A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gonzagueanos no ENEM Você na UNIVERSIDADE! A REDAÇÃO DO ENEM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gonzagueanos no ENEM Você na UNIVERSIDADE! A REDAÇÃO DO ENEM."— Transcrição da apresentação:

1 Gonzagueanos no ENEM Você na UNIVERSIDADE! A REDAÇÃO DO ENEM

2 O QUE É O ENEM? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação do Brasil que é utilizada como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades brasileiras e como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país.

3 A Redação no Enem Sem dúvidas, a redação é a parte primordial na avaliação do Enem. Ela ajuda muito na soma final da nota. Para chegar a este valor, somam-se as porcentagens obtidas na prova e na avaliação e divide-se por dois. A redação é ainda mais importante para quem vai tentar uma bolsa de estudos com a nota do Enem. Enquanto a maioria das universidades utiliza apenas a parte objetiva da prova, o ProUni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal usa a média final. Por tanto, neste caso a redação corresponde a 50% da nota. Nos últimos anos, a redação vem trazendo temas bem amplos, o que garante que ninguém fique sem escrever por não conhecer o assunto abordado. Não deixe a redação de lado e guarde um bom tempo de prova para desenvolvê-la, de preferência comece por ela. Você não tem nada a perder e pode ser bem recompensado!!

4 ÚLTIMAS TEMÁTICAS Analisando os temas já abordados nas redações, podemos dividi-los em 3 tipos de temas: Os Assuntos que Tratam do Indivíduo e Temas Filosóficos, A Relação do Indivíduo com a Sociedade, e a Relação do Indivíduo com o Universo. Buscando ajudar a todos que estão estudando para o Enem, listaremos aqui os temas de todas as Redações já cobradas nos exames do Enem (Desde 1998 até 2009). Confira abaixo a lista:

5 1998: A redação do Primeiro Enem teve como tema “Viver e Aprender” e teve como base a música “O Que é, O Que é” de Gonzaguinha. 1999: Neste ano, os estudantes tiveram de realizar uma dissertação sobre “Cidadania e a Participação Social”, na redação o aluno deveria ainda escrever uma proposta de ação social. 2000: Na redação deste ano o tema foi ” Os Direitos das Crianças e do Adolescentes”, no texto, o candidato precisava comentar sobre como enfrentar situações em que há desrespeito a infância.

6 2001: A Redação deste ano tinha como tema “A Preservação Ambiental”, Nesta redação os candidatos precisavam responder a seguinte questão “Como Conciliar os Interesses em Conflito”. 2002: Teve como tema “O direito de votar: como utilizar- se do voto para promover as transformações sociais que o Brasil precisa?” 2003: A dissertação deste ano teve como tema “A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?”. Para realizar a redação, os candidatos tinha recebido diversos textos e dados do Brasil sobre investimento em Segurança Pública.

7 2004: Neste ano, o Tema da redação era sobre o “A Liberdade de Informação e os Abusos dos Meios de Comunicação” 2005: O redação do Enem deste ano tinha como Tema “O Trabalho Infantil”. Para realização da redação foram apresentadas aos candidatos alguns dados sobre o número de crianças que trabalhavam no Brasil. 2006: O Tema foi “O Poder de Transformação da Leitura”. Neste ano o candidato receber diversos textos comentando sobre a importância de ler.

8 2007: A redação deste ano tinha como tema “A Diversidade Cultural”. Na redação o candidato tinha de refletir de como conviver com as diferenças de crenças, raças, etc. 2008: O Tema foi “A Preservação da Floresta Amazônica”. na redação o candidato tinha de escolher uma das 3 opções oferecidas e analisar os pontos positivos e negativos de cada uma delas. Entre as possibilidades oferecidas para preservação estavam: Suspender o Desmatamento, Dar incentivo financeiro para proprietários deixarem de desmatar e a de Maior fiscalização e aplicação de multas para quem desmatar. 2009: Nesta última redação o tema foi “A Valorização da Terceira Idade”. Na redação o candidato tinha de escrever uma proposta de ação social.

