A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Duas populações com interações competitivas (INTERACT)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Duas populações com interações competitivas (INTERACT)"— Transcrição da apresentação:

1 Duas populações com interações competitivas (INTERACT)

2 Duas populações podem competir através de interações negativas. Conforme o diagrama, uma população procura destruir a outra.

3 Se mostram duas populações concorrentes sem limite de alimento (E é constante) e cada uma delas possui uma limitação de tipo logístico. Sem interações negativas as duas populações poderiam coexistir.

4

5 Devido as interações negativas nenhuma delas consegue manter um grande crescimento. Com efeitos negativos suficientes, uma população pode excluir a outra, um processo chamado exclusão competitiva.

6 Mi.xls

7 Exemplos de Interações Competitivas Um exemplo ecológico de exclusão competitiva é a competição entre duas espécies de besouros de grãos em uma jarra com comida apropriada (grãos) fornecidos todos os dias. Se algumas outras espécies forem colocadas dentro da jarra sozinhas, o número de besouros aumentaria até nivelar-se (modelo logístico).

8 Entretanto, se besouros de várias espécies forem colocados na jarra juntos, no início todos crescem, mas logo a espécie mais eficiente consome toda a comida e as outras espécies morrem. Este caso ocorre quando uma espécie prejudica outra através da produção de dejetos, de grande produção de ovos e outros meios.

9 Outro exemplo é a competição entre espécies que secretam substâncias químicas que inibem o crescimento de outras.

10 Experimentos "E se" Veja as curvas das populações Q e Q2. Estude a maneira que as duas populações que apresentam crescimento logístico interagem. Mude o valor da variável ou do coeficiente e veja a mudança no gráfico resultante.

11 1. Primeiro, estabeleça os dois coeficientes de interação (K5 e K6) iguais a zero. Execute. O que acontece com cada população? A exclusão competitiva acontece? 2. A seguir, com as interações estabelecidas a zero, diminua a quantidade de comida disponível (E) a metade. Como foi o crescimento? O nível de balanceamento apresentou alteração?

12 3. Em seguida estabeleça o coeficiente se interação K5 = e execute novamente. O que acontece com a população agora? A exclusão competitiva acontece? 4. A seguir estabeleça o segundo coeficiente de interação K6 = e execute novamente. Como a competição é afetada agora? Você consegue aumentar K6 a um valor alto o suficiente para deslocar as outras espécies? (Altere o coeficiente e execute novamente).

13

14 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "Duas populações com interações competitivas (INTERACT)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google