A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Competição por fontes limitadas (EXCLUS). Se duas espécies estão usando uma fonte comum de comida que é limitada, o crescimento de uma pode privar a outra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Competição por fontes limitadas (EXCLUS). Se duas espécies estão usando uma fonte comum de comida que é limitada, o crescimento de uma pode privar a outra."— Transcrição da apresentação:

1 Competição por fontes limitadas (EXCLUS)

2 Se duas espécies estão usando uma fonte comum de comida que é limitada, o crescimento de uma pode privar a outra de sua fonte de alimento. Sob algumas condições a espécie que cresce mais rápido faz com que a outra população morra. Este processo é chamado exclusão competitiva. Se os valores de seus coeficientes de crescimento se ajustam, as duas espécies podem coexistir sem exclusão competitiva.

3

4 Os estoques Q e Q2 representam o número de habitantes o qual muda com a passagem do tempo. O gráfico mostra como varia o número de uma população em função do número da outra. A princípio ambas aumentam. Depois a população Q cresce mais, e a população Q2 diminui a zero.

5 Mi.xls

6 Exemplos Um exemplo ecológico de exclusão competitiva é a competição entre duas espécies de besouros de grãos em uma jarra, os quais são fornecidos grãos todos os dias. Se uma espécie for colocada dentro da jarra sozinha, o número de besouros aumentaria até nivelar-se como no modelo logístico. Entretanto, se besouros de espécies diferentes forem colocados na jarra juntos, ambos aumentam a princípio, mas logo a espécie mais eficiente consome mais comida e a outra espécie morre.

7 Um exemplo nos negócios é a competição entre duas madeireiras desenvolvendo em uma área com um crescimento limitado de árvores. A empresa “mais eficiente” pode fazer com que a outra saia do negócio.

8 Experimentos "E se" 1. O que acontece se duas populações começam com o mesmo número de habitantes, mas uma delas tem uma taxa de crescimento maior? Qual é o efeito da diminuição das taxas de mortalidade (K3 e/ou K4)?

9 2. Suponha que uma população tem interações cooperativas representadas pelo uso quadrático. Mude duas linhas no programa EXCLUS: R = I / (1 + K8 * Q * Q + K2* Q2) D1 = K7 * R * Q * Q - K3 * Q Você consegue explicar o resultado? 3. Variando os coeficientes da taxa de crescimento e de deterioração, você consegue achar um conjunto de valores para os coeficientes, os quais permitam coexistência?

10

11 COMPUTER MINIMODELS AND SIMULATION EXERCISES FOR SCIENCE AND SOCIAL STUDIES Howard T. Odum* and Elisabeth C. Odum+ * Dept. of Environmental Engineering Sciences, UF + Santa Fe Community College, Gainesville Center for Environmental Policy, 424 Black Hall University of Florida, Gainesville, FL, Copyright 1994 Autorização concedida gentilmente pelos autores para publicação na Internet Laboratório de Engenharia Ecológica e Informática Aplicada - LEIA - Unicamp Enrique Ortega Mileine Furlanetti de Lima Zanghetin Liana Barbudo Carrasco Campinas, SP, 20 de julho de 2007


Carregar ppt "Competição por fontes limitadas (EXCLUS). Se duas espécies estão usando uma fonte comum de comida que é limitada, o crescimento de uma pode privar a outra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google