A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

318. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "318. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)"— Transcrição da apresentação:

1 318. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)

2 O aumento da economia de toda nação é ligado ao resto do mundo através do comércio, empréstimos cruzando fronteiras nacionais, e negócios multinacionais. O modelo INTECON (Figura IV-18) representa os recurso de uma nação e o crescimento conforme afetado pelas finanças internacionais. Neste modelo a moeda da nação que vai para o exterior retorna por diversos caminhos.

3

4 O suprimento total de dinheiro é a soma dele em casa e fora. O dinheiro circulando através de fronteiras nacionais conta no produto bruto nacional de mais de um país. A circulação do dinheiro ajuda a acelerar o crescimento da economia global, mas ocasiona que alguns países se tornam devedores de outros. Os efeitos da política fiscal são simulados através das mudanças "e se" no INTECON.

5 Mi.xls

6 Exemplos Para vários graus todos os estados e nações possuem suas economias interconectadas com parceiros das finanças globais, mas a disponibilidade de recursos e a disposição para trocas entre países faz padrões desiguais de riqueza. INTECON ajuda a estudar os mecanismos das finanças internacionais que afetam um país.

7 Alguns países possuem lenta imigração de pessoas e suas informações. Alguns vendem mais; alguns desenvolvem seus recursos para uso próprio. Os efeitos das diferenças nos recursos podem ser estudadas no modelo, que pode ajudar a entender os sistemas reais muito mais complexos.

8 1. Qual é o efeito de débitos massivos (D) onde grandes juros e/ou lucros são pagos a outros países? Faça D = 2.8 apropriado ao presente débito americano. Problemas experimentais "E se" 2. Qual é o efeito de aumentar os juros? Mude (IT) de 0.03 para 0.12 no programa. Primeiro considere o case que o país de origem possui um grande débito (D = 2.8); segundo considere o caso inverso quando os países de fora estão em débito ao país de origem (ID = 10).

9 3. Qual o efeito do aumento do suprimento de dinheiro do país de origem (TM) o que inclui $ em casa e ao exterior? Faça TM Qual é o efeito de uma menor taxa de depreciação dos recursos dos países (Q), o que faz um tempo de revolta mais curto? Mude K8 de 0.02 para 0.1.

10

11 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "318. Uma nação com circulação de dinheiro internacional (INTECON)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google