9 SABER ESCREVER SOBRE QUALQUER ASSUNTO Fazer leituras diversas (VEJA, ZH) e estar a par de assuntos gerais: educação, política (corrupção, falta de investimentos no país, estado,cidade), economia (capitalismo), educação, violência (mulher) e demais questões sociais, pobreza, drogas, aborto, gravidez na adolescência, idosos, crianças. Questões ambientais, desmatamento, poluição, reciclagem. Temáticas subjetivas: felicidade, amor,um mundo melhor.

10 Como começar a Redação? Leia, atentamente, o texto-base que será oferecido. Marque os principais trechos que se destaquem em cada parágrafo do texto-estimulante. Releia o texto e perceberá que algumas palavras- chaves estão norteando a discussão, essa é a temática abordada. Leia, ainda, o comando da feitura da dissertação. Nele também poderá encontrar informações sobre o foco que deve ter na escrita. Caso você não siga o foco solicitado, assim, tangenciando o tema, sua redação poderá ser ZERADA. Por exemplo, se o foco for a violência contra a mulher e você falar somente sobre a violência, dar diversos exemplos, de crianças violentadas, idosos, enfim, deixar o foco de lado, sua redação fugiu do tema e será zerada.

11 Próximo passo... Selecione os conhecimentos que você tem sobre tal temática. Se for um assunto polêmico, ele deve ter pontos positivos e negativos. Se não for, igualmente selecione, no mínimo, dois argumentos que saiba desenvolver, um em cada parágrafo, os quais defenderão o teu ponto de vista.

12 Em seguida... Você pode entrar diretamente na temática ou começar falando do assunto de uma maneira geral. Por exemplo, se o assunto for a violência contra a mulher, você pode começar falando da violência de uma maneira geral, no país ou no mundo, e depois entrar no tema da violência contra a mulher. Ou, pode diretamente entrar na questão da mulher e por quantos maus-tratos têm passado.

13 Organizando os parágrafos Todos os argumentos que você desenvolverá devem estar expostos no parágrafo de introdução. Caso faça perguntas nesse começo, posteriormente deverá respondê-las, ao longo do texto. Deixe o título para o final, pois ele deve ter uma relação com o texto todo e a conclusão pode ajudá-lo muito.

14 O desenvolvimento Você pode fazer os esquemas já conhecidos de prós e contras e causa e consequência. Além disso, você pode: trazer dados estatísticos sobre o assunto; contestar definições, citações e opiniões; organizar um trajetória do passado ao presente; Comparar social, historicamente, geograficamente ou historicamente nações, ações, acontecimentos, circunstâncias.

15 Conclusão Resumir as ideias até o momento expostas e trazer uma possível solução para o problema. Um dos critérios mais evidentes da correção de redação do ENEM é a necessidade de o aluno trazer uma solução para tal questão, demonstrar criatividade na resolução dessa questão.5

16 Ao longo do texto você deve... Pontuar adequadamente, fazendo períodos curtos dentro do parágrafo; Usar conjunções adequadas à relação que deseje fazer: - Adicionar: além disso, e, ainda podemos citar... - Contrariar/mostrar outra posição: apesar disso, mas, em contrapartida, por outro lado.. -Explicar: pois (antecedido de vírgula), “Isso porque”(começo de período) -Concluir/fechar ideias: afinal, enfim, concluímos; Usar a mesma pessoa verbal: “nós” ou “acredita-se” Não repetir palavras, mas usar os seus similares ou pronomes que o substituam. Manter o texto coeso e coerente, em que todas as partes se relacionem. Um parágrafo com o outro e o texto como um todo devem ser uma única teia, bem costurada.

17 Critérios de correção da Redação do ENEM I. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. II. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. V. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

18 Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho lingüístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

19 O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.

20 Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

21 Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos lingüísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, seqüência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos).

22 Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.

23 Caros alunos Acreditamos que todos vocês sejam muito competentes e capazes de fazer um bom texto no ENEM. Essas dicas apenas estão reforçando o que já foi visto em sala de aula ao longo do trimestre. São, na verdade, uma revisão. Estamos há menos de três meses da prova do ENEM, portanto, pedimos que intensifiquem seus estudos e a feitura e refeitura dos textos solicitados, para que tenhamos êxito nessa parte tão importante de tal processo seletivo: a produção textual. GONZAGUEANOS RUMO À UNIVERSIDADE!!


Carregar ppt "Gonzagueanos no ENEM Você na UNIVERSIDADE! A REDAÇÃO DO ENEM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google