A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 A Importância da Liderança em Rotary Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos - PETS Nova Friburgo, 14 de abril.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 A Importância da Liderança em Rotary Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos - PETS Nova Friburgo, 14 de abril."— Transcrição da apresentação:

1 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 A Importância da Liderança em Rotary Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos - PETS Nova Friburgo, 14 de abril de 2007 Roberto Carlos Monteiro EGD

2 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 PRELIMINARES Para a execução desse trabalho foram levadas em consideração publicações de Rotary International, diversos trabalhos do EGD Roberto Carlos Monteiro e diversas informações do GEROI – Grupo de Estudos sobre Rotary na Internet - Brasil, em particular aquelas de autoria do Companheiro EGD do Distrito 4500 Alberto Bittencourt e do companheiro Roberto Massaru Watanabe do Rotary Club de São Paulo-Tatuapé, Distrito Para a execução desse trabalho foram levadas em consideração publicações de Rotary International, diversos trabalhos do EGD Roberto Carlos Monteiro e diversas informações do GEROI – Grupo de Estudos sobre Rotary na Internet - Brasil, em particular aquelas de autoria do Companheiro EGD do Distrito 4500 Alberto Bittencourt e do companheiro Roberto Massaru Watanabe do Rotary Club de São Paulo-Tatuapé, Distrito 4430.

3 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 “Liderar é servir! Liderar é identificar e satisfazer as necessidades reais e legítimas - e não os - das pessoas!” “Liderar é servir! Liderar é identificar e satisfazer as necessidades reais e legítimas - e não os desejos ou as vontades - das pessoas!” James Hunter, em “O monge e o executivo”

4 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Característica Básica O líder deve ser paciente e competente, não devendo ser vaidoso nem arrogante; deve se comportar de forma conveniente procurando sempre servir sem a máscara do egoísmo e da vaidade.” O líder deve ser paciente e competente, não devendo ser vaidoso nem arrogante; deve se comportar de forma conveniente procurando sempre servir sem a máscara do egoísmo e da vaidade.”

5 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Algumas diferenças básicas, segundo o EGD Alberto Bittencourt: O chefe manda nos subordinados. O líder convence os companheiros. O chefe manda nos subordinados. O líder convence os companheiros. O chefe ordena. O líder motiva. O chefe ordena. O líder motiva.

6 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 O chefe ameaça. O líder conversa e explica. O chefe ameaça. O líder conversa e explica. O chefe pune. O líder elogia e principalmente edifica. O chefe pune. O líder elogia e principalmente edifica. O líder deve sempre pensar grande, sem se esquecer dos detalhes. O líder deve sempre pensar grande, sem se esquecer dos detalhes.

7 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 O líder deve ser alegre sem ser vulgar. O líder deve ser alegre sem ser vulgar. O líder deve sempre tomar iniciativas, sair na frente, Mostrar o Caminho! O líder deve sempre tomar iniciativas, sair na frente, Mostrar o Caminho!

8 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Liderança não é cargo, não sendo imprescindível talento, vocação ou dedicação exclusiva para seu exercício. Liderança não é cargo, não sendo imprescindível talento, vocação ou dedicação exclusiva para seu exercício. O líder é aquele que não só deve saber fazer, como também deve saber mandar fazer, mas que fundamentalmente deve saber O líder é aquele que não só deve saber fazer, como também deve saber mandar fazer, mas que fundamentalmente deve saber Fazer acontecer. Fazer acontecer.

9 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Líder não sendo chefe, não é necessariamente gerente, diretor ou coordenador (pode até ser!) Líder não sendo chefe, não é necessariamente gerente, diretor ou coordenador (pode até ser!) O líder deve fundamentalmente ser aquele que possua carisma, tolerância, determinação, conhecimento, competência e objetividade. O líder deve fundamentalmente ser aquele que possua carisma, tolerância, determinação, conhecimento, competência e objetividade.

10 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 O sucesso do exercício de uma liderança dependerá de conhecimentos, experiência e, fundamentalmente, de TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO. CAPACITAÇÃO.

