A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

312. Poder de compra no crescimento autocatalítico com não-renováveis (BUYPOWER)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "312. Poder de compra no crescimento autocatalítico com não-renováveis (BUYPOWER)"— Transcrição da apresentação:

1 312. Poder de compra no crescimento autocatalítico com não-renováveis (BUYPOWER)

2 Em modelos microeconômicos, dinheiro e preços, são manipulados de fora do sistema determinando parte do resultado. Em PRICES (Figura IV-12a) o modelo determina o preço dos bens produzidos. Modelos econômicos, que determinam seus próprios padrões de dentro do sistema, são chamados modelos macroeconômicos.

3 Este sistema macroeconômicos são examinados permitindo que o crescimento autocatalítico gere recursos econômicos (Q) com 3 caminhos, um usando combustíveis e minerais, e dois baseado somente em recursos renováveis. Fontes renováveis (J) e não-renováveis (F) de recursos direcionam a produção (P) de recursos (Q) como no modelo 2SOURCE (II-4).

4

5 O dinheiro é mostrado circulando em proporção ao suprimento de dinheiro (M), e preços são a taxa dos dois (circulação de dinheiro (produto interno bruto) dividido pela produção (P)). Em outras palavras, este modelo faz dinheiro e preços (e seu poder de compra) inteiramente dependente da produção real e recursos operando no sistema.

6 Mi.xls

7 Na simulação (Figura IV-12b) um index de preços (PR), que é a produção por dólar, é graficado, mostrando que os preços tendem a alcançar um mínimo quando a taxa de produção é a mais alta, que vem antes da diminuição dos recursos. Então, como fontes não-renováveis são esgotadas, os preços sobem, mostrando inflação (menos recursos por dólar).

8 Produtividade (P) também é graficada, mostrando um máximo quando a vantagem e os recursos não-renováveis (F) são ambos moderadamente altos. Nos anos recente o preço real de combustíveis, eletricidade, e commodities dependentes alcançaram seu mínimo com a mais alta produtividade em Na simulação, o suprimento de dinheiro (M) é mantido constante, diferente de sistemas reais, que vem adicionando suprimento de dinheiro todos os anos.

9 Exemplos de modelos macroeconômicos como BUYPOWER Este é um modelo para qualquer país que é dependente de seus próprios combustíveis e recursos renováveis e não muito dependente de importações e exportações. A União soviética segue este modelo. Mesmo que os EUA possuam mais comércio, isto também pode representar nossa economia.

10 Problemas experimentais "E se" 1. O que ocorreria aos preços se o sistema começasse com mais combustível? Faça F = 150, execute e veja. 2. Se o sistema convertesse combustível mais eficientemente, como isto afetaria recursos e preços? Aumente K3 para Como o sistema reage se ele encontrasse uma maneira de usar suas energias renováveis com mais eficácia? Aumente K4= 0.08.

11

12 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "312. Poder de compra no crescimento autocatalítico com não-renováveis (BUYPOWER)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google