A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)"— Transcrição da apresentação:

1 302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)

2 No modelo ECONP&C, relações de circulação de dinheiro e geração de valores reais a partir de recursos são estudadas. A produção econômica gera produtos a partir de recursos ambientais e bens humanos e serviços. Estes são comercializados para os consumidores que usam o produto para gerar serviços que eles vendem para produtores.

3 Como na figura IV-2a mostra, os recursos são processados a direta como produção e atrás como um retorno a respeito do serviço a esquerda, interagindo no processo de produção. A fonte de energia é de entrada renovável, limitada por sua fonte quanto a entrada regular no processo. Então, o modelo é apropriado para um segmento de uma economia agrária antes da revolução industrial, depois da qual a economia tem sido movida principalmente por combustíveis e outros recursos não-renováveis.

4

5 O dinheiro que é usado para comprar e vender produtos e bens e serviços fluem como uma contracorrente circular na direção oposta. Na situação mostrada na Figura IV-2 os preços são determinados pelos grandes mercados de sistemas fora dos limites do sistema. Conforme mostrado pelos símbolos em forma de losangos, o fluxo de produtos e bens e serviços estão ligados ao fluxo de dinheiro pelo preço.

6 O capital de trabalho nas contas bancárias dos produtores e consumidores são os pequenos tanques indicados por sinais $. O dinheiro gasto neste modelo é proporcional ao dinheiro nas contas bancárias, quanto mais dinheiro, maiores os gastos.

7 Mi.xls

8 Se o suprimento de dinheiro (TM) não é, mudado, o mesmo dinheiro compra mais conforme a produção aumenta até que o crescimento seja limitado pela fonte. Se as condições iniciais forem começadas com pequenos depósitos de produtos (Q) ou recursos dos consumidores (C), a simulação mostra um crescimento conforme o dinheiro circula (Figura IV-2b).

9 Exemplos Um exemplo é a produção agrícola de comida, a qual os consumidores na cidade usam para fazer maquinaria, pesticidas, e fertilizantes necessários para a produção agrícola.

10 Problemas experimentais "E se" 1. Em 1815 poeira de uma explosão vulcânica cobriu o sol e naquele verão houve falhas nas lavouras na Nova Inglaterra com geada por todo verão. Qual é o efeito da redução da entrada da fonte pela metade? Se os preços forem mantidos constantes, qual teria sido a circulação de dinheiro?

11 2. Qual é o efeito do aumento do suprimento de dinheiro TM, sem mudar a disponibilidade de recursos ou os preços? 3. Suponha que os preços de serviços humanos e trabalho aumentassem, outras coisas seriam as mesmas? Qual é o efeito em produtos em estoque e recursos dos consumidores?

12

13 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "302. Fluxos em contracorrentes de dinheiro na produção e consumo (ECONP&C)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google