11 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Nem todos sabem tocar violão. Mas qualquer um pode aprender. Entretanto, para o sucesso como violonista dependerá de talento e dedicação. Nem todos sabem tocar violão. Mas qualquer um pode aprender. Entretanto, para o sucesso como violonista dependerá de talento e dedicação. Quando fazemos um curso ou estudamos um assunto, aumentamos o nosso conhecimento. Quando fazemos um curso ou estudamos um assunto, aumentamos o nosso conhecimento. Quando realizamos treinamento, aumentamos a nossa habilidade de realizar mecanicamente as tarefas sem precisar pensar muito. Quando realizamos treinamento, aumentamos a nossa habilidade de realizar mecanicamente as tarefas sem precisar pensar muito.

12 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Tentamos, treinamos e aprendemos a falar, andar, manusear objetos etc. Hoje, para falarmos, andarmos, manusearmos objetos etc. não é necessário pensar. Agimos automaticamente. Tentamos, treinamos e aprendemos a falar, andar, manusear objetos etc. Hoje, para falarmos, andarmos, manusearmos objetos etc. não é necessário pensar. Agimos automaticamente. Para que possamos exercer com eficácia a liderança será necessário treinar e praticar incessantemente, constantemente. Para que possamos exercer com eficácia a liderança será necessário treinar e praticar incessantemente, constantemente.

13 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Se os nossos pronunciamentos puderem ser gravados, os resultados poderão ser analisados, e conseqüentemente melhorados. Se os nossos pronunciamentos puderem ser gravados, os resultados poderão ser analisados, e conseqüentemente melhorados. (é relativamente fácil e barato). Ouçamos e analisemos os resultados! Gravemos as nossas reuniões e os nossos pronunciamentos (é relativamente fácil e barato). Ouçamos e analisemos os resultados!

14 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Além de uma extraordinária fonte de recordações da nossa caminhada rotária, será uma ferramenta espetacular de aprimoramento da nossa atuação como rotarianos. Além de uma extraordinária fonte de recordações da nossa caminhada rotária, será uma ferramenta espetacular de aprimoramento da nossa atuação como rotarianos. A Liderança deve, portanto, ser exercitada com muita preparação, muito treinamento, muito planejamento, muita alegria e muito pouca improvisação A Liderança deve, portanto, ser exercitada com muita preparação, muito treinamento, muito planejamento, muita alegria e muito pouca improvisação

15 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Segundo Jonathan Majiyagbe - o nigeriano, presidente de Rotary International: “Em Rotary ninguém tem poder nem autoridade. O que temos em Rotary são diferentes níveis de responsabilidades.” “Em Rotary ninguém tem poder nem autoridade. O que temos em Rotary são diferentes níveis de responsabilidades.”

16 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 O atual presidente de Rotary International Wiliam Boyd em seu discurso, em 2006, na Assembléia Internacional em San Diego, California, EUA, nos ensina: “No Rotary, ser líder não significa impor a vontade a outrem. “No Rotary, ser líder não significa impor a vontade a outrem. Significa estar disponível aos clubes para o que der e vier. Significa estar disponível aos clubes para o que der e vier.

17 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Significa se regozijar com eles no sucesso e ampará-los nas dificuldades. Significa se regozijar com eles no sucesso e ampará-los nas dificuldades. Significa ter a responsabilidade de escutar o que o próximo tem a dizer. Significa ter a responsabilidade de escutar o que o próximo tem a dizer. Significa ter visão holística e liderar iniciativas que introduzam mudanças positivas”. Significa ter visão holística e liderar iniciativas que introduzam mudanças positivas”.

18 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 E disse mais Bill Boyd: “Ser líder, no Rotary, significa colocar os interesses dos clubes e dos rotarianos em primeiro lugar. Significa reconhecer que no Rotary, nenhum associado é mais importante que o outro...” “Ser líder, no Rotary, significa colocar os interesses dos clubes e dos rotarianos em primeiro lugar. Significa reconhecer que no Rotary, nenhum associado é mais importante que o outro...”

19 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Segundo Bhichai Rattakul, ex- presidente de Rotary International: “Lideres deverão ser não só corajosos, mas também audaciosos. “Lideres deverão ser não só corajosos, mas também audaciosos. A audácia é diferente da coragem. A audácia é diferente da coragem.

