A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)"— Transcrição da apresentação:

1 313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)

2 Um simples mini-modelo que representa a visão padrão de crescimento econômico é MONEYGRO na Figura IV-13. O dinheiro está circulando (linha pontilhada) como uma contra corrente ao fluxo de produtos e ao retorno de bens e serviços na produção.

3 Durante o crescimento alguém pode adicionar um novo suprimento de dinheiro (M) à circulação de dinheiro sem causar inflação até que alguém adicione novos recursos reais (A) ao mesmo tempo. Conforme o diagrama mostra, a pressão do recurso é mantida constante, o que significa que os recursos nunca são limitantes, independente de sua demanda.

4

5 No modelo, mais dinheiro é adicionado em proporção aos recursos econômicos A, libertando o crescimento inflacionário. O resultado é o crescimento exponencial sem limites. (Veja EXPO, Part II-1). A produção econômica (KO*E*M) é em proporção ao dinheiro que está circulando.

6 A taxa de crescimento é sensível J a taxa de depreciação (K2) dos recursos. Para ver o que ocorre quando os recursos são limitados, veja os modelos que seguem BUYPOWER e MACROEC. Esta é uma versão do método “Domar- Harrod” de crescimento econômico introduzido 50 anos atrás.

7 Mi.xls

8 Exemplos de crescimento exponencial controlado pela circulação de dinheiro O modelo na Figura IV-13 se aplica ao crescimento de uma indústria que está utilizando um grande novo recurso, ou se aplica ao crescimento de um país, onde a concentração dos recursos é constante.

9 Porque muitas pessoas acreditam que é sempre possível a substituição de um recurso por outro, eles acham que o recurso E é ilimitado e que o crescimento exponencial como mostrado aqui é um modelo geral para toda a economia e seus negócios. Cientistas de recursos sabem que eles não são ilimitados e que tal crescimento exponencial é somente temporário. Já, o mundo e a maioria de seus setores estão diminuindo seu crescimento.

10 Problemas experimentais "E se" 1. Se a disponibilidade de recursos é a metade, como o crescimento de dinheiro e recursos se diferenciará? Mude E para O que acontece se a taxa de depreciação dos recursos é diminuída devido ao desenvolvimento de mais informações compartilhadas e mais acomodações permanentes? Mude K2 para 0.02.

11 3. E se a economia muda a taxa de adição de dinheiro? Aumente K2 para 0.02; depois diminua para Se a companhia começar com mais recursos, como ela cresce? Mude A para 10.

12

13 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "313. Crescimento controlado pelo dinheiro (MONEYGRO)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google