A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Ano do Ensino Médio Colégio Gonzaga Profa. Vívian

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Ano do Ensino Médio Colégio Gonzaga Profa. Vívian"— Transcrição da apresentação:

1 1º Ano do Ensino Médio Colégio Gonzaga Profa. Vívian
Língua Portuguesa Linguagem e interação 1º Ano do Ensino Médio Colégio Gonzaga Profa. Vívian

2 OBJETIVOS QUADRO DE TRABALHO Diferenciar linguagem, língua e código.
Conceituar linguagem verbal e não-verbal. QUADRO DE TRABALHO Leitura de estudo: Módulo 1 Capítulo 1 – Língua e Linguagem

3 LINGUAGEM O que é linguagem ? A linguagem é própria do ser humano ?
Quais os diferentes tipos de linguagem de que o homem dispõe para se comunicar?

4 LINGUAGENS: GESTOS O CORPO FALA.

5 LINGUAGENS: GESTOS O CORPO FALA.

6 GESTOS E CULTURA EU JURO! ELE ESTÁ BÊBADO! DESCULPA! ACABOU! PERFEITO!
NADA!

7 LINGUAGENS: DANÇA O CORPO FALA. DÉBORA COLKER EM “CASA” (1999)
COREOGRAFIA VASOS DO ESPETÁCULO “4 POR 4” (2002) O CORPO FALA.

8 LINGUAGENS: ESCULTURA
“Guiado pela minha primeira inspiração (Dante), imaginei um outro pensador, um homem nu, sentando em uma rocha, os pés encolhidos, ele sonha. O pensamento fértil devagar se desenvolve em seu cérebro. Ele não é mais um pensador, ele é criador.” Auguste Rodin A ESCULTURA TATEIA. “O Pensador” (Auguste Rodin)

9 LINGUAGENS: LITERATURA
Vôo Alheias e nossas as palavras voam. Bando de borboletas [multicolores, Voam as palavras como águias imensas. Como escuros morcegos como negros abutres, Oh! Alto e baixo em círculos e retas acima de nós, em redor [de nós as palavras voam. E às vezes pousam. (Cecília Meireles) A POESIA SURPREENDE.

10 LINGUAGENS: LITERATURA
Paulo Leminski "Para o zen budismo, a lua na água é um símbolo da impermanência de todas as coisas.“ Paulo Leminski

11 LINGUAGENS: MÚSICA ADRIANA CALCANHOTO JOTA QUEST A MÚSICA IRRADIA.

12 O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO.
LINGUAGENS: TEATRO Fernanda Montenegro ao lado de Fernando Torres, em cena da peça "Dias Felizes" (1985/6). O TEATRO ENCENA O VERBAL, O VISUAL E O SONORO.

13 LINGUAGENS: CINEMA O CINEMA MOVIMENTA. “TEMPOS MODERNOS”
“O AUTO DA COMPADECIDA”

14 LINGUAGENS: PINTURA A PINTURA IMPRIME.
"Passeava pela estrada com dois amigos, olhando o pôr-do-sol, quando o céu de repente se tornou vermelho como sangue. Parei, recostei-me na cerca, extremamente cansado - sobre o fiorde preto azulado e a cidade estendiam-se sangue e línguas de fogo. Meus amigos foram andando e eu fiquei, tremendo de medo - podia sentir um grito infinito atravessando a paisagem." (Edvard Munch – “O Grito)

15 LINGUAGENS: FOTOGRAFIA E DESENHO
A FOTOGRAFIA FLAGRA. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

16 LINGUAGENS: CHARGE “Rio Balavilha”

17 LINGUAGENS: QUADRINHOS

18 LINGUAGENS: TRÂNSITO

19 LINGUAGEM É... ... a atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. Seu uso ocorre na interação social e pressupõe a existência de interlocutores*. São exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano as línguas, a pintura, a dança, os logotipos, os quadrinhos, os sistemas gestuais, entre outros. * Interlocutor: cada um dos participantes de um diálogo.

20 USAMOS A LINGUAGEM PARA...
...pedir ou transmitir informações na maior parte do tempo, mas, além do intuito comunicativo, a linguagem deve dar conta também das necessidades subjetivas, que se expressam nas palavras, nos sentimentos, nas sensações, nas emoções. “A linguagem é um fato exclusivamente humano, um método de comunicação racional de idéias, emoção e desejos por meio de símbolos produzidos de maneira deliberada.” Rabaça & Barbosa (1987, p. 367)

21 TIPOS DE LINGUAGEM As diferentes linguagens representam uma dada realidade por meio de signos, isto é, de sinais que significam. Assim, dependendo dos sinais utilizados, pode-se falar em duas formas de linguagem: 1. VERBAL: aquela que utiliza a língua (oral ou escrita), que tem a palavra, ou signos lingüísticos, por sinal.

22 TIPOS DE LINGUAGEM NÃO-VERBAL: aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, como a música, que tem o som por sinal, a dança, que tem o movimento por sinal, a mímica, que tem o gesto por sinal, a pintura, a fotografia e a escultura, que têm a imagem por sinal etc. “A leitura não-verbal é uma maneira peculiar de ler: visão/leitura, espécie de olhar tátil, multissensível (...). Não se ensina como ler o não-verbal: exige uma leitura, se não desorganizada, pelo menos sem ordem estabelecida, convencional ou sistematizada.” Ferrara (1996, p. 19.)

23 TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA LÍNGUA.
LÍNGUA E CÓDIGO CÓDIGO: sistemas de sinais ou símbolos preestabelecidos entre os interlocutores para comunicar suas idéias. LÍNGUA: sistema de representação socialmente construído, constituído por signos (sinais que significam) lingüísticos. TODA LÍNGUA É UM CÓDIGO, MAS NEM TODO CÓDIGO É UMA LÍNGUA.

24 O VALOR SIMBÓLICO DA LINGUAGEM
“As linguagens utilizadas pelos seres humanos pressupõem conhecimento, por parte de seus usuários, do valor simbólico dos seus signos. Se não houvesse acordo com relação a esse valor, ou seja, se não fosse possível aos usuários de uma mesma linguagem identificar aquilo a que determinado signo faz referência, qualquer interação através da atividade da linguagem ficaria prejudicada, pois não haveria comunicação.” Abaurre & Pontara (2006, p. 3)

25 O VALOR SOCIAL DA LINGUAGEM
“Tudo o que ser humano alcançou de crescimento cultural está ligado à linguagem. Sem ela, a cultura não existiria, e os conhecimentos não poderiam ser transmitidos de geração para geração. A linguagem torna possível o desenvolvimento e a transmissão de culturas, bem como o funcionamento eficiente e o controle dos grupos sociais.” Campedelli & Souza (1998, p. 10)


Carregar ppt "1º Ano do Ensino Médio Colégio Gonzaga Profa. Vívian"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google