20 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Coragem é a capacidade de enfrentar o perigo, as adversidades e o sofrimento de forma resoluta. Coragem é a capacidade de enfrentar o perigo, as adversidades e o sofrimento de forma resoluta. Audácia é a disposição de correr riscos, de engajar-se no desconhecido, de embarcar nas aventuras e não temer os fracassos na busca do sucesso.” Audácia é a disposição de correr riscos, de engajar-se no desconhecido, de embarcar nas aventuras e não temer os fracassos na busca do sucesso.”

21 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Segundo Theodore Roosevelt: “É preferível arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glorias, mesmo expondo-se às derrotas, do que formar fila com os pobres de espírito, os acomodados, que não gozam muito nem sofrem muito, porque vivem na penumbra obscura dos que não conhecem nem vitórias nem derrotas.” “É preferível arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glorias, mesmo expondo-se às derrotas, do que formar fila com os pobres de espírito, os acomodados, que não gozam muito nem sofrem muito, porque vivem na penumbra obscura dos que não conhecem nem vitórias nem derrotas.”

22 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 “Vale a pena pensar grande.” Segundo o navegador Amyr Klink: “Não custa nada pensar grande”. Segundo o navegador Amyr Klink: “Não custa nada pensar grande”. Pensar grande significa pensar além do próprio tempo, no tempo dos outros. Não com arrogância, mas com humildade. Pensar grande significa pensar além do próprio tempo, no tempo dos outros. Não com arrogância, mas com humildade.

23 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Alguns aspectos complementares que devem ser observados, estudados e seguidos para o bom exercício da liderança

24 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Apresentação física: Postura Postura Gestos e expressão corporal Gestos e expressão corporal Comportamento Comportamento Traje Traje Dicção Dicção Fluência verbal Fluência verbal Ausência de prolixidade Ausência de prolixidade

25 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Clareza e sintetização verbal Clareza e sintetização verbal Técnica de uso de microfones, aparelhagem de som e Programas da Internet Técnica de uso de microfones, aparelhagem de som e Programas da Internet Expressão oral: procurar sempre: Falar de pé (todos devem te ver) Falar alto (todos devem te ouvir) Falar claro (todos devem te entender) Expressão oral: procurar sempre: Falar de pé (todos devem te ver) Falar alto (todos devem te ouvir) Falar claro (todos devem te entender)

26 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Apresentação pessoal: Currículo Currículo Cartão de visitas Cartão de visitas Referencias à participação em eventos rotários Referencias à participação em eventos rotários Referencias de terceiros Referencias de terceiros Decorrência de treinamentos. Decorrência de treinamentos.

27 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Ensinou-nos o ex-presidente dos Estados Unidos John Kennedy: “Eu não conheço o segredo do sucesso. Mas o segredo do insucesso é, com certeza, tentar agradar a todo o mundo.” “Eu não conheço o segredo do sucesso. Mas o segredo do insucesso é, com certeza, tentar agradar a todo o mundo.”

28 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Um dos aspectos fundamentais para o bom exercício da liderança é o entusiasmo.

29 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 A palavra entusiasmo vem do grego e significa: ”ter um Deus dentro de si”. A palavra entusiasmo vem do grego e significa: ”ter um Deus dentro de si”. TODO LÍDER DEVE SER ENTUSIASMADO. TODO LÍDER DEVE SER ENTUSIASMADO. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas serão capazes de vencer os desafios do cotidiano. Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas serão capazes de vencer os desafios do cotidiano.

30 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Entusiasmo é diferente de otimismo. Entusiasmo é diferente de otimismo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo e até torcer e trabalhar para que ela dê certo. Otimismo significa acreditar que uma coisa vai dar certo e até torcer e trabalhar para que ela dê certo. Entusiasmo significa a crença pessoal na capacidade de transformar as coisas, na própria capacidade de fazer as coisas darem certo. Entusiasmo significa a crença pessoal na capacidade de transformar as coisas, na própria capacidade de fazer as coisas darem certo.

31 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Entusiasmada é a pessoa que acredita em si e nos outros, sabendo portanto delegar, quando for o caso. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si e nos outros, sabendo portanto delegar, quando for o caso. Só há uma maneira de ser entusiasmado: é agir sempre entusiasticamente. Só há uma maneira de ser entusiasmado: é agir sempre entusiasticamente.

