A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 A POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
CURITIBA, 28 DE ABRIL DE 2009

2 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Desenvolvida a partir do início dos anos 90, baseia-se na INFORMAÇÃO E FORMAÇÃO dos empregadores e trabalhadores, sob a ótica da PREVENÇÃO.

3 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Primeiro grande trabalho: CHUMBO Período: de 1990 a 1992 Em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e com a DRT/PR Prioridade: empresas fabricantes e recuperadoras de baterias Ações: reuniões e palestras informativas aos empresários e manual orientativo distribuído aos trabalhadores Laboratório para exames em Curitiba (SENAI)

4 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
PROGRAMA OFICIAL DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR “A PRESERVAÇÃO DO HOMEM DEVE FAZER PARTE DA ESTRATÉGIA DE TODA ATIVIDADE ECONÔMICA” DIRETRIZES BÁSICAS: A prevenção de acidentes e doenças no trabalho já deverá ser praticada quando da aquisição de novas máquinas e equipamentos, quando da definição de projetos de novas instalações e quando do desenvolvimento de novos processos de fabricação e métodos de trabalho;

5 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
A educação, como base da consciência prevencionista, deverá ser praticada sempre e, principalmente, ao início das atividades de todo novo colaborador; Todas as pessoas deverão ter, como extensão de suas atividades, atribuições a cumprir em relação à prevenção de acidentes e doenças no trabalho.

6 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Passaram a ser destacados e enfatizados os seguintes conceitos : A SEGURANÇA É FUNDAMENTAL; A RESPONSABILIDADE É DE QUEM TEM AUTORIDADE; A EDUCAÇÃO É A BASE DA CONSCIÊNCIA PREVENCIONISTA; SEGURANÇA É FRUTO DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS; SEGURANÇA É RESULTADO DO BOM PLANEJAMENTO E DO BOM PROJETO;

7 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
PROGRAMA SINDIMETAL DE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO Objetivo: “Conscientizar empresários e trabalhadores sobre os benefícios sociais e econômicos da melhor qualidade de vida no trabalho, bem como promover o debate nas empresas sobre este tema, buscando melhorar a produtividade e aumentar a competitividade”.

8 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Ações: palestras mensais de treinamento para empresários cartilha sobre os temas : EPI’s; Insalubridade - Custos e Medidas de Controle; Medidas de Segurança com Máquinas e Equipamentos; Segurança nas Operações de Manutenção Industrial e Predial; Audição; Procedimentos de Segurança em Operações de Galvanoplastia; Prevenção de Doenças Dérmicas

9 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

10 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

11 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

12 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
PROGRAMA SINDIMETAL DE QUALIDADE DE VIDA E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA parcerias com diversas entidades: SESI, SENAI, FAS; Saúde e segurança + cidadania (educação, meio ambiente, lazer cultura, aspectos familiares, etc.); cultura socialmente responsável.

13 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Ações: Curso para formação de Cipeiros (foram treinadas 1527 pessoas no período de 2005 até abril/2009); Cursos de capacitação técnica (formação de eletricistas nos termos da NR-10); Assessoria e consultoria em saúde e segurança no trabalho (técnico de segurança contratado);

14 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
formação de pessoas portadoras de necessidades especiais para colocação no mercado de trabalho (curso de mecânica básica com noções de saúde e segurança no trabalho); entre outras.

15 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
PARTICIPAÇÃO NA CRIAÇÃO DO FÓRUM DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO NO PARANÁ (FPMAT), iniciativa do MPT/PRT 9ª Região (participação ativa nas Comissões de Saúde e Segurança no Trabalho e Inserção da Pessoa Portadora de Deficiência no Mercado de Trabalho)

16 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Janeiro de assinado CONVÊNIO TRIPARTITE PARA ESTABELECIMENTO DE MELHORIAS DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM PRENSAS MECÂNICAS E HIDRÁULICAS NA CIDADE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS; Setembro de 2003: iniciadas as conversações sobre a proteção de máquinas (Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, FIEP)

17 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Outubro de 2004 – assinado TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA PROTEÇÃO DE MÁQUINAS (SINDIMETAL/PR, SMC, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, FIEP).

18 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Comissão Técnica composta por profissionais da área de saúde e segurança do SINDIMETAL/PR e do SMC, com participação de servidores da SMS de Curitiba. Missão: visitar empresas associadas ao SINDIMETAL/PR que possuam prensas ou similares, para avaliação das condições/riscos apresentados pelos equipamentos. Elaboração de relatório técnico apontando deficiências/sugestões de soluções; De novembro/2004 até julho/2005 foram visitadas e analisadas 8 empresas associadas.

19 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
2005 – SINDIMETAL/PR assina Termo de Cooperação com FIEP, o SESI e SENAI “PROGRAMA DE REDUÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO - PRAT”. PARCEIROS DRT-PR Fundacentro-PR UNINDUS Coastal do Brasil Universidade de Ryerson – Canadá Universidade de Tecnologia Compiègne – França Min. do Emprego, do Trabalho e da Coesão Social da França

20 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Diretrizes do PRAT: estabelecer metodologia que permita a redução de acidentes no trabalho no setor metalmecânico; proporcionar conhecimento necessário para ampliar a metodologia para outros setores com evidente problema acidentário; promover a segurança no trabalho também pela mudança comportamental; criar base estatística como ferramenta de planificação de ações; estabelecer parâmetros de custos dos acidentes.

21 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Projeto Piloto PRAT Etapas 1. Interface com o sindicato 2. Construção de diagnóstico 3. Sensibilização 4. Planejamento 5. Operacionalização 6. Síntese 7. Monitoramento

22 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Piloto - Setor Metal-Mecânico Área de Estamparia 1º Acordo de cooperação: FIEP/SINDIMETAL/PR Termo de adesão SINDIMETAL/PR/empresas Operacionalização do piloto (7 empresas) Contrapartida das empresas (horas homem, informações, engajamento, investimento financeiro na implementação das soluções)

23 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
PRAT - Atividades de capacitação e formação: Cursos para operadores e gerenciadores de máquinas Workshops (Concepção de Ambientes e Espaços Seguros; Proteção de Máquinas e Equipamentos – Experiência Francesa)

24 POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
PRAT - Em 13/08/2008 é lançada a publicação “Proteção de Máquinas e Equipamentos” Volume I . Metal-Mecânica Trata das mais variadas formas de proteger máquinas e equipamentos no setor metalmecânico (modelos de proteção desenvolvidos e experimentados em empresas do setor metalmecânico, concebidos e/ou customizados de maneira simples e econômica).

25 Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná SINDIMETAL/PR Rua Almirante Tamandaré, 1133, Alto da XV, Curitiba/PR, CEP Tel.: (41)


Carregar ppt "A POLÍTICA DO SINDIMETAL/PR EM SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google