A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO."— Transcrição da apresentação:

1 SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO

2 SUJEITO Sujeito é o termo com o qual o verbo da oração concorda em número e pessoa.

3 Tipos de sujeito Sujeito simples ou composto O lenhador está cortando lenha. Os alunos do terceiro ano prestarão vestibular. Eduardo e Mônica foram ao cinema.

4 Sujeito oculto ou indeterminado

5 Sujeito oculto pode ser identificado pela flexão número – pessoa do verbo. Trouxe um presente para a garota.

6 Sujeito indeterminado ocorre quando não é possível identificar um referente explícito na oração (ou no contexto do enunciado) para a flexão verbal.

7 A estrutura sintática dos sujeitos indeterminados Verbo transitivo direto flexionado na 3ª pessoa do plural. Incendiaram várias florestas.

8 Verbo transitivo indireto, verbo intransitivo ou verbo de ligação flexionado na terceira pessoa do singular + pronome se (índice de indeterminação do sujeito). Precisa-se de vendedores. verbo transitivo indireto Come-se bem na Itália. verbo intransitivo Aqui se está feliz. verbo de ligação

9 As orações sem sujeito Oração sem sujeito é aquela que apresenta um verbo impessoal ( aquele que não tem sua flexão de número- pessoa determinada por um termo específico da oração). A impessoalidade verbal é marcada pela 3ª pessoa do singular.

10 Principais contextos para a inexistência de sujeito em orações Verbos que indicam fenômenos da natureza. Ex.: chover, anoitecer, nevar, amanhecer, etc. Chove muito na região Centro-oeste. No inverno, anoitece mais cedo.

11 Verbos ser, estar, fazer, haver relacionados a fenômenos da natureza ou a expressões temporais. É ainda muito cedo. Está muito tarde. Faz dois anos que não vejo meus primos. Há séculos que esperamos uma solução para o problema da falta de saneamento.

12 Caso particular do verbo ser É uma hora da tarde. São duas horas da tarde. Apesar de serem orações sem sujeito, a concordância precisa ser realizada.

13 Verbo haver usado no sentido de existir Há muitos políticos que só pensam em enriquecer. Houve sérios casos de dengue hemorrágica em alguns estados, recentemente.


Carregar ppt "SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google