A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Mesopotâmia  Pertence a qual país atual? Iraque e Kuwait  A sociedade mesopotâmica se dividia entre homens livres e escravos;  A religião era politeísta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Mesopotâmia  Pertence a qual país atual? Iraque e Kuwait  A sociedade mesopotâmica se dividia entre homens livres e escravos;  A religião era politeísta."— Transcrição da apresentação:

1  Mesopotâmia  Pertence a qual país atual? Iraque e Kuwait  A sociedade mesopotâmica se dividia entre homens livres e escravos;  A religião era politeísta e os templos representavam a moradia dos deuses na Terra. Normalmente eram construídos sobre uma torre de escadas chamadas zigurate.

2   O que é uma cidade-Estado? Cidades independentes entre si, que se autogovernavam.  Mesopotâmia, em grego, significa “ENTRE RIOS”, pois ficava entre os rios TIGRE E EUFRATES.  A escrita era CUNEIFORME e os mesopotâmicos desenvolveram conhecimentos na área da astronomia. Mesopotâmia

3  A Política e os Impérios  1º Império Mesopotâmico: Império Acádio;  1º Império Babilônico – Governo de Hamurabi e a maior realização foi o Código de Hamurabi; derrotados pelos hititas;

4  A Política e os Impérios  Império Assírio – caracterizado pelo militarismo e a violência, foram derrotados pelos babilônios;  Novo Império Babilônico ou Império Caldeu. O rei Nabucodonosor após ter destruído Jerusalém enviou os habitantes como prisioneiros para a Babilônia. Reconstrução da Babilônia e da Torre de Babel. Após a morte do rei os persas conquistaram Babilônia.

5  1. Que consequências a guerra trouxe para o Iraque? Durante os conflitos boa parte do acervo histórico do Iraque foi destruído. 2. Por que é importante preservar o patrimônio histórico de um povo? Preservar o patrimônio histórico é preservar a história da humanidade. O patrimônio histórico é uma fonte de informações preciosa que faz com que possamos compreender como se organizaram as sociedades antigas. Um problema – página 81

6  1. a) Países: Turquia, Irã, Iraque, Síria, Kwait, Arábia Saudita e Jordânia. O país que corresponde a antiga Mesopotâmia é o Iraque. b) Rios Tigre e Eufrates. 2. a) O Império Assírio e o Segundo Império Babilônico (Caldeu). b) Iraque, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Egito, Irã, Turquia e Kuwait. 3) a) A oração pede a fertilidade dos campos e que os rios tenham água e que transbordem. b) O texto indica os alimentos cultivados (alface, uva), a pesca e a produção de mel. Ao falar em jardins irrigados e a colheita revela-se a prática da agricultura. Atividades página 82:

7  4) a) Os escribas eram as pessoas responsáveis por produzir textos, fazer cálculos e organizar a administração. Eles eram valorizados porque poucas pessoas sabiam ler e escrever na antiga Mesopotâmia. b) os documentos escritos pelos escribas revelam os costumes e as crenças dos mesopotâmicos. c) Resposta pessoal. Deve conter a relação da alfabetização com o desenvolvimento do país. Exercício da cidadania e consolidação da democracia. Atividades página 82:

8   1. Código de Hamurabi C. Penal Brasileiro  Furto 6º e 22º Artigo 155  Lesão Corporal 196º e 200º Artigo 129  Falso Testemunho 1º Artigo 342  2. a) V b) V c) F  As leis foram criadas com a intenção de que todos pudessem viver bem em sociedade, os interesses individuais devem ser respeitados e as necessidades da coletividade devem ser atingidas. A Constituição é o conjunto de normas e regras de um país. Página 83:

9   5J0k&feature=related 5J0k&feature=related  E&feature=related E&feature=related Vídeos para acessar


Carregar ppt " Mesopotâmia  Pertence a qual país atual? Iraque e Kuwait  A sociedade mesopotâmica se dividia entre homens livres e escravos;  A religião era politeísta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google