teria acontecido com a população da Irlanda se o clima não tivesse mudado (de acordo com este modelo)? Para cortar a mudança climática do programa, olhe o programa para achar as indicações relativas a energia solar. A indicação põe a curva senoidal para energia solar, e indicações manipulam o fator, C, que é multiplicado pela curva senoidal. Quando C é 0.3, o sol é cortado para 1/3. então, digite C = 1.

11 3. O que teria acontecido com a população se o clima tivesse mudado permanentemente para 1/3 de sol? Qual indicação ou indicações você mudará para manter c = 0.3? 2. O padrão que você encontrou na última questão continua após 30 anos? mude para para te dar 30 anos na tela, e corte as indicações da praga. Seja paciente; o plotamento será lento. Qual é o fator limitante?

12 4. O que teria acontecido de a taxa de crescimento da população (comportamento reprodutório humano) não mudasse mesmo havendo a praga da batata (talvez eles mudariam para outro tipo de comida resistente a pragas)? Descubra e mude as indicações que representam as taxas de reprodução.

13

14 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "310. Falta de sol, doença das batatas e a fome na Irlanda em 1840 (IRELAND)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google