32 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Lembremo-nos sempre: Lembremo-nos sempre: Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso. O entusiasmo é que pode nos trazer uma nova visão de vida, sob inúmeros aspectos. O entusiasmo é que pode nos trazer uma nova visão de vida, sob inúmeros aspectos.

33 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 E então? Como vai o nosso entusiasmo pelo nosso País, pelo nosso Estado, pela nossa cidade, pelo nosso Clube, pelo nosso Governador, pelo nosso trabalho, pela nossa família, pelo sucesso dos nossos dirigentes e companheiros? E então? Como vai o nosso entusiasmo pelo nosso País, pelo nosso Estado, pela nossa cidade, pelo nosso Clube, pelo nosso Governador, pelo nosso trabalho, pela nossa família, pelo sucesso dos nossos dirigentes e companheiros? Vale a pena refletir... Vale a pena refletir...

34 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 PAREMOS DE CRITICAR E RECLAMAR ! Viver reclamando e criticando tudo e todos só piora as coisas e prejudica o exercício da Liderança. Viver reclamando e criticando tudo e todos só piora as coisas e prejudica o exercício da Liderança.

35 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Ao invés de se olhar as coisas boas e positivas que a nossa entidade nos proporciona existem aqueles que só vivem criticando e reclamando de tudo e de todos. Cria-se, então, um ambiente de reclamações e críticas constantes que só proporciona insatisfação e desânimo. Ao invés de se olhar as coisas boas e positivas que a nossa entidade nos proporciona existem aqueles que só vivem criticando e reclamando de tudo e de todos. Cria-se, então, um ambiente de reclamações e críticas constantes que só proporciona insatisfação e desânimo.

36 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Existem companheiros que criticam e reclamam de seus Clubes e de seus Dirigentes, mas não participam dos eventos rotários, das Assembléias, das Conferências, dos Seminários, etc. Existem companheiros que criticam e reclamam de seus Clubes e de seus Dirigentes, mas não participam dos eventos rotários, das Assembléias, das Conferências, dos Seminários, etc. Ora, como criticar e reclamar sem participar ? Ora, como criticar e reclamar sem participar ?

37 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 É muito prejudicial aqueles que só sabem reclamar e criticar tudo e todos. O Governador, RI, os presidentes das Comissões Distritais, O Presidente do Clube. o Secretário, o Tesoureiro, o Diretor de Protocolo, o Plano de Atividades, as Palestras, a comida, as instalações, a iluminação, a aparelhagem de som, a duração das reuniões, etc.etc.etc... É muito prejudicial aqueles que só sabem reclamar e criticar tudo e todos. O Governador, RI, os presidentes das Comissões Distritais, O Presidente do Clube. o Secretário, o Tesoureiro, o Diretor de Protocolo, o Plano de Atividades, as Palestras, a comida, as instalações, a iluminação, a aparelhagem de som, a duração das reuniões, etc.etc.etc...

38 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Antes que se adquira o hábito pernicioso de reclamar e criticar tudo e todos, é necessário que aprendamos e pratiquemos o salutar hábito da Antes que se adquira o hábito pernicioso de reclamar e criticar tudo e todos, é necessário que aprendamos e pratiquemos o salutar hábito da EDIFICAÇÃO. EDIFICAÇÃO. Em Rotary o reconhecimento e o elogio são fundamentais! Em Rotary o reconhecimento e o elogio são fundamentais!

39 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Edifiquemos, constantemente, os nossos companheiros em voluntariado! Edifiquemos, constantemente, os nossos companheiros em voluntariado! A EDIFICAÇÃO E O ELOGIO SÃO OS ALIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DA LIDERANÇA EM ROTARY! A EDIFICAÇÃO E O ELOGIO SÃO OS ALIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DA LIDERANÇA EM ROTARY!

