A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)"— Transcrição da apresentação:

1 306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)

2 O modelo ECONUSE (Figura IV-6) é um exemplo de um produto ambiental sendo usado em um processo econômico. O produto (Q) - madeira da floresta, peixes, ou castanhas - é produzido por energias renováveis como sol, chuva, e vento.

3 O produto acumula (TANK Q). Para processar o produto para venda, dinheiro é necessário para comprar e manter equipamentos e mão de obra. Conforme o produto é vendido, o dinheiro recebido é usado para comprar bens e serviços necessários para continuar o processamento.

4

5 O rendimento do produto pronto para venda (E) depende de ambos a qualidade do produto original (Q) e a quantia de equipamentos para processo e mão de obra (A). A quantidade de dinheiro que acumula (M) é o dinheiro que vem das vendas do produto (PE*P) menos o dinheiro pago a bens e serviços (K5*M).

6 Mi.xls

7 A simulação (Figura IV-6b) começa com baixas quantidades de recursos de equipamento para produção (A), e dinheiro (M). Se esta é uma operação de produtos de madeira, primeiro a quantidade de madeira (Q) cresce antes do desenvolvimento de recursos (A) para usar madeira.

8 Então recursos e aumento nas vendas, e mais dinheiro (M) se torna disponível para comprar mais bens e serviços como serras, tratores, caminhões, e estradas para construir recursos econômicos (A). Este crescimento econômico consome os estoques de madeira. Mais tarde um balanço da produção e uso é alcançado a uma menor taxa de uso baseada no limite natural de crescimento da árvore.

9 Exemplos de uso econômico Este modelo é apropriado para qualquer produto vendível o qual cresce sem assistência humana - flores selvagens, mel natural, produtos da floresta como borracha, resina, aguarrás, madeira, frutas, castanhas; produto marinhos como peixes, lagostas, mariscos, corais, conchas. Outros modelos econômicos similares são modelos IV-4 e IV-5.

10 Problemas experimentais "E se" 1. Que diferença faz um aumento de 10% no preço de bens e serviços? Ache a indicação para PG e a aumente 10%. 2. Se os recursos ambientais são raros, as vendas são menores. O usuário consegue permanecer no negócio? Mude de 10 para metade e execute o programa novamente. 3. Que diferença faz se você começar com 10 vezes mais dinheiro?

11 4. Quão vulnerável é o seu negócio ao preço que você consegue pelo seu produto? Para ver, diminua a metade PE e depois dobre. 5. Vamos olhar outra parte do sistema, os consumidores. Se preços PE aumentam devido a escassez mundial de camarão, o estoque de Q nos lagos locais é usada e diminui. O que acontece com o padrão de vida daqueles dependentes do camarão Q? (O que o dinheiro deles compra?) Olhe o segundo gráfico a partir da questão 6.4.

12

13 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "306. Os recursos da natureza e o laço controle da economia (ECONUSE)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google