40 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Elogiemos e ofereçamos reconhecimento, constantemente, à nossa Instituição, às atuações do nosso Governador e demais membros da sua equipe, às atuações dos nossos companheiros de Clube; do nosso Secretário, do nosso Tesoureiro, do nosso Diretor de Protocolo, dos nossos Presidentes de Comissão, etc. Também aos nossos Clubes co irmãos. Elogiemos e ofereçamos reconhecimento, constantemente, à nossa Instituição, às atuações do nosso Governador e demais membros da sua equipe, às atuações dos nossos companheiros de Clube; do nosso Secretário, do nosso Tesoureiro, do nosso Diretor de Protocolo, dos nossos Presidentes de Comissão, etc. Também aos nossos Clubes co irmãos.

41 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 SE AS COISAS NÃO ESTIVEREM BEM, EM LUGAR DE RECLAMAR E CRITICAR, NOS OFEREÇAMOS PARA AJUDAR E COLABORAR. SE AS COISAS NÃO ESTIVEREM BEM, EM LUGAR DE RECLAMAR E CRITICAR, NOS OFEREÇAMOS PARA AJUDAR E COLABORAR. Para o exercício das múltiplas atividades na administração de um clube deveremos, muitas vezes, nos espelhar naqueles que já provaram sua competência no exercício de diferentes cargos... Para o exercício das múltiplas atividades na administração de um clube deveremos, muitas vezes, nos espelhar naqueles que já provaram sua competência no exercício de diferentes cargos...

42 ROTARY INTERNATIONAL Distrito São os Ex-Governadores, Ex- Presidentes dos Clubes, Ex-membros de Comissões Distritais, Ex-Governadores Assistentes, etc.... São os Ex-Governadores, Ex- Presidentes dos Clubes, Ex-membros de Comissões Distritais, Ex-Governadores Assistentes, etc. Todos esses companheiros devem sempre ser citados, consultados, homenageados e merecer a admiração, a consideração e o respeito da Administração e de todos os demais companheiros do Clube. Todos esses companheiros devem sempre ser citados, consultados, homenageados e merecer a admiração, a consideração e o respeito da Administração e de todos os demais companheiros do Clube.

43 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Outro aspecto também bastante prejudicial no exercício da liderança nos clubes rotários é a auto-suficiência, principalmente dos associados mais antigos: Outro aspecto também bastante prejudicial no exercício da liderança nos clubes rotários é a auto-suficiência, principalmente dos associados mais antigos: “Após esses meus anos todos de vivência rotária, já sei tudo sobre Rotary... Aprender mais para que e por quê?” “Após esses meus anos todos de vivência rotária, já sei tudo sobre Rotary... Aprender mais para que e por quê?”

44 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 “Plano de Liderança Distrital, Plano Estratégico, Plano de Liderança de Clubes? Para que e por quê?” “Criar, inovar, implantar projetos nas comunidades? Para que e por quê?” “Participar de conferências, palestras, seminários, treinamentos etc. sobre Rotary? Para que e por quê?...

45 ROTARY INTERNATIONAL Distrito Já conheço tudo. É pura perda de tempo; o que me interessa é apenas o companheirismo e, eventualmente, fazer doações para a Fundação Rotária.”... Já conheço tudo. É pura perda de tempo; o que me interessa é apenas o companheirismo e, eventualmente, fazer doações para a Fundação Rotária.” “Rotary é apenas companheirismo. O resto é terapia ocupacional...” “Rotary é apenas companheirismo. O resto é terapia ocupacional...” “No meu tempo..., no meu período... Antigamente o Rotary era diferente e era melhor...” “No meu tempo..., no meu período... Antigamente o Rotary era diferente e era melhor...”

46 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Ora, o Rotary não mudou a sua essência. Apenas atualizou a sua filosofia operacional. Ora, o Rotary não mudou a sua essência. Apenas atualizou a sua filosofia operacional. Não nos esqueçamos que com humildade, tolerância, competência e determinação deveremos estar sempre aprendendo cada vez mais sobre o Rotary. Não nos esqueçamos que com humildade, tolerância, competência e determinação deveremos estar sempre aprendendo cada vez mais sobre o Rotary.

47 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 O nosso tempo é hoje! Meus companheiros, O nosso tempo foi ontem e será amanhã. Mas, fundamentalmente:

48 ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 Sejamos líderes para servir !


Carregar ppt "ROTARY INTERNATIONAL Distrito 4750 A Importância da Liderança em Rotary Seminário de Treinamento para Presidentes Eleitos - PETS Nova Friburgo, 14 de